Os influenciadores de mídia social são a estratégia do momento, usada por comerciantes, marcas e empresas para promover seus produtos ou serviços, a fim de atingir um público maior.
No entanto, essa pode ser uma estratégia perigosa, necessitando de muita análise prévia antes de ser colocada em prática. O primeiro passo é buscar entender mais sobre a sua empresa e sobre os serviços que ela presta. O perigo existe, principalmente, por ser uma estratégia que lida com pessoas e a imagem da marca.
Além disso, é interessante definir conceitos éticos e morais que norteiam a política de participação da marca no mercado. A autoanálise também ajuda a identificar quem são as pessoas inseridas no nicho de atuação de acordo com seu segmento.
Com isso, você consegue saber as características dessas pessoas e quais são os influenciadores favoritos dela. Esses influenciadores se tornam, automaticamente, pontos na sua lista de contatos.
A partir disso, basta estudar a reputação deles para não manchar a imagem da sua empresa e fechar uma parceria. Mas o que você sabe sobre os influenciadores de mídia social? O que são e onde encontrá-los?
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O que são influenciadores de mídia social?
Influenciadores são, basicamente, pessoas que conseguem influenciar certo público. Há microinfluenciadores e há macroinfluencidores, quem podem atingir vários públicos que, de outra forma, provavelmente não seriam impactados por uma publicação ou propaganda. Eles podem ser qualquer coisa, de blogueiros a uma pessoa leal a uma marca na mídia social.
Mas não é apenas o número de seguidores que faz um influenciador, mas o número de usuários que ele consegue atingir. Isto é o que mostra que seu público está realmente interessado nesta pessoa, que eles se preocupam com seu ponto de vista e opinião e que vão ouvi-los. Atingir uma pessoa é ótimo, mas quando ela também dissemina a informação, isso é melhor ainda.
Quem são eles e por que integrá-los a uma estratégia de marketing digital?
Se você está pensando em usar o marketing com influenciadores para promover o seu negócio, saiba que os microinfluenciadores são um ótimo lugar para começar, especialmente se você tem uma pequena empresa ou é um empreendedor solo. Para uma pequena empresa, é mais difícil conseguir grandes influenciadores (isso sem mencionar o custo, que pode ser enorme).
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Certamente um microinfluenciador tem um público bem menor, mas isso não significa, necessariamente, que ele não será capaz de gerar um buzz considerável, que terá enorme impacto sobre o seu sucesso e a construção da marca na internet.
Ter uma audiência menor e mais qualificada pode ser uma coisa boa em muitos casos. Afinal, quanto menor a audiência de um influenciador, mais focada e engajada ela tende a ser, em grande parte porque eles seguem a pessoa devido a um interesse genuíno, enquanto um macroinfluenciador pode ter milhares de seguidores que simplesmente não se engajam.
Microinfluenciadores também têm mais capacidade de se engajar ativamente com suas conexões, enquanto um grande influenciador nunca seria capaz de interagir com cada membro do seu público.
Há benefícios e desvantagens entre micro e macroinfluenciadores. Mas, para pequenas empresas, especialmente quando se tem um orçamento igualmente pequeno, microinfluenciadores são, definitivamente, um ótimo lugar para começar.
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O que procurar quando pesquisar por influenciadores?
Ao pesquisar por influenciadores, existem alguns pontos que você deve manter em mente. É importante olhar além do número de seguidores, por exemplo. Na verdade, em alguns casos, um influenciador com 10.000 seguidores pode ter muito mais poder do que um com 100.000; então, não se deixe cegar por números e métricas de vaidade ao buscar influenciadores de mídia social.
Em vez disso, concentre mais sua atenção em como eles estão se envolvendo com sua audiência e como seu público está se envolvendo de volta. Não basta verificar as suas estatísticas (ou seja, quantas curtidas ele recebe em média), mas realmente parar e olhar as conversas que ele tem com seu público. Quanto mais troca houver, e quanto mais genuínas forem, melhor.
Outro ponto importante para olhar é o que eles estão postando em seus perfis de mídia social. Isso é relevante para a sua empresa? É direcionado para o mesmo público-alvo da sua empresa? Ao pesquisar influenciadores de mídia social, observe se sua base de seguidores é mesmo seu público-alvo. Não adianta investir num influenciador que não tem impacto sobre o seu público.
Você deve pesquisar os interesses dos seus seguidores, a faixa etária principal, bem como sua localização se você só operar em determinadas áreas e, basicamente, qualquer outra característica que seja relevante para o seu negócio em particular.
Onde encontrar influenciadores?
O primeiro passo para encontrar influenciadores de mídia social é dar uma olhada em seus próprios seguidores, pois podem haver alguns entre eles. Isso seria ideal, pois significaria que você já tem uma relação com eles e, se eles estão seguindo você, isso poderia significar que eles já são fãs do seu negócio, ou pelo menos, das coisas que você posta em suas mídias sociais.
A pesquisa dentro de sua base de seguidores pode ser feita manualmente, através de uma observação atenta para encontrar aqueles usuários mais ativos e que recebem um grande número de interação com sua página. Em seguida, verifique seu perfil e atividades para ver as o comportamento a pessoa também condiz com sua empresa.
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Você também pode usar ferramentas adicionais. A Agorapulse é uma delas. Sua ferramenta de CRM classifica automaticamente qualquer influenciador que esteja entre seus fãs e seguidores.
Há também o Buzzsumo, que permite pesquisar influenciadores de mídia social usando palavras-chave relevantes e que podem ser filtrados de várias maneiras.
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