O que considerar ao escolher influenciadores para sua estratégia de marketing digital

Usar influenciadores é uma das estratégias de marketing online mais populares atualmente. A ideia é simples: contatar pessoas influentes para falar sobre sua marca ou empresa através de blogs e mídias sociais. Mas, para que isso seja um sucesso, é importante saber escolher as pessoas certas. Veja o que considerar ao escolher influenciadores para sua estratégia de marketing digital.

Como escolher influenciadores para sua estratégia de marketing digital

Fonte: Freepik.

O marketing com influenciadores não é apenas sobre a divulgação da sua empresa através de avaliações; é também sobre estabelecer uma forte identidade de marca, aumentar o tráfego do seu site, promover maiores níveis de engajamento e muito mais. Por isso, se você está procurando influenciadores para se relacionar, saiba o que procurar.

9 dicas para escolher influenciadores para sua estratégia de marketing:

1. Relevância: em qualquer campanha de marketing com influenciadores, a escolha de um influenciador relevante é o passo mais importante. A pessoa escolhida deve ter uma clara compreensão e conhecimento direto sobre seu nicho. Isso vai ajudá-lo(a) a ser autêntico(a) em suas ações ao comentar sobre sua marca ou escrever uma crítica.

Um influenciador digital que não tenha muito conhecimento em seu campo não poderá fornecer o tipo de valor que você está procurando na hora de escolher influenciadores para sua estratégia de marketing, pois não irá inspirar a confiança daquelas pessoas que você está tentando atingir.

2. Qualidade do conteúdo: depois de encontrar influenciadores relevantes para o seu negócio, é hora de determinar a qualidade do conteúdo que eles criam. Ao escolher um influenciador, verifique se o material que eles colocam no ar é de alta qualidade e oferece valor para o público. O conteúdo também deve ser interessante e envolvente o suficiente para gerar interesse e debates, além de ser compartilhado entre as várias plataformas sociais.

Influenciadores para estratégia de marketing

3. Taxa de engajamento: o nível de participação do público determina quanto um influenciador consegue atrair seus seguidores. Numa campanha de marketing com influenciadores, gerar engajamento é ainda mais importante do que o alcance. Influenciadores que têm altas taxas de engajamento são, geralmente, mais bem-sucedidos em influenciar nas decisões do público, e isso é importante para se pensar quando for escolher influenciadores para sua estratégia de marketing.

E vale lembrar que os micro-influenciadores normalmente têm taxas de engajamento muito maiores do que os macro-influenciadores, tendo em vista que, apesar do seu número de seguidores ser menor, eles conseguem manter contato com um número maior de pessoas, engajando muito mais esse público.

4. Demografia da audiência: a audiência na qual você está se direcionando através dos influenciadores precisa ser relevante para o produto ou serviço que sua empresa vende. Um exemplo simples: se você está vendendo algo que se destina a uma faixa etária particular, certifique-se de que seu influenciador tenha no mínimo um grande número de seguidores desta faixa etária.

5. Frequência de publicação: ao escolher um influenciador, descubra com que frequência ele posta online. Há influenciadores que publicam regularmente, e outros com menor frequência. Influenciadores que fornecem conteúdo de alta qualidade numa frequência regular são mais propensos a ter uma conexão mais profunda com seus seguidores.

6. Dados do público: os dados do público podem ajudar a analisar como um influenciador estará ajudando sua campanha depois que ela for lançada. Esta parte da sua pesquisa é tão importante como analisar o sucesso da campanha. Os dados do público incluem métricas, como tráfego para o site,visualizações de páginaquantidade de tempo gasto no site, por exemplo. Analise esses dados antes de escolher influenciadores para sua estratégia de marketing.

Influenciadores para sua estratégia de marketing digital

7. Confiabilidade: influenciadores que fazem um número menor de postagens patrocinadas tendem a desfrutar de um maior apoio de seus públicos. E quando eles compartilham suas experiências pessoais sobre o uso de um produto ou serviço, esse conteúdo geralmente produz mais confiança do que críticas profissionais.

8. Profissionalismo: um influenciador deve ser profissional em sua abordagem e entender suas responsabilidades. A imagem de uma marca depende deles, então eles devem ser capazes de fornecer conteúdo valioso e autêntico. Você pode dizer se um influenciador é profissional ou não pela natureza de suas interações com ele.

9. Capacidade de lidar com reações negativas: nem tudo dá certo o tempo todo e podem haver situações em que o público reage negativamente ao conteúdo patrocinado de um influenciador. Essa pessoa deve ser capaz de lidar bem com as reações negativas do público sem piorar a situação ainda mais.

Lidar com as reações negativas de forma rápida e profissional é uma habilidade que todos os influenciadores deveriam ter e é o que você tem que procurar na hora de escolher influenciadores para sua estratégia de marketing, mas a verdade é que nem todos sabem o que fazer quando recebem este tipo de reação. Antes de se associar com qualquer influenciador, certifique-se de que ele tenha a capacidade de lidar bem com imprevistos.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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