Saiba como usar as redes sociais a favor da sua empresa

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
06/10/2020
Gestão de Mídias Sociais | Marketing de Conteúdo | Marketing Digital

Se você é um empresário e quer promover a sua marca na internet, é importante estar atento em como usar as redes sociais a favor da sua empresa. Afinal, é preciso que você tenha a consciência de que as estratégias que estão sendo empregadas são, de fato, as melhores opções para a sua marca.

Do contrário, elas não vão produzir os resultados esperados. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que fazer quando você estiver usando as redes sociais a favor da sua empresa para fazer sucesso nessas plataformas. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Como usar as redes sociais a favor da sua empresa

Fonte: freepik.

O que fazer quando você usar as redes sociais a favor da sua empresa:

Antes de qualquer coisa, é preciso entender, com precisão, qual é a função que as redes sociais vão ter no plano de marketing digital da sua marca. Isso porque apenas estar presente nesses espaços não basta para fazer o seu negócio decolar no mundo online.

Hoje em dia, as empresas investem milhões em suas estratégias de marketing nas mídias sociais. Sendo assim, se você quer usar as redes sociais a favor da sua empresa, é necessário ter um objetivo claro em mente.

Redes sociais a favor da sua empresa

Fonte: freepik.

Assim, comece respondendo essa pergunta: Por que você quer usar as redes sociais a favor da sua empresa? Qual é a sua meta final com essa iniciativa? Alcance? Reconhecimento? Um maior número de clientes? Isso pode parecer um detalhe, mas ter essa informação clara na mente ajuda a traçar estratégias mais eficientes.

Depois que você descobrir qual é o seu objetivo final, é hora de começar a pensar em ações práticas que podem ajudar quando você estiver usando as redes sociais a favor da sua empresa. Desse modo, a seguir, vamos apresentar algumas das principais delas.

Crie uma identidade visual para a sua marca

As redes sociais são espaços principalmente visuais. Tanto o Facebook como o Instagram, por exemplo, são sites onde o conteúdo acompanhado por elementos gráficos tem uma performance muito melhor do que o conteúdo escrito.

Para uma marca, isso traz diversas oportunidades. Uma delas é a de investir em iniciativas de design gráfico para construir uma identidade visual com as redes sociais. Afinal, em plataformas de muita interação e exposição ao usuário, é possível criar uma imagem coesa que mude a forma como o público vê a sua empresa.

Conheça melhor os seus consumidores

Nas mídias sociais, os usuários expressam opiniões e pensamentos sobre seus problemas e obstáculos do dia a dia, bem como suas avaliações sobre empresas. Por isso, esses sites são ótimos espaços para pesquisar sobre as opiniões do seu público-alvo e conhecê-lo um pouco melhor. Essa pesquisa contribui para a criação de estratégias de marketing digital mais efetivas no futuro.

Este tópico também vale ressaltar a identificação de necessidades e desejos dos consumidores. Isso é fundamental para entender o que seus clientes precisam e produzir os conteúdos necessários de acordo com a demanda de cada nicho.

Uso das redes no marketing digital

Acompanhe o que a sua concorrência está fazendo

Como foi dito anteriormente, muitas empresas já usam as redes sociais para fazer marketing digital. Assim, o mais provável é que as empresas que compõem a sua concorrência também estejam presentes nestes espaços.

Sendo assim, o que você pode fazer para usar essa situação a seu favor é acompanhar o que a sua concorrência está fazendo através das mídias sociais. Dessa maneira, você acompanha os assuntos que estão em alta, os métodos que agradam o público, as lacunas, etc.

Gere engajamento com seu público

As redes sociais são as maiores ferramentas de comunicação que uma empresa tem para interagir com clientes, funcionários e stakeholders em geral. Por isso, é fundamental que se mantenha esse canal de comunicação ativo com conteúdos de interesse público e de interesses particulares dos clientes. Isso ajuda a gerar engajamento e manter a fidelidade entre marca e cliente.

Esse canal de engajamento é fundamental para gerar um elo emocional, o que torna a sua marca mais humanizada e, consequentemente, mais valorizada no mercado de atuação. Essa atitude destaca sua empresa que pode vir a se tornar uma referência na área de atuação.

Engajamento nas redes sociais

Fonte: freepik.

Faça uma pesquisa de satisfação

As redes também geram ótimas oportunidades de realizar pesquisas de satisfação entre clientes e possíveis seguidores. Como isso? Por meio do acompanhamento da interação em posts e conteúdos em comentários e reações no Facebook, blog e outras fontes.

Essa é uma forma de o cliente entender que tem peso nas decisões da empresa e de que não está sendo deixado de lado no que tange a produção de conteúdo. Fazer com que seu público se sinta ouvido é a melhor forma de consertar erros antigos, analisar possíveis falhas na comunicação e se tornar uma empresa melhor. Esse tipo de atitude faz sua marca ser ainda mais valorizada.

Faça campanhas de conscientização nas redes

Mostrar que sua empresa está preocupada com questões debatidas abertamente no mundo, como questões sociais, político, econômicas, ambientais ou religiosas; é uma maneira de demonstrar o lado humano da sua empresa.

Tipos de campanhas como essas são cada vez mais comum nas redes sociais, principalmente no que tange a questões ambientais, que abrange desmatamento, extinção de animais e conscientização de poluição. Engajar com políticas ambientais nas redes sociais adiciona um valor incrível ao seu negócio, além de aproximar seu código de ética, missão e valores da empresa aos valores humanos.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Contrate uma agência de marketing digital para administrar as redes sociais da sua marca

Tendo em vista a importância de planejar as estratégias de comunicação para seu marketing digital, é importante que esse planejamento seja feito por pessoas capacitadas na área. Por isso, se você não sabe o que fazer quando estiver usando as redes sociais a favor da sua empresa, a melhor escolha é contratar uma agência especializada em marketing digital e gestão de redes sociais como a Agência IMMA, que é uma ótima opção no mercado.

Se você ficou interessado em fazer sua empresa crescer exponencialmente por meio do marketing digital e do planejamento de comunicação, entre em contato com a agência e faça um orçamento.

Veja também