Hoje em dia, todas as empresas e marcas entram nas mídias sociais com o intuito de conseguir exposição e vender mais. E é claro que, com o plano certo, é possível melhorar a experiência dos usuários e gerar mais vendas através dessas plataformas. Veja 7 dicas para melhorar as vendas online usando as redes sociais.
Fonte: FreePik.
7 dicas para melhorar as vendas online usando as redes sociais:
1. Forneça suporte de vendas com bate-papo nativo: com taxas altas de retenção e engajamento, as redes sociais e suas áreas de chat tornaram-se opções populares de escolha para clientes que desejam se conectar mais diretamente com as empresas. Em outras palavras, se você não estiver usando essas plataformas, você pode estar perdendo grandes oportunidades.
No entanto, uma abordagem automatizada (como o Facebook oferece) deve ser usada com cautela. É muito fácil se esquecer do lado humano ao programar a plataforma, o que pode levar os usuários a não gostarem nada das respostas. Além disso, não confie plenamente na plataforma, pois podem ocorrer erros. Verifique tudo periodicamente.
2. Monitore conversas sobre seu negócio: a mídia social é uma mina de ouro para ouvir e participar de conversas com os clientes. No entanto, nem sempre é fácil identificar as informações que realmente importam. Por isso, é importante ficar de olho nas pessoas e analisar não só conversas sobre sua marca e indústria, mas também sobre os concorrentes, pois assim é pssível criar as estratégias certas para melhorar as vendas online usando as redes sociais.
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Manter em observação o que audiência fala de sua empresa pode ajudar a dar a ela o que ela deseja ver e também a te salvar situações complicadas, antecipando crises e criando resoluções para situações que ainda nem aconteceram.
Isso pode exigir que você vá além da monitoração usual de menções, fornecidas pelas próprias redes, e leve a uma necessidade de ter uma plataforma de gerenciamento externa que ajude numa análise mais profunda, examinando textos e até imagens. Existem várias delas no mercado hoje em dia e você deve escolher uma que se adapte melhor a suas necessidades.
Existem ferramentas analíticas que conseguem até comparar seu desempenho com o dos concorrentes, identificar temas de conversação, rastrear marcas virais e indicar influenciadores relevantes, o que pode ser muito vantajoso para qualquer empresa.
3. Encoraje as pessoas a compartilhar seu processo de cliente: melhorar as vendas online usando as redes sociais depende menos de quanto você fala sobre si mesmo e mais sobre o que seus clientes falam sobre você. Portanto, ter alguém que ainda nem é seu cliente falando sobre os produtos da sua loja pode demonstrar que essa pessoa é um cliente em potencial.
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O compartilhamento do processo de compra significa incentivar os usuários a compartilhar seus itens favoritos antes, durante e depois de uma compra. Segundo um relatório da plataforma Vision Critical, 1 em cada 3 usuários do Facebook fez uma compra após curtir, compartilhar ou comentar sobre um produto na rede social.
Incentivar o compartilhamento de processos de compra tende a mostrar aos usuários não só seus produtos, como também a satisfação de clientes já fidelizados. E esse tipo de opinião tende a ser altamente relevante para os outros usuários.
4. Torne mais fácil realizar compras em seus canais sociais: as vendas varejistas impulsionadas por atividades sociais estão crescendo rapidamente e os botões de compra desempenham um papel importante nesse crescimento, pois permitem que os usuários façam compras seguras dentro das próprias redes sociais, encurtando um processo que poderia necessitar de várias etapas.
O botão Comprar do Facebook, lançado em junho de 2014, é um desses mecanismos que facilitam compras via plataforma social, com várias opções de compras diretas. Se você hospedar uma loja no Facebook, poderá mostrar seus melhores produtos, realizar eventos de vendas especiais, exibir mercadoria exclusiva e até manter um diálogo melhor com os clientes.
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O Pinterest também lançou uma opção de compra direta pela plataforma em meados de 2015 para um seleto grupo de varejistas. Agora, a opção está disponível para todos. Os produtos à venda aparecem como um pin normal e a plataforma recomenda a criação de variações de pins compráveis para abordar cada etapa da jornada de compra social.
5. Curadoria do conteúdo gerado por usuários: o conteúdo gerado pelo usuário é aquele criado e compartilhado por seus fãs, seguidores e clientes em plataformas sociais, espontaneamente ou através de concursos ou brindes. Vale ressaltar que, de acordo com o Business Insider, os consumidores que se deparam com esse tipo de conteúdo são 97% mais propensos a converter do que aqueles que não são.
Os conteúdos gerados por usuários, seja textos, fotos ou vídeos, são especialmente poderosos. Em outra pesquisa, realizada pela plataforma Yotpo, constatou-se que quando os compradores online foram convidados a escolher entre fotos feitas por clientes e imagens profissionais em páginas de descrição de produtos, 77% das pessoas optaram por conteúdos gerados por usuários.
Esse tipo de descoberta só mostra como a opinião de outras pessoas de seu círculo ou de influenciadores pode ser importante para qualquer usuário. Por isso, manter uma curadoria de todo esse material e ter autorizações para utilizá-los pode ser fundamental para melhorar as vendas online usando as redes sociais.
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6. Produza conteúdo sazonal: quase todos os negócios de comércio eletrônico operam em um calendário sazonal. E, na maior parte das vezes, eles fazem um grande trabalho ao incentivar os usuários a realizar uma compra apelando para produtos de época e que ficam pouco tempo em estoque. Essa é uma oportunidade para melhorar as vendas online usando as redes sociais.
Por outro lado, ainda existem muitos comércios que ficam aquém na criação de conteúdo sazonal, principalmente quanto este conteúdo não é abertamente promocional. E isso pode ser bem ruim, pois faz com que o negócio não tenha nenhum destaque, enquanto quem anuncia seus conteúdos sazonais consegue uma boa reverberação na rede.
Para tanto, se organizar com antecedência é fundamental. Ter um calendário fechado e programado com todas as datas que podem ser importantes para a empresa e seu público permite que se planeje com antecedência as ações em redes sociais, inclusive as sazonais.
Manter contato com o departamento de vendas e com o estoque também permite atualizar o calendário quanto ao recebimento e venda de produtos sazonais. Assim, quando o produto entrar em estoque, as ações de marketing nas redes sociais estarão prontas para serem colocadas em prática.
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7. Crie imagens amigáveis para as redes sociais: os usuários estão se tornando cada vez mais exigentes quanto aos conteúdos que empresas e marcas usam nas redes sociais, principalmente fotos. Um estudo da Chute Digiday sobre marketing visual determinou que mais de 70% dos entrevistados acham imagens pelo menos duas vezes mais relevantes do que o conteúdo de texto sozinho.
Por isso, use imagens e torne-as amigáveis para as redes sociais, pois isso vai te ajudar a melhorar as vendas online usando as redes sociais. Lembre-se que muitos usuários vão vê-las a partir de um dispositivo móvel e se ela for muito pequena, tiver muitos detalhes ou muito texto em cima pode acabar prejudicada. Além disso, sempre que puder, utilize fotos próprias ao invés de bancos de imagens, principalmente se forem produtos que serão colocados à venda na plataforma.