Propaganda via geolocalização: marketing digital em qualquer lugar

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
13/07/2017
Marketing Digital

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]Você está passeando pelo shopping quando sente o celular vibrando: é uma mensagem de propaganda, informando que uma loja próxima está em promoção. A situação, cada vez mais comum, é fruto da propaganda via geolocalização, que permite o marketing digital em qualquer lugar.

Propaganda via geolocalização: marketing digital em qualquer lugar

Fonte: FreePik.

A propaganda via geolocalização não é uma novidade, mas tem se tornado mais popular devido à difusão do uso de dispositivos móveis conectados a internet, permitindo aos aplicativos enviar mensagens aos clientes dependendo de onde ele esteja.

Os dados de geolocalização são preciosíssimos tanto para os consumidores quanto para as marcas, pois mostram todos os interesses de determinado indivíduo, tornando muito mais simples para marcas e empresas impactá-lo.

As buscas feitas através do dispositivo também são levadas em conta ao apresentar propagandas aos clientes, assim como check-ins e marcações em redes sociais. Com tais informações em mãos, fica muito mais fácil atingir os indivíduos de forma certeira.

Se uma pessoa pesquisou por “restaurantes de frutos do mar”, é provável que ela esteja planejando comer em um local deste tipo e, ao receber uma mensagem de promoção na hora certa, possa acabar se interessando por um estabelecimento que ainda não conhece.

Claro que faz parte da estratégia de marketing ter profissionais bem treinados para fidelizar o cliente. Mas, ao receber uma indicação de promoção de algo que o indivíduo já se mostrou interessado, torna-se muito mais fácil conquistar um novo cliente.

Anúncios e geolocalização

Fonte: FreePik.

A mobilidade dos dispositivos é outro fator importante, pois o torna um meio de comunicação extremamente versátil. Hoje em dia pessoas de praticamente todas as classes sociais e faixas etárias tem acesso a dispositivos móveis como smartphones e tablets e os utilizam para inúmeras finalidades, inclusive receber ofertas e promoções de estabelecimentos comerciais e aplicativos.

A sofisticação dos recursos de geolocalização é tanta que, atualmente, é possível saber a localização exata de um consumidor e apresentar a ele uma série de propagandas e anúncios relevantes. Dependendo do grau de necessidade de determinado produto ou serviço, um único anúncio pode render uma ótima venda para uma loja ou restaurante que provavelmente não aconteceria naquele momento se o indivíduo não possuísse um dispositivo móvel.

Hoje em dia muitas empresas trabalham com anúncios via geolocalização. Os famosos sites e aplicativos de compras coletivas fazem isso com louvor, tornando possível, por exemplo, definir os indivíduos que já entraram em um determinado estabelecimento ou que passam por ele frequentemente como um dos parâmetros para uma campanha de marketing via geolocalização.

Marketing digital em qualquer lugar

Fonte: FreePik.

Os recursos de geolozalização ainda não estão sendo muito explorados, mas prometem ser um importante mecanismo do marketing digital em breve. Afinal, quanto maior a probabilidade de um anúncio dar certo, maior será também a possibilidade de um anunciante utilizar esta ferramenta.

Várias empresas de tecnologia já estão se preocupando em encontrar formas de casar os dispositivos móveis com a precisão necessária para este tipo de anúncio e as tecnologias já existentes, criando propagandas inteligentes e eficientes para os diferentes sistemas operacionais.

Com toda essa evolução, os dados de geolocalização de todas as pessoas que utilizam smartphones e tablets e têm o costume de levá-los a todos os locais aonde vão passarão a ser uma importante fonte de informação para marcas e empresas que desejam fazer anúncios e propagandas de forma mais certeira e informatizada.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_text_separator title=”Veja também” title_align=”separator_align_left” color=”sky”][nectar_blog layout=”masonry-blog-fullwidth” category=”marketing-digital” load_in_animation=”fade_in” posts_per_page=”6″][/vc_column][/vc_row]

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