Como funciona o Inbound Marketing para e-commerce?

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
12/10/2020
Inbound Marketing | Lojas Virtuais | Marketing Digital

Se você pretende criar uma loja virtual para a sua marca, é essencial entender como funciona o inbound marketing para e-commerce. Isso para que você tenha capacidade de captar um número suficiente de leads que possam vir a se tornar potenciais de compra. A iniciativa da criação de um e-commerce é uma das melhores que uma empresa pode tomar na atualidade. Afinal, para o cliente, é muito mais confortável poder fazer compras sem precisar sair de casa.

Além disso, estar presente na internet é uma ótima forma de fazer com que mais pessoas conheçam a sua marca, acumulando, então, um público muito maior. Mas, para que esse processo de atração de novos clientes ocorra, é necessário utilizar estratégias de inbound marketing, que são fundamentais para atrair de maneira correta e assertiva o público integrado ao seu segmento de mercado.

Como funciona o Inbound Marketing para e-commerce?

Fonte: freepik.

Mas como funciona o inbound marketing para e-commerce? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe: Neste artigo, vamos explicar como utilizar essa ferramenta para fazer a sua loja virtual crescer cada vez mais. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda como funciona o inbound marketing para e-commerce

O inbound marketing, também conhecido como marketing da atração, é uma modalidade de marketing digital que foca em atrair o cliente até a marca sem abordá-lo de forma incisiva. Trata-se, portanto, de uma abordagem bem diferente do marketing tradicional, que tende a ser interruptivo e direto (como, por exemplo, com um comercial de televisão).

O objetivo é atrair de forma psicológica o público para a sua marca. Dessa forma, diferente do marketing antigo, a estratégia é se utilizar de conteúdos planejados de forma direcional que tenham muita relevância para as pessoas inseridas no seu segmento de mercado.

Nesse sentido, é fundamental que haja pesquisa prévia e análise de mercado para que o conteúdo seja assertivo no seu objetivo de atração do público. A partir do momento em que a análise externa é realizada, o próximo passo é adequar a construção textual para determinadas mídias que serão utilizadas na campanha (escolhidas durante a pesquisa pré-produção). Até porque, cada rede social tem estruturas textuais diferentes com focos em palavras-chave diversas.

No mundo online, é importante saber como usar o inbound marketing com sofisticação para produzir bons resultados. Por isso, a seguir, vamos apresentar algumas dicas para usar o inbound marketing para e-commerce. Confira!

Use técnicas de SEO para otimizar a sua loja

SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que visa a otimização de um site ou um conteúdo. O objetivo é tornar esse conteúdo mais atraente para o Google, fazendo com que ele obtenha uma posição melhor nas páginas de resultados de busca.

O SEO se utiliza de métricas específicas relacionadas à palavras-chave para colocar seu conteúdo nas páginas de busca. A questão é a dificuldade de adaptar o conteúdo já escrito nessas métricas estabelecidas pelo SEO. Muitas pessoas têm muita informação e pesquisa para escrever determinado conteúdo, mas sente dificuldade de adequar o material às métricas já fixadas de otimização do conteúdo.

Deixe seu e-commerce rentável usando SEO

Para uma loja virtual, o SEO é de extrema importância. Isso pelo fato de que os usuários não costumam olhar além da primeira página de resultados após fazerem uma busca no Google, o que significa que os primeiros links que aparecem ganham a maior parte dos cliques provenientes da plataforma.

Nesse caso entram estratégias de inbound marketing. Como atrair leads sem aparecer nas mídias? É fundamental ter boa colocação nas buscas do Google para aumentar seu poder de atração e concluir seus objetivos de marketing. Com o lead captado, você já tem liberdade para construir conteúdos a fim de torná-lo consumidores em potencial da sua marca.

Sendo assim, para que um e-commerce possa atrair um público maior, é preciso que ele obtenha um rankeamento bom nos resultados do Google. E o SEO é a ferramenta essencial para conseguir isso.

Crie landing pages

Landing pages são páginas criadas para assuntos específicos, atraindo usuários procurando por esses tópicos. No caso de um e-commerce, elas podem ser muito úteis para trazer usuários procurando por produtos ou serviços específicos para a loja.

Desse modo, criar landing pages é uma boa estratégia para promover o crescimento da sua loja virtual. No entanto, tenha em mente que essas páginas devem contar com um bom design para comunicar efetivamente suas funções de forma simples e direta. Assim, pense com cuidado na estrutura e no conteúdo das suas landing pages. Dessa maneira, elas serão mais eficientes.

Landing page de sucesso

Faça marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é fundamental para qualquer estratégia de inbound marketing. No caso de um e-commerce, portanto, ter um blog em conjunto a loja pode ser uma ótima forma de gerar mais cliques para o site. Invista, então, na criação de conteúdo de qualidade, sempre abordando tópicos que sejam relevantes para a sua marca.

No entanto, apenas conteúdos bem escritos não é pretexto de sucesso do seu plano de marketing. Isso porque o conteúdo, no inbound marketing, tem que ser direcionado inteiramente de acordo com os desejos, necessidades e relevância dos assuntos buscados pelos participantes do seu nicho de atuação.

Quando se fala em marketing de atração, manter um portal ativo com conteúdos bem escritos e relevantes é bem interessante para prender o público e fidelizá-los. A atividade de conteúdo também gera uma imagem de relevância para a sua marca e torna sua empresa referência.

Agência de criação e gestão de lojas virtuais

Contrate uma agência de marketing digital para criar uma estratégia

Se você não sabe como funciona o inbound marketing para e-commerce, a melhor opção é buscar ajuda especializada de profissionais capacitados em marketing e comunicação. E, para isso, uma agência de marketing digital e criação de lojas virtuais pode ser o ideal. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma boa opção, contando com uma equipe altamente qualificada que está preparada para ajudar o seu e-commerce a crescer. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!

 

Veja também