Se você é um empresário com interesse em marketing digital, com certeza já deve ter ouvido falar em inbound marketing. Afinal, essa é uma das modalidades mais importantes da publicidade feita na internet. Mas como aplicar essa estratégia para promover iniciativas específicas, como, por exemplo, um e-commerce? Neste artigo, vamos ajudar você a encontrar a resposta para essa pergunta explicando como funciona o inbound marketing para lojas virtuais. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!
Entenda como aplicar o inbound marketing para lojas virtuais
Ter uma loja virtual é uma opção muito promissora para qualquer empreendedor, especialmente no Brasil. Só no ano de 2020, estima-se que o e-commerce brasileiro deve faturar em torno de 106 bilhões de reais. Fica claro, então, por que vale a pena aproveitar esse potencial criando uma loja eletrônica para a sua marca.
No entanto, não basta ter um e-commerce para fazer sucesso com vendas online. É preciso promover a sua loja virtual com estratégias espertas e efetivas. E, para isso, o inbound marketing é fundamental.
Mas o que significa esse termo? “Inbound marketing” é um conceito em inglês que significa “marketing da atração”, e que se refere a uma estratégia de marketing digital na qual a marca busca atrair o cliente até ela sem adotar uma postura incisiva ou interruptiva. Em outras palavras, é o oposto do marketing tradicional, que abordava o cliente diretamente e tenta atraí-lo de forma ativa.
Como, então, essa modalidade pode contribuir para o sucesso de uma loja virtual? A seguir, vamos apresentar algumas dicas para usar o inbound marketing para fazer o e-commerce da sua marca crescer. Confira!
Crie sua loja de acordo com as normas de SEO
SEO é o nome de um conjunto de técnicas de otimização voltadas para mecanismos de busca, como, por exemplo, o Google. Essas técnicas buscam transformar sites ou conteúdos para torná-los mais atraentes para os algoritmos dessas plataformas. Desse modo, um site que aplica as normas de SEO em sua estrutura pode obter um rankeamento melhor nas páginas de resultados de busca.
Isso é fundamental para aumentar o alcance de uma página na internet. Afinal, quando um usuário procure por algo no Google, ele raramente vai além da primeira página de resultados. Por isso, uma boa tática de inbound marketing para promover a sua loja virtual é usar as normas de SEO quando você estiver criando-a. Se você não sabe como fazer isso, é interessante considerar a contratação de um especialista.
Faça marketing de conteúdo
O conteúdo é uma ferramenta eficaz para fazer marketing da atração. Para utilizá-la, basta entender que tipo de assuntos interessam o seu público-alvo, e passar a abordá-los com conteúdo relevante e informativo.
Isso vai fazer com que muitos usuários que estejam procurando por esses tópicos encontrem também a sua loja. Desse modo, o seu tráfego orgânico cresce, e o seu alcance aumenta de forma significativa.
Use descontos e promoções de forma estratégica
Descontos e promoções são táticas básicas, mas muito eficientes para chamar a atenção dos usuários para a sua loja. Contudo, é preciso utilizá-las de forma estratégica – afinal, se a sua loja está sempre em promoção, essa tática perde muito do seu teor atrativo. Assim, procure usar descontos e promoções em datas específicas, criando um senso de urgência nos seus clientes.
Contrate uma agência de marketing digital
Se você não sabe como fazer uma estratégia de inbound marketing para lojas virtuais, o melhor é contratar uma agência de marketing digital que possa cuidar disso para você, como, por exemplo, a Agência IMMA. Quer saber mais? Entre em contato e faça um orçamento para obter mais informações!