Como fazer marketing digital nas mídias sociais

Fazer marketing digital nas mídias sociais pode ser um desafio se você ainda estiver começando a criar uma presença online para a sua empresa. Afinal, apesar da maioria de nós estar presente nas redes sociais com perfis pessoas, gerir a página de uma marca é uma situação bem diferente.

Como fazer marketing digital nas mídias sociais

Fonte: freepik.

É preciso criar conteúdo para postar constantemente, por exemplo. E você provavelmente terá que lidar com comentários de clientes e até algumas reclamações.

Diante disso, é normal que a ideia de fazer marketing digital nas mídias sociais pareça um pouco intimidante. Mas não se deixe abalar: Uma presença nas redes sociais pode ser muito importante para a sua empresa. Por isso, nesse artigo, vamos explicar como funciona o marketing digital nas mídias sociais.

Como fazer marketing digital nas mídias sociais

Aprenda como fazer marketing digital nas mídias sociais

Fonte: freepik.

A primeira coisa que você precisa saber para entender como fazer marketing digital nas mídias sociais é que cada rede social tem suas características particulares. Isso significa que nem tudo que você fizer no Instagram vai funcionar no Twitter, por exemplo. É preciso entender bem as regras de cada espaço para poder se destacar dentro dele.

Entretanto, apesar disso, é possível determinar alguns princípios básicos do marketing digital nas redes sociais. Vejamos, então, alguns deles.

Poste regularmente, mas não toda hora

Fonte: freepik.

Poste regularmente, mas não toda hora

Para acumular uma base fiel de seguidores, é preciso postar com certa regularidade. Afinal, ninguém gosta de seguir um perfil abandonado. Mas é necessário tomar cuidado para não acabar postando demais. Nenhum usuário vai gostar de abrir o feed no Facebook e ver vinte publicações suas em sucessão. Na verdade, é provável que ele até descurta a sua página.

Por conta disso, procure estabelecer uma data para fazer postagens com o perfil da sua marca. Duas ou três vezes por semana, por exemplo, é uma boa regularidade para se ter na hora de fazer posts, mantendo a moderação sem deixar de publicar conteúdo para os seus seguidores.

Aposte nas imagens

Fonte: freepik.

Aposte nas imagens

Há muito conteúdo sendo postado nas redes sociais todos os dias. Sendo assim, existe uma grande concorrência entre as empresas que se colocam nesses espaços.

Isso significa que o que você postar nas mídias sociais da sua empresa precisa destacar a sua marca das demais. E, normalmente, o texto cru não se destaca tanto quanto o texto acompanhado por uma imagem. Por isso, aposte no conteúdo visual para agarrar a atenção dos usuários.

Estimule a interação

Existem muitas formas de estimular a interação nas redes sociais. Você pode, por exemplo, fazer posts com perguntas para os seu seguidores, encorajando-os a responder. Outra boa ideia é sempre responder a qualquer comentário na sua página, garantindo aos usuários que, quando eles falam com a sua marca, eles são ouvidos e recebem uma resposta.

Faça conteúdo informativo e relevante

Fonte: freepik.

Faça conteúdo informativo e relevante

Um dos pontos mais importantes a se aprender para aplicar o marketing digital nas mídias sociais é que não adianta fazer apenas postagens de vendas. É preciso fazer conteúdo com dados informativos, que instiguem o usuário. Um vídeo interessante, por exemplo, pode ser compartilhado várias vezes, o que multiplica o alcance das suas publicações, levando outros usuários para a página da sua empresa. Desse modo, busque uma produção de conteúdo que traga informações interessantes para os seus seguidores.

Busque o auxílio de uma agência especializada

Fonte: freepik.

Busque o auxílio de uma agência especializada

No fim das contas, ninguém sabe como usar o marketing digital nas mídias sociais como profissionais especializados na área. Por isso, uma boa ideia é terceirizar a gestão das redes sociais da sua empresa. A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que realiza esse serviço para empresas de qualquer porte. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se