Já se perguntou por que ter formulários no seu site? Essa é uma estratégia de marketing digital que muitas pessoas esquecem, mas não vale a pena ignorá-la. Ao invés disso, busque tirar proveito dela o máximo possível entendendo o papel que os formulários podem desempenhar.

Por que ter formulários no seu site

Fonte: freepik.

Aprenda por que ter formulários no seu site

Quando falamos de formulários, é preciso frisar que estamos nos referindo a formulários de cadastro ou de contato. Esses formulários pegam alguma informação do cliente (geralmente o email), que preenche se ele tiver interesse em alguma coisa relacionada ao seu site.

No marketing digital, esses formulários podem ser profundamente úteis. A questão é saber fazer uso dos dados que eles disponibilizam. Tenha em mente de que essas são informações valiosas sobre os seus clientes, que devem ser tratadas como tal.

Mas como você pode usar essas informações? É normal ficar um pouco confuso, mas existem muitas possibilidades. Vejamos algumas maneiras que podem ajudar você a utilizar esses dados com sabedoria e propiciando maior crescimento para a sua empresa.

Como utilizar dados de formulários

É normal ficar um pouco confuso, mas existem muitas possibilidades.

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Os dados obtidos através de formulários de contato ou cadastro podem ser empregados de diversas formas. Reflita e escolha as que forem mais adequadas para a sua marca.

Conheça a sua audiência

Formulários são um excelente recurso para ajudar você a descobrir seu público-alvo. Isso porque eles disponibilizam informações que podem ser usadas para você construir a sua persona. A persona é o seu cliente ideal, um perfil  que você cria com dados que você tenha sobre a sua audiência.

Essas informações são coisas como gênero, idade, local de residência, etc. Todos esses dados ajudam você a determinar quem vai consumir os seus produtos, quem tem interesse no que você oferece. Após identificar a persona, você pode identificar as dores e problemas dessa persona para produzir conteúdo que seja relevante para ela e a ajude. É assim que se atrai um usuário.

Crie um e-mail marketing

Essas informações são coisas como gênero, idade, local de residência, etc.

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Com as informações de contato, você terá o e-mail das pessoas interessadas no seu serviço. Essa é uma excelente oportunidade para fazer uma campanha de e-mail marketing. Afinal, ter o endereço de e-mail permite que você faça uma estratégia mais direta e pessoal, pois você está falando com o cliente num veículo muito privado.

Analisar o desempenho da sua empresa

Se você ainda não entende por que ter formulários no seu site, pense dessa forma: você pode pedir por opiniões de usuários nos seus formulários. Assim, é possível descobrir o que o seu público está pensando da sua empresa – se eles estão satisfeitos com o atendimento ou o serviço, se eles têm alguma sugestão de medidas que você possa adotar, etc.

Essas opiniões devem ser coletadas e analisadas. Desse modo, você pode ter uma noção de como é a imagem da sua marca. Assim, fica fácil perceber se você está alcançando os seus objetivos e fazendo o trabalho que gostaria de fazer.

Gerar leads

Cada formulário preenchido é um lead a mais. Um lead é um cliente em potencial, interessado no que você tem a oferecer. Ter leads significa ter uma audiência maior de pessoas para a quais você pode direcionar suas estratégias de marketing (facilitando, novamente, a formação da sua persona). Além disso, com a tática adequada, há sempre a chance desses leads se converterem em vendas.

Cada formulário preenchido é um lead a mais.

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Saiba mais sobre marketing digital

Agora você já sabe por que ter formulários no seu site. Mas há muitas outras estratégias de marketing digital que você pode adotar. Para conhecer mais sobre o assunto, entre em contato com especialistas. A Agência IMMA é uma agência voltada para o marketing digital que trabalha com serviços como produção de conteúdo e gestão de sites. Entre em contato com a gente e faça seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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