Como criar um plano de marketing digital? Para empresários que ainda estão pensando em criar uma presença online para suas marcas, essa questão é muito presente. Afinal, muitos artigos e sites sobre marketing digital dão ênfase à importância de ter uma estratégia detalhada traçada de antemão. Mas como criar a sua?
A grande questão do marketing digital é que ele precisa girar em torno de um planejamento. É daí que vem a importância de ter um plano. A internet é muito vasta e existe muitas marcas competindo por espaço, então, para crescer no mundo online, você precisa tomar passos precisos e bem pensados.
Mas é natural ficar um pouco confuso. Existem muitas ferramentas de marketing digital para escolher, e é preciso tempo e dedicação para aprender como utilizar cada uma da melhor forma possível. Sendo assim, como criar um plano de marketing digital para que todas essas ferramentas trabalhem em sintonia para construir a presença online da sua empresa? Nesse artigo, veremos os primeiros passos para você criar a sua estratégia de marketing digital.
Aprenda como criar um plano de marketing digital
Um plano de marketing digital não é criado da noite para o dia. É normal ter uma certa ansiedade para botar tudo em prática, mas tenha em mente que um planejamento cuidadoso e bem feito leva tempo. Fazer tudo com pressa pode resultar numa estratégia falha, portanto, seja paciente.
Comece criando a sua persona de marketing
Saber como criar sua persona de marketing é essencial para a construção do seu plano. Mas por quê?
Uma persona de marketing é um personagem, uma figura fictícia que você cria para representar o cliente ideal da sua empresa. Assim, você formula um cliente abstrato, acumulando dados como idade, gênero, localização, hobbies, profissão, etc.
Uma vez criada, essa persona passará a ser o alvo principal do plano de marketing digital que você criar. Por exemplo: Se você cria a persona de Maria, 35 anos, moradora da zona sul do Rio de Janeiro, dona de uma pequena empresa de materiais para escritório, você precisa pensar em que tipo de iniciativas de marketing funcionariam com Maria. Quais canais de comunicação ela usuaria? Quais problemas levariam ela a fazer uma busca no Google? Etc. Essas perguntas ajudam você a descobrir formas de atrair Maria para o seu negócio.
Decida com que veículos começar
O ideal para a sua empresa é que você faça uso das principais ferramentas de marketing digital. No entanto, como no início é complicado dominar tantos veículos diferentes, você pode apostar em alguns que sejam mais relevantes para criar as fundações da sua marca na internet.
Comece criando um site. Pense em que tipo de página a sua persona gostaria de acessar, e trabalhe com esse conceito. Depois, é bom fazer um trabalho de SEO e marketing de conteúdo para atrair usuários para o seu site. A longo prazo, isso vai gerar leads que podem ser usados para um e-mail marketing, por exemplo. Comece aos poucos, buscando sempre crescer.
Defina seu orçamento
É essencial fazer um balanço de todos os seus recursos antes de partir para a prática. Antes de pensar em como criar um plano de marketing digital, você precisa saber quanto pode investir. Defina prioridades e trabalhe com o que você tem, sem estourar seu orçamento.
Contrate uma agência para saber como criar um plano de marketing digital
Ninguém sabe como criar um plano de marketing digital melhor do que uma agência especializada no assunto, como a Agência IMMA. Oferecemos serviços para empresas de qualquer porte, com uma equipe focada em marketing na internet. Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!