Muitos comerciantes acabam concluindo que seus clientes simplesmente não querem escrever comentários. Mas, embora seja verdade que os consumidores de hoje têm períodos de atenção mais curtos e um milhão de outras coisas para fazer, eles querem compartilhar suas experiências. O importante é saber como e a hora certa de perguntar. Veja como conseguir mais avaliações de clientes.
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Dicas de como conseguir mais avaliações de clientes:
Torne possível: pode parecer óbvio, mas é importante. Para que os clientes possam deixar opiniões, é necessário que eles possam escrever. Isso significa colocar chamadas para ação proeminentes tanto em e-mails quanto pelo site para que os clientes saibam onde podem deixar suas opiniões.
Peça: pedir uma avaliação para seus clientes não é difícil, mas muitas lojas esquecem de fazê-lo. Os clientes são muito mais propensos a deixar comentários se você pedir; portanto, peça! Lembre-os de deixar suas opiniões o máximo de vezes possível. E vale lembrar que uma das melhores maneiras de como conseguir mais avaliações de clientes é pedindo por e-mail depois que os clientes recebem seu pedido.
Se você quiser testemunhos sobre seu serviço ou experiência local, peça aos clientes avaliações depois de ter interagido com sua loja de alguma forma. Outra estratégia comum é pedir revisões depois que os clientes tiveram uma pergunta respondida.
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Torne simples, inclusive para dispositivos móveis: muitos comerciantes não sabem bem como conseguir mais avaliações de clientes pois esquecem de levar suas próprias experiências em conta. Tornar mais fácil para os clientes escrever e enviar críticas, independentemente de onde elas estão ou o que estão fazendo, é algo fundamental.
As pessoas ficam felizes em contribuir com o conteúdo quando isso não dá trabalho, não é preciso clicar em várias páginas e nem fazer vários logins. As avaliações dos clientes, sejam positivas ou negativas, geralmente são provocadas por um momento de paixão ou inspiração, uma sensação de ter algo a dizer que possa interessar outras pessoas.
Certifique-se de que seu processo de avaliação não tem muitos detalhes ou etapas múltiplas pois isso leva os clientes a abandonarem-no. Empresas com processos de avaliação rápidos e simples conseguem obter mais opiniões de clientes, simplesmente porque sua plataforma é mais acessível, fazendo com que as pessoas não percam o interesse.
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Além disso, verifique se todo o processo de avaliações responde bem em dispositivos móveis. Muitas empresas oferecem ótimas páginas de produtos e check-out móveis, mas se esquecem disso na hora das avaliações. Como vivemos conectados à internet via smartphone 24 horas por dia, nada mais natural do que se certificar de que o processo de avaliação é amigável para dispositivos móveis.
Peça no momento certo: dados de uma pesquisa mostram que pode haver uma ciência na hora de pedir uma avaliação. Por exemplo, as taxas de resposta de pedidos de revisão aumentam em quase 20% entre após o almoço, provavelmente porque as pessoas estão apenas voltando para suas mesas e ainda não estão prontas para se concentrar no trabalho. Além disso, 33% das pessoas fazem avaliações as segundas-feiras.
Busque por mais avaliações para produtos caros: se alguém faz a compra de vários produtos, sobre qual você deve pedir uma avaliação? Muitas marcas optam por fazer isso aleatoriamente. Porém, pedir para que o produto avaliado seja o mais caro pode ser uma boa opção pois os consumidores se sentem mais propensos a falar sobre eles.
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Peça avaliações de produtos que ninguém quer avaliar: é importante ter uma distribuição uniforme de comentários em seus produtos. Não é bom para as vendas ter apenas alguns produtos com um monte de críticas e outros com nenhuma. Isso pode fazer as pessoas pensarem que esses produtos sem avaliações não são bons ou que você está manipulando os comentários.
Se um produto ainda não foi avaliado, peça para que os clientes que o comprarem escrevam uma avaliação o quanto antes. Mensagens dizendo algo como “seja o primeiro a avaliar este produto” pode fazer com que se sintam especiais, levando-os a comentar algo.
Recompense os clientes por suas avaliações: nada substitui uma boa recompensa. As pessoas são mais propensas a dar quando têm um incentivo e este pode ser o impulso final que seus clientes precisam para escrever uma bela revisão.
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Algumas empresas gostam de oferecer descontos ou cupons para as próximas compras, algo que é realmente eficaz e ainda pode gerar uma nova venda. Se o cupom for compartilhável, seu sucesso pode ser ainda mais efetivo pois você ainda poderá obter uma publicidade quando eles compartilharem o material com seus amigos.
Agora que você já sabe como conseguir mais avaliações de clientes, comece a colocar as dicas da Agência IMMA em prática!