Você já deve ter visto muita gente dizer que é importante descobrir o público alvo da sua empresa antes de investir em marketing. E isso tem lógica: descobrir o seu público alvo permite que você direcione a sua publicidade a quem realmente tem interesse no seu produto, o que aumenta as suas chances de realizar vendas.
Mas como conseguir essa informação? Essa pergunta confunde muitas pessoas. Quais são as métricas usadas para medir o seu público alvo? Como avaliar essa questão? Neste artigo, vamos buscar explicar algumas dessas questões e facilitar a sua compreensão do assunto.
O que é o público alvo
Como o próprio nome já diz, o público alvo é o grupo de clientes para o qual seu serviço é voltado. Por alguma razão (que vamos explorar mais a seguir), esse grupo tem mais interesse no seu negócio e/ou está mais inclinado a comprar os seus produtos.
Por que descobrir o público alvo da sua empresa
Identificar quem são as pessoas que estão consumindo o que você tem a oferecer é um dos principais pilares do marketing. Isso porque qualquer medida de marketing precisa ser feita com uma estratégia embasada por trás. Por isso, saber quem é o público alvo da sua publicidade é essencial, porque vai influenciar como você precisa planeja as suas campanhas.
Acha que parece uma questão menor? Mas é preciso pensar que esse elemento molda as suas iniciativas do marketing. Afinal, vários detalhes como a linguagem que você usa, o tipo de imagem ou até as redes sociais que você prioriza vão depender de para quem você está tentando vender.
Por exemplo, se o seu público alvo for composto por jovens de 20 a 25 anos, não faz sentido usar uma linguagem excessivamente formal nos seus anúncios. É melhor optar por algo mais moderno e divertido, incoporando até gírias e memes.
O oposto ocorre se a sua intenção for vender para adultos de 50 a 55 anos. A linguagem precisa ser radicalmente diferente, e nesse caso não valeria tanto a pena investir no Instagram, por exemplo, já que este atrai uma base de usuários mais jovem.
Com isso, você consegue perceber o quanto o público alvo pode influenciar uma iniciativa de marketing. Fica, então, evidente porque é tão importante conseguir identificar o seu.
Como identificar sua persona
Descobrir o público alvo da sua empresa é essencialmente o processo de montar um perfil. O que você vai fazer, na prática, é criar um cliente ideal, uma persona, que vai guiar a sua publicidade. Para isso, você vai precisar saber:
- Aspectos físicos: Coisas como idade, sexo, tipo físico, etc. Isso influencia muito o aspecto visual da sua campanha. O cliente gosta de se ver, então reflita isso nas imagens que você utilizar.
- Localização: Onde o seu cliente está localizado – qual é a sua cidade, estado, país, etc. Quanto mais específico, melhor, pois fica mais fácil direcionar os anúncios geograficamente.
- Aspectos sociais: Classe social, profissão, estilo de vida. Isso é importante porque atrair um trabalhador da classe média é muito diferente de atrair um empresário da classe alta. As prioridades e problemas dessas pessoas são diferentes, então você precisa levar isso em conta.
- Gostos pessoais: Os interesses do seu cliente podem ser usados a seu favor. Coisas como estilos de música, animais, séries de televisão ou cores podem informar o formato dos seus anúncios.
Esses são alguns parâmetros que você deve seguir ao traçar a identidade da sua persona. Existem muitas formas de fazer isso.
Você pode, por exemplo, criar formulários de opinião no seu site, para descobrir mais sobre seus clientes. Isso já garantiria pelo menos algum insight nas pessoas que estão usando o seu serviço.
Um outro caminho é usar uma ferramenta voltada para isso, como o Google AdWords. Essa ferramenta pode lhe dar informações muito relevantes sobre os seus clientes.
Você pode também buscar uma agência especializada no assunto. A Agência IMMA é uma agência de Marketing Digital preparada para providenciar auxílio nessa tarefa, ajudando você a produzir o conteúdo relevante para a sua persona.