A persona de marketing é uma figura muito citada em qualquer site que discuta o tópico do marketing de conteúdo. Mas o que esse termo significa? Por que ele é importante? Se você é um empresário ingressando nesse mundo de publicidade, esse conceito pode parecer complexo e até assustador. No entanto, não há por que ficar intimidado: a persona de marketing é um conceito fácil de compreender e que só vai ajudar no sucesso da sua empresa.
Mas, afinal, o que é uma persona de marketing? E como criar a persona para a sua marca? Nesse artigo, vamos responder a essas e outras dúvidas a respeito do assunto. Confira.
O que é uma persona de marketing
Uma persona de marketing é um personagem, uma figura fictícia que você cria para representar o cliente ideal da sua empresa. Assim, você formula um cliente abstrato, acumulando dados como idade, gênero, localização, hobbies, profissão, etc. Por isso, um exemplo de persona para uma agência de marketing digital seria: Maria, 35 anos, moradora da zona sul do Rio de Janeiro, dona de uma pequena empresa de materiais para escritório.
A importância da persona de marketing
Qualquer tática de marketing, seja uma campanha, um texto, um perfil numa rede social ou qualquer outra coisa, precisa ser feita tendo uma estratégia de marketing planejada por trás. Por isso, é importante identificar quem são as pessoas que estão consumindo o que você tem a oferecer. Saber quem é a sua persona de marketing vai influenciar como você realiza esse planejamento.
Mas como isso ocorre? Talvez você tenha dificuldade em entender como saber um dado tão pequeno como a idade do seu cliente pode alterar os seus planos de publicidade. Vejamos, então, um exemplo: um censo realizado pelo Pew Research Center em 2018 demonstra que plataformas como o Twitter e o Instagram são mais usados por pessoas de 18 a 24 anos. Já pessoas de mais de 50 anos não são muito presentes em nenhuma das duas redes sociais.
Então, se você vendesse materiais de escritório (como Maria, nossa persona inventada no item anterior), criar um perfil no Twitter e no Instagram talvez não fosse uma estratégia boa para a sua empresa. Seria melhor investir em anúncios pagos, ou até em uma campanha de Facebook.
Com esse exemplo, dá para entender como esses dados são importantes. Algo tão pequeno quanto a idade do seu cliente pode mudar completamente táticas de marketing digital da sua empresa. Por isso, é sempre melhor saber tudo que puder.
Como criar esse perfil
Criar uma persona de marketing é montar o perfil de um cliente abstrato. Por isso, existem alguns dados básicos que você vai precisar saber sobre a sua audiência principal:
- Localização: Onde o seu cliente vive torna mais fácil direcionar os anúncios geograficamente. Por isso, escolha um país, um estado e uma cidade para a sua persona. Você pode até ir mais longe e escolher uma área ou bairro específico de uma cidade.
- Aspectos sociais: Chamar a atenção de um trabalhador da classe média é muito diferente de atrair um empresário da classe alta. As prioridades e problemas dessas pessoas são diferentes, então procure considerar isso na criação da sua persona. Pense sempre em elementos como classe social, profissão e estilo de vida.
- Aspectos físicos: Sua persona deve ter idade, gênero, tipo físico, etc.
Esses são alguns parâmetros que você deve seguir ao traçar a identidade da sua persona. Existem muitas formas de fazer isso. Você pode, por exemplo, criar formulários de cadastro e de opinião no seu site, para descobrir mais sobre quem acessa a sua página. Isso vai ajudar muito no processo de criação.
Agora que você já sabe como criar a sua persona de marketing, você já está preparado para uma estratégia mais complexa de marketing digital. Entre em contato com a Agência IMMA e faça seu orçamento!