“Mobile marketing” é uma expressão muito interessante. Ela se refere não só ao marketing feito para dispositivos móveis, mas também nos lembra que marketing é algo fluido, que está sempre em transformação e se adaptando aos novos momentos. E o mobile marketing é algo extremamente adaptável, pois ajuda marcas e empresas a estarem em todos os lugares e em contato com todo mundo.
É claro que o sucesso do mobile marketing tem muito a ver com a grande popularização dos dispositivos móveis. Porém, é preciso saber usar esse tipo marketing com sabedoria. Afinal, ninguém gosta de receber propagandas o tempo todo.
Fonte: FreePik
Confira algumas dicas de mobile marketing e de como estar em todos os lugares
Não seja chato
Em setembro de 2015, um dos fundadores do Tumblr lançou um aplicativo de bloqueio de anúncios para navegadores móveis chamado “Peace”. Em dois dias, “Peace” tornou-se o aplicativo pago mais baixado nos Estados Unidos. Posteriormente, o aplicativo foi cancelado e todos os usuários reembolsados.
A grande popularidade desse tipo de aplicativo mostra que ser impactado o tempo todo por qualquer tipo de anúncio irrita profundamente os usuários. Por outro lado, nem toda a publicidade ou divulgação é irritante. O importante é saber que nem sempre o momento é oportuno para impactar um usuário. Por isso, estudar os comportamentos e horários do seu público-alvo é fundamental.
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Otimize
Seu conteúdo deve ser criado para dispositivos móveis, adaptados para as mídias sociais e, ainda, fáceis de serem encontrados por motores de busca. Smartphones e tablets se popularizaram muito nos últimos anos, tornando-se as portas de entrada do mundo on-line para muita gente. Portanto, não se esqueça de adaptar tudo para esses dispositivos também.
Os usuários de dispositivos móveis representam um número muito maior do que os usuários do Facebook e do Google. Essas pessoas dependem de conteúdo otimizado para esses dispositivos para aumentar os acessos ao seu site e melhorar o engajamento nas suas redes sociais.
Use (mas não excessivamente) SMS
Nem tudo tem a ver com e-mail, aplicativos ou geolocalização. Muita gente ainda se recusa a usar aplicativos de troca de mensagens ou só abre o e-mail esporadicamente. Por isso, o bom e velho SMS ainda é uma mídia bastante ativa e usada com sucesso atualmente.
De acordo com uma pesquisa da Salesforce, 90% dos SMS são abertos dentro de três minutos depois de serem recebidos. Ou seja, em questão de imediatismo, utilizar SMS pode ser uma ótima alternativa. Além disso, mensagens de celular não vão para block lists. No entanto, se forem usadas excessivamente, o próprio usuário pode bloquear suas mensagens no aparelho.
É possível usar SMS para direcionar o público para eventos locais, levantar fundos, solicitar feedbacks, dentre várias outras coisas. Por isso, pense no seu público-alvo e veja se essa é uma mídia válida para sua estratégia de mobile marketing.
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Pense com flexibilidade
Reserve tempo para refinar e revisar sua estratégia de mobile marketing sempre que possível. Alguns profissionais esquecem que é preciso segmentar suas audiências. Afinal, ser capaz de efetivamente separar diferentes segmentos dentro dos seus clientes ajuda a criar e distribuir anúncios de maior relevância e que obtém melhores respostas.
Também ocorrem casos em que uma segmentação é feita, mas as mensagens não são pensadas corretamente para atingir o público de cada segmento. Isso torna todo o trabalho de separação um esforço subaproveitado.
Pensar com flexibilidade também significa que é preciso lembrar que, às vezes, são necessários alguns testes para achar os melhores formatos e mensagens para atingir os usuários. Seu alcance pode mudar (e ele deve mudar), mas sua mensagem deve ser consistente.