Entenda qual é a relação entre leads e inbound marketing

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
22/09/2020
Otimização de Sites (SEO)

Se você é um empresário com algum interesse em marketing digital, com certeza já deve ter ouvido falar de leads e inbound marketing. Mas você sabe o que esses conceitos significam? É importante que você entenda qual é a relação entre leads e inbound marketing para que suas estratégias sejam bem definidas.

À primeira vista, ter que entender tantos elementos novos pode parecer intimidante, o que, por consequência, pode ser desencorajador. Mas não se engane: Entender qual é a relação entre leads e inbound marketing é muito importante para usar esses recursos da melhor forma possível e criar uma estratégia de marketing digital eficiente para a sua marca. Por isso, neste artigo, vamos ajudar você a entender como essa relação funciona. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda o que são leads

Fonte Freepik

Entenda qual é a relação entre leads e inbound marketing

Para entender melhor qual é a relação entre leads e inbound marketing, é preciso, antes de qualquer coisa, definir o que é um lead. Esse termo serve para se referenciar a uma pessoa que mostra algum interesse pelo serviço ou produto que uma marca oferece. Em outras palavras, na internet, um lead é um usuário que descobre a sua marca de alguma forma e se interessa por ela.

Leads e clientes não são a mesma coisa. Isso porque um lead (saiba mais sobre geração de leads) apenas mostra um interesse, mas não necessariamente toma a decisão de fazer uma compra. Sendo assim, apesar de todo cliente começar sendo um lead, nem todo lead resulta em um cliente.

Mas onde o inbound marketing entra nesse cenário? Ele se torna importante para a discussão por conta da sua abordagem para trazer mais clientes para uma marca.

Isso porque o inbound marketing é uma modalidade de publicidade muito diferente do marketing tradicional. No marketing tradicional, o que ocorre é uma abordagem muito incisiva e direta, agindo de forma interruptiva. Um comercial de televisão, por exemplo, interrompe a programação normal para oferecer um produto ou serviço diretamente para um cliente. Sua função principal e explícita é induzir à compra.

Entenda o que são leads

Fonte Freepik

O inbound marketing, por sua vez, funciona de forma diversa. A tradução do termo em português é marketing da atração, e é exatamente através dessa lógica que ele trabalha. A ideia, portanto, é atrair o cliente até a marca.

Isso significa que a abordagem do inbound marketing é muito mais sutil e menos direta do que o marketing tradicional. O marketing da atração não vai até o cliente. Ao invés disso, ele produz uma “isca” que faz com que o cliente vá até a marca.

Essa “isca”, no contexto do marketing digital, costuma ser algum tipo de conteúdo. O marketing de conteúdo fornece aos usuários informações úteis, sem necessariamente oferecer, em retorno, produtos ou serviços. O objetivo é apenas fazer com que o usuário descubra a marca e se interesse por ela.

Agência de Marketing Digital

Em outras palavras, o objetivo principal do inbound marketing é gerar leads. Fica claro, então, que a relação entre esses dois conceitos é importante para elaborar estratégias de marketing da atração mais efetivas. Afinal, se você vai, por exemplo, criar uma estratégia de marketing de conteúdo para a sua marca, é crucial ter em mente que a geração de leads é uma das suas metas principais.

Use o marketing da atração para gerar mais leads com ajuda especializada

Agora que você já entende melhor como se dá a relação entre leads e inbound marketing, é hora de colocar isso em prática. E o melhor a se fazer é contar com ajuda especializada na forma de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA é uma ótima opção. Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!

 

Veja também