Qual é a relação entre inbound marketing e SEO? Ambos esses termos são muito importantes para o marketing digital, mas o que muita gente não sabe é que, idealmente, eles devem trabalhar de forma conjunta. Mas como construir essa interação e usar essas duas ferramentas para o mesmo fim? Essa é a pergunta que vamos tentar responder neste artigo, explorando a relação entre esses recursos para a criação de uma estratégia de marketing digital. Continue com a leitura para entender mais sobre o assunto!
Conceitos de Inbound Marketing e SEO
Para entender qual é a relação entre inbound marketing e SEO é preciso, antes, entender o que cada um desses termos significa individualmente. Portanto, vamos começar pelo inbound marketing.
Esse é um conceito em inglês que significa marketing da atração, e se refere a uma abordagem publicitária específica. É uma modalidade de marketing na qual o objetivo é atrair o cliente até a marca, ao invés de abordá-lo diretamente.
Trata-se, portanto, de uma postura mais sutil, que oferece algo ao usuário que chama a sua atenção e leva ele a se interessar pela empresa e engajar com seus recursos. No marketing digital, essa é a modalidade de marketing mais comum que existe, manifestando-se principalmente em conjunto com o marketing de conteúdo. Isso porque o conteúdo normalmente é o que cumpre a função de atrair o usuário até a marca.
Já o SEO (Search Engine Optimization) consiste em ferramentas de otimização para configuração em sites de busca. De forma mais clara, é com SEO que você faz as configurações necessárias para poder aparecer nos mecanismos de busca como o Google, por exemplo.
Neste caso, o SEO não é simples de ser entendido e nem aplicado. Existem uma série de fatores que influenciam esses algoritmos de busca e que vão pesar na forma pela qual se escreve e direciona o conteúdo nos blogs.
E onde é que o SEO se insere neste contexto? Bem, para responder essa pergunta, devemos nos voltar para a questão da atração. Como atrair uma pessoa até um site ou um conteúdo, na internet? Qual é a ferramenta que os usuários tendem a usar para encontrar páginas que os interessem no mundo online?
A resposta é simples: Mecanismos de busca. O principal deles, é claro, é o Google, que recebe milhares de buscas por segundo, sobre os mais diversos assuntos. E o significado de SEO se conceitua, como dito anteriormente, na otimização para mecanismos de busca. Isso significa que as técnicas de SEO têm como objetivo principal tornar um site ou um conteúdo mais atraente para o algoritmo que organiza as respostas para buscas do Google.
Mas enfim, qual é a relação entre inbound marketing e SEO? Para compreender o problema, faça um experimento: Procure algo no Google e clique nos resultados que chamem a sua atenção. Muito provavelmente, todos esses links estarão no topo da primeira página de resultados de busca. Isso significa que essas são as posições que atraem o maior número de cliques provenientes dessa plataforma.
Sendo assim, estar no topo das páginas de resultados do Google aumenta o alcance do seu site ou conteúdo. E isso é fundamental para o sucesso de uma estratégia de inbound marketing. Afinal, quando você cria conteúdo para atrair usuários, é preciso que esse conteúdo seja visto para que ele cumpra o seu papel.
O primeiro passo prático a ser dado na difusão de um conteúdo direcionado à atração, como no inbound, é entender como fazer essa mensagem chegar no público direcionado. Neste ponto aparece o SEO para ajudar.
Antes mesmo de definir a própria mensagem que será transmitida, um trabalho de pós-SEO é imprescindível. Neste caso, o profissional deve fazer uma análise das palavras-chave mais procuradas pelos internautas e em quais redes elas estão com essa demanda. A partir desse momento, o processo de traçar e rascunhar a mensagem começa.
Já com o processo de idealização de uma campanha ou artigo em andamento, você deve se atentar a pesquisa do conteúdo que será disseminado, ao uso de palavras-chave no texto, que devem ser usadas no início do artigo e no decorrer dele também, além de busca por imagens, categorização, uso de tags e busca de links internos e externos.
Ou seja, para garantir que as suas táticas de inbound marketing funcionem, você deve incorporar técnicas de SEO na sua produção de conteúdo. Assim, esses recursos trabalham em equipe para obter mais público para a sua empresa na internet, e essa é a principal relação entre Inbound Marketing e SEO.
Na realidade, o grande desafio é conseguir seguir as regras de otimização do SEO e ainda assim ter a capacidade manter seu conteúdo bem escrito, adequado ao nicho estabelecido e com bastante material diverso entre texto, imagens, gráficos e vídeos. Você não pode apenas escrever de qualquer maneira, é preciso se atentar aos detalhes que o SEO impõe a você e saber adequar isso a um bom material.
Mesmo com tanta importância no marketing de uma empresa, muitas marcas não investem em blogs e visitação no seu site. A maioria investe apenas em propagandas e colaborações externas, ignorando a importância de se manter um canal de conteúdo ativo e que gere visitas.
A verdade é que com um site atraente e com conteúdos que engajam, as oportunidades de venda e crescimento da marca crescem de forma incrível, principalmente com ela parecendo nas primeiras opções de busca. Por isso, invista nessa relação entre inbound marketing e SEO.
Use o SEO e o Inbound Marketing a seu favor com a ajuda de uma agência especializada
Agora que você entende melhor qual é a relação entre inbound marketing e SEO, é hora de colocar esse conhecimento em prática, usando essas ferramentas para fazer a sua marca crescer. E, para fazer isso, o ideal é contratar uma empresa especializada, como, por exemplo, uma agência de marketing digital. A Agência IMMA é uma ótima opção para essa tarefa. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!