Escrevemos porque queremos ser lidos. E se você escreve há algum tempo, provavelmente sabe que cada novo texto atrai o público em níveis diferentes. Algumas postagens explodem em pouco tempo, enquanto outras passam meses sem nenhuma atenção. E isso pode ser ótimo para você. Veja 6 formas de conseguir um novo tráfego com conteúdos antigos.
Fonte: Freepik.
Você sabe o que realmente atrai o tráfego on-line? Conteúdo! E o interesse em novos conteúdos é um assunto recorrente dos editores digitais. O conteúdo é uma área que precisa ser abordada estratégica e metodicamente.
Evidentemente, a necessidade de conteúdo novo e útil é uma prioridade para a maioria das marcas atuais. Mas, cada vez mais, os editores digitais estão cavando mais profundamente em seus arquivos para tentar fazer ressurgir algo importante que ficou esquecido, tornando claro que o conteúdo perene não precisa, necessariamente, ser novo.
Fazer pequenos ajustes em conteúdos já publicados podem maximizar o tráfego para seu site. Isso pode ser especialmente importante para empresas pequenas ou em crescimento, tendo em vista que nem todas têm funcionários suficientes para alimentar o site com materiais novos frequentemente. Criar um novo conteúdo de vez em quando pode ser uma luta difícil para muitos, sendo necessário contar com profissionais especializados, como de uma agência de marketing.
Mas e se pudéssemos lutar simplesmente usando o que temos em mãos, como seus conteúdos antigos mas ainda valiosos?
Conheça 6 formas de conseguir um novo tráfego com conteúdos antigos:
1. Aprenda com seu público: no marketing de conteúdo, tudo é sobre o desenvolvimento de conteúdos que satisfaçam as necessidades de um público em particular. Para que seu conteúdo atenda a relevância em seu nicho pretendido, é necessário torná-lo adequado. E em matéria de conteúdos para web, o produzido pelo usuário sempre pode ajudar.
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Para postagens que se saíram estatisticamente bem, se concentre na criação de publicações inesperadas. Identifique ideias que possam ter sido ignoradas na criação da publicação original e se aprofunde usando os comentários dos leitores e os feedbacks recebidos. Essa também é uma forma de você saber como as pessoas se sentiram em relação ao seu texto e ao que foi deixado de fora.
Já para publicações que não atingiram as expectativas, identifique o que deve ser mudado e incorpore novas ideias. Faça uma edição do texto, adicione gráficos e outros materiais visuais que contribuam em destacar o artigo. Apesentar uma nova opinião sobre o assunto pode ser tudo que o público precisava para dar atenção ao seu conteúdo e se envolver com ele.
2. Experimente uma promoção criativa: existem muitas formas de conseguir um novo tráfego com conteúdos antigos, mas não ser criativo ou ousado o suficiente com as estratégias de marketing é um pecado comum de muitas marcas. Além disso, existe uma fobia genuína sobre a promoção do conteúdo já publicado. A verdade é que a maior parte do conteúdo arquivado acaba esquecido porque falta uma estratégia de promoção focada e criativa para sua divulgação.
Tente compartilhar em várias plataformas de redes sociais. No mundo de hoje, a promoção tornou-se algo que é difícil e fácil ao mesmo tempo. Afinal, todos podem promover algo. E o problema é que todos estão realmente fazendo isso, o que torna difícil destacar qualquer conteúdo. Mas pensar de forma criativa pode ajudar alavancar um conteúdo antigo e alcançar uma maior audiência.
O principal é pensar em como sua promoção social foi realizada até agora. As muitas plataformas de redes sociais disponíveis oferecem um público-alvo praticamente ilimitado. Como você se vende nessas plataformas é o que irá contar. Concentre-se nas coisas com que seu público se relaciona mais facilmente.
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Por exemplo, você pode compartilhar uma publicação em múltiplas plataformas simplesmente mudando as manchetes. Publicar o mesmo texto em todos os espaços pode dar uma sensação de redundância e mudar as palavras da manchete sem mudar seu sentido é uma boa forma se superar esse problema.
3. Republique em uma plataforma diferente: receber textos de convidados ou ser convidado a enviar um texto pode ajudar muito a alavancar acessos. E há vários sites dispostos a republicar artigos com sua permissão. Embora isso possa ser visto de formas diferentes por pessoas diferentes, é certamente uma boa oportunidade para expandir o alcance de um texto.
Não há limitação em quantas vezes você pode republicar seu próprio conteúdo. Além disso, você não precisa publicar o conteúdo inteiramente, pode só reescrever uma parte e acrescentar um link para quem quiser saber mais. O mais importante ao republicar um texto é sinalizar isso em algum momento, para o usuário não achar que o conteúdo foi duplicado de propósito.
4. Otimize novamente: uma ótima maneira de subir nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca é otimizar seu conteúdo efetivamente. Um trabalho sério quanto ao SEO é crucial para uma produção de conteúdo bem-sucedida, por isso faz sentido atualizar suas publicações quanto a otimização e as palavras-chave com o passar do tempo.
Você pode ter percebido que, entre as postagens mais informativas apresentadas pelos motores de busca, algumas delas tem datas mais antigas. E isso não significa que a informação não tenha mudado desde então, mas que as pessoas continuam propensas a clicar nestes links mesmo eles sendo antigos porque os conteúdos são realmente bons. É só aproveitar as dicas da Agência IMMA para encontrar novas formas de conseguir um novo tráfego com conteúdos antigos
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Há publicações que simplesmente ressuscitam depois de receberem informações atualizadas e serem reotimizadas. Usando Google Keyword Planner, você pode identificar novas palavras-chave relevantes para o seu trabalho. Ele também fornece algumas ideias para termos que anteriormente não estavam segmentados.
Pequenos ajustes no título ou mesmo nas tags, assim como modificadores relevantes no corpo do artigo pode ser o que faltava para conseguir um novo tráfego com conteúdos antigos.
5. Utilize um novo visual: o conteúdo de marca tem um apelo que ajuda o público a se identificar com ela. Na maioria das vezes, o que isso exige é um visual eficiente. Mas como atualizar o visual de um conteúdo?
Em primeiro lugar, considere o uso de peças visuais. Uma quantidade significativa de pessoas tende a prestar mais atenção em conteúdos visuais, como desenhos, fotos gráficos e infográficos. Você também pode considerar renovar seu conteúdo antigo através de vídeos, podcasts ou talvez até um bate-papo ao vivo, essas são ótimas formas de conseguir um novo tráfego com conteúdos antigos.
O que é bom sobre vídeos e conteúdo visuais é que, por natureza, eles são muito mais interativos e fáceis de entender que um texto, o que aumenta a probabilidade de ser amplamente compartilhado e atingir uma audiência maior.
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6. Crie um ebook: se você já publicou vários conteúdos online relacionados a um determinado tópico, considere compilar tudo e criar um ebook. Torná-lo facilmente transferível de forma gratuita pode ajudar muito em sua divulgação. Esse tipo de material também pode ajudar a identificar sua marca ou empresa como uma autoridade da indústria.
E vale lembrar que, devido à explosão da mídia digital, as pessoas que consomem conteúdos estão mais acostumadas do que nunca a ler mais materiais online do que no formato impresso. Para marcas e editores, isso representa uma ótima oportunidade de divulgar algo que já está pronto de forma rápida, prática e mais barata do que se fossem editar algum tipo de material impresso, além de ser mais uma das ótimas formas de conseguir um novo tráfego com conteúdos antigos.