Você sabe o que é um funil de vendas? Essa ferramenta é um esquema bastante útil para analisar a jornada de compra de um cliente, permitindo que você crie estratégias que gerem mais sucesso em termos de conversão de leads. No entanto, saber disso na teoria é uma coisa, e a prática pode ser muito mais complexa. Por isso, neste artigo, separamos 5 dicas para otimizar o funil de vendas da sua marca. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

5 dicas para otimizar o funil de vendas da sua marca

Fonte: Freepik.

Conheça as 5 principais dicas para otimizar o funil de vendas da sua marca

O funil de vendas é fundamental para qualquer estratégia de inbound marketing. Ou seja, ele funciona para avaliar o funcionamento das táticas do marketing da atração, baseando-se em uma lógica na qual você busca atrair o cliente até a compra através de iscas e sugestões, e não de uma abordagem direta.

Sendo assim, o papel do funil de vendas é guiar o lead em sua jornada de conversão, passando por diversas etapas até chegar no momento da compra. Mas como fazer com que ele cumpra esse papel de forma mais eficiente? A seguir, vamos apresentar algumas dicas para ajudar você nesta tarefa. Confira!

Ofereça conteúdos de qualidade e em formatos variados

O marketing de conteúdo é crucial para um bom funcionamento de um funil de vendas. Afinal, sem ele, é difícil atrair leads para guiar na jornada de conversão.

Desse modo, se você quer otimizar o seu funil de vendas, é uma boa ideia se perguntar: Será que o seu conteúdo está realmente atingindo todo o potencial que ele pode atingir? Use essa questão para encontrar formas de melhorar o nível de qualidade do seu conteúdo para fazer com que ele se destaque aos olhos do usuário.

Ofereça conteúdos de qualidade e em formatos variados

Fonte: freepik.

Também vale a pena considerar a possibilidade de produzir conteúdo em outros formatos. Isso porque a abordagem de formatos diferentes aumenta o seu alcance, permitindo que você atinja um público mais amplo.

Não se esqueça do cliente após a compra

O funil de vendas pode terminar no momento em que ocorre a transação comercial, mas, na prática, o processo de fidelização de um cliente vai além, e deve incluir também o período pós-compra. Isso porque é através da manutenção desse vínculo que você leva um cliente a comprar de novo com a sua marca, e, aos poucos, criar uma relação de lealdade que é muito benéfica para a sua empresa a longo prazo.

Defina bem o seu público-alvo

Para obter leads que tenham mais chances de se tornarem clientes, você deve saber bem quem é a sua persona de marketing, ou seja, o seu público-alvo. Assim, tenha essa questão bem definida antes de colocar em prática as suas estratégias de marketing digital.

Aposte no uso de testes A/B

Um teste A/B é um teste no qual você prepara duas amostras de algum recurso com algum elemento mudado entre elas, e avalia qual das versões tem a melhor performance. Mudanças de CTA, imagens ou títulos podem fazer grandes diferenças, e, por isso, é melhor fazer testes com uma pequena amostragem de clientes para garantir que você use as opções mais eficientes.

Aposte no uso de testes A/B

Fonte: Freepik.

Contrate uma agência de marketing digital para otimizar o funil de vendas do seu negócio

Se você precisa de dicas para otimizar o funil de vendas da sua marca, o ideal é optar pela contratação de uma agência de marketing digital que possa ajudar você a usar melhor essa ferramenta. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?