Facebook Pixel

Como criar um plano de marketing digital

Facebook
Twitter
LinkedIn

Como criar um plano de marketing digital? Para empresários que ainda estão pensando em criar uma presença online para suas marcas, essa questão é muito presente. Afinal, muitos artigos e sites sobre marketing digital dão ênfase à importância de ter uma estratégia detalhada traçada de antemão. Mas como criar a sua?

Como criar um plano de marketing digital
Fonte: freepik.

A grande questão do marketing digital é que ele precisa girar em torno de um planejamento. É daí que vem a importância de ter um plano. A internet é muito vasta e existe muitas marcas competindo por espaço, então, para crescer no mundo online, você precisa tomar passos precisos e bem pensados.

Mas é natural ficar um pouco confuso. Existem muitas ferramentas de marketing digital para escolher, e é preciso tempo e dedicação para aprender como utilizar cada uma da melhor forma possível. Sendo assim, como criar um plano de marketing digital para que todas essas ferramentas trabalhem em sintonia para construir a presença online da sua empresa? Nesse artigo, veremos os primeiros passos para você criar a sua estratégia de marketing digital.

Existem muitas ferramentas de marketing digital para escolher
Fonte: freepik.

Aprenda como criar um plano de marketing digital

Um plano de marketing digital não é criado da noite para o dia. É normal ter uma certa ansiedade para botar tudo em prática, mas tenha em mente que um planejamento cuidadoso e bem feito leva tempo. Fazer tudo com pressa pode resultar numa estratégia falha, portanto, seja paciente.

Comece criando a sua persona de marketing

Saber como criar sua persona de marketing é essencial para a construção do seu plano. Mas por quê?

Aprenda como criar um plano de marketing digital
Fonte: freepik.

Uma persona de marketing é um personagem, uma figura fictícia que você cria para representar o cliente ideal da sua empresa. Assim, você formula um cliente abstrato, acumulando dados como idade, gênero, localização, hobbies, profissão, etc.

Uma vez criada, essa persona passará a ser o alvo principal do plano de marketing digital que você criar. Por exemplo: Se você cria a persona de Maria, 35 anos, moradora da zona sul do Rio de Janeiro, dona de uma pequena empresa de materiais para escritório, você precisa pensar em que tipo de iniciativas de marketing funcionariam com Maria. Quais canais de comunicação ela usuaria? Quais problemas levariam ela a fazer uma busca no Google? Etc. Essas perguntas ajudam você a descobrir formas de atrair Maria para o seu negócio.

Uma persona de marketing é um personagem
Fonte: freepik.

Decida com que veículos começar

O ideal para a sua empresa é que você faça uso das principais ferramentas de marketing digital. No entanto, como no início é complicado dominar tantos veículos diferentes, você pode apostar em alguns que sejam mais relevantes para criar as fundações da sua marca na internet.

Comece criando um site. Pense em que tipo de página a sua persona gostaria de acessar, e trabalhe com esse conceito. Depois, é bom fazer um trabalho de SEO marketing de conteúdo para atrair usuários para o seu site. A longo prazo, isso vai gerar leads que podem ser usados para um e-mail marketing, por exemplo. Comece aos poucos, buscando sempre crescer.

Decida com que veículos começar
Fonte: freepik.

Defina seu orçamento

É essencial fazer um balanço de todos os seus recursos antes de partir para a prática. Antes de pensar em como criar um plano de marketing digital, você precisa saber quanto pode investir. Defina prioridades e trabalhe com o que você tem, sem estourar seu orçamento.

Contrate uma agência para saber como criar um plano de marketing digital

Contrate uma agência para saber como criar um plano de marketing digital
Fonte: freepik.

Ninguém sabe como criar um plano de marketing digital melhor do que uma agência especializada no assunto, como a Agência IMMA. Oferecemos serviços para empresas de qualquer porte, com uma equipe focada em marketing na internet. Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!

 

 

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?