Saber o que não fazer ao gerenciar redes sociais é essencial para criar uma boa presença online para a sua marca. Afinal, em qualquer mídia social, existem erros que você não pode cometer. Por isso é bom lembrar que, apesar das redes sociais serem excelentes ferramentas de marketing digital, elas precisam ser usadas com cuidado.
Desse modo, nesse texto, separamos algumas dicas para você saber o que não fazer ao gerenciar redes sociais. Assim, você já pode ficar alerta para evitar algumas falhas. Lembre-se: mesmo que pareçam pequenos, alguns desses erros podem trazer resultados desastrosos para a sua marca.
O que não fazer ao gerenciar redes sociais
Há vários erros comuns em estratégias de mídias sociais. Para evitá-los, é preciso estar atento ao que fazer em cada um desses espaços e como usá-los a seu favor. Por isso, separamos algumas dicas para ensinar a você o que não fazer ao gerenciar redes sociais.
Exagerar nas hashtags
Hashtags são um ótimo recurso de marketing digital. Afinal, elas permitem que o seu post tenha mais alcance.
No entanto, é preciso ser moderado no uso delas. As hashtags, quando usadas em excesso, podem causar mais mal do que bem. Isso porque muitas hashtags deixam a publicação esteticamente desagradável. Além disso, encher sua publicação de hashtags pode soar forçado ou até irritante para os usuários.
É possível contornar isso. No Instagram, por exemplo, você pode colocar hashtags no primeiro comentário do post e não na legenda. Assim, você obtém o alcance sem arriscar irritar seus seguidores.
Ignorar ou apagar comentários negativos
Ninguém gosta de se sentir ignorado. Por isso, mesmo que seja difícil, procure sempre responder os comentários negativos que você receber.
Sabemos que isso pode ser bem complicado. Como dono da sua marca, é natural que a sua primeira reação a uma crítica seja defender o seu negócio. Mas procure sempre considerar a experiência do cliente: se alguém está reclamando, provavelmente está fazendo isso por alguma razão.
Além disso, tenha em mente que apagar comentários negativos é uma das piores coisas que você pode fazer ao gerenciar redes sociais. A imagem que isso passa é que você não tolera críticas, e isso pode ser bem prejudicial para a sua marca.
Fazer postagens sem imagens
Postagens sem imagens são muito mais fáceis de passar despercebidas. Por isso, ao pensar no que não fazer ao gerenciar redes sociais, lembre-se de não esquecer das imagens.
Atenção: Isso não significa negligenciar o texto. O ideal é que o seu marketing de conteúdo possa ter um equilíbrio entre imagens e palavras.
Focar apenas em posts de vendas
Estar presente nas redes sociais é uma boa forma de construir um relacionamento com os seus clientes. Esse relacionamento pode ser crucial para fidelizá-los, então é preciso estimulá-lo.
Assim, vale a pena fazer posts que não necessariamente divulguem os seus produtos, mas falem de assuntos relevantes para o seu negócio. Posts informativos, curiosidades, memes ou frases inspiracionais agradam muito os usuários.
Outro efeito positivo de posts assim é que eles ajudam a humanizar a sua marca aos olhos do cliente. Isso estimula o usuário a criar uma afeição pela sua empresa, o que é muito positivo.
Evite o que não fazer ao gerenciar mídias sociais com a ajuda de uma agência de marketing
Às vezes terceirizar a gestão das mídias sociais da sua empresa pode ser a melhor forma de fugir de erros. Isso porque uma equipe de profissionais sabe o que não fazer ao gerenciar mídias sociais.
Por isso, procure um agência especializada. A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que realiza a gestão de mídias sociais de empresas. Faça um orçamento com a gente!