Erros comuns em estratégias de mídias sociais

O marketing nas redes sociais cresce cada vez mais atualmente. Mas, para criar estratégias de mídias sociais, é preciso entender de fato como essas ferramentas funcionam. Afinal, existem várias formas de se promover através de redes sociais, e dentre elas, existem alguns erros que podem pôr tudo a perder.

Erros comuns em estratégias de mídias sociais

Fonte: freepik.

Exagerar

Quando o assunto é mídias sociais, qualidade é mais importante do que quantidade. Postar milhares de coisas seguidas não vai te ajudar, pelo contrário.

E por que isso? Bem, para entender, imagine curtir uma página no Facebook e o seu feed ficar lotado de publicações seguidas dela. Isso seria irritante, não? Muito provavelmente, sua reação seria descurtir a página para voltar ao seu feed normal.

Essa lógica se aplica na hora de traçar estratégias de mídias sociais para a sua empresa. Você não quer irritar um potencial cliente. Assim, é importante marcar presença, mas tenha sempre muito cuidado para não exagerar e pecar pelo excesso.

Como evitar erros nas redes sociais

Fonte: freepik.

Achar que simplesmente marcar presença basta

Apenas estar nas redes sociais não é suficiente. É necessário aprender a usar esses veículos como ferramentas para auxiliar o marketing digital da sua empresa. Para isso, você precisa de estratégias que sejam traçadas com precisão. Só assim você poderá agir de maneira adequada.

Postar aleatoriamente

Lembre-se: estratégia é essencial. Não adianta fazer vários posts sem nenhum objetivo ou direcionamento. Você vai estar jogando conteúdo no vácuo, e não vai obter os resultados que procura.

Assim, o ideal é traçar um cronograma de postagens regulares em cada rede. Fique sempre atento para não exagerar, mas é importante estabelecer uma frequência de postagens constantes, para manter os seus perfis ativos. Perfis ativos recebem maior engajamento e mais seguidores, aumentando o seu público de clientes em potencial.

Usar as redes sociais apenas para propaganda

Um perfil que não posta nada além de autopromoção se torna sem graça bem rápido. É preciso, então, inovar e trazer de fato conteúdo para os seus clientes. Assim, eles sentirão que estão ganhando alguma coisa acompanhando sua empresa nas redes sociais.

Não faça postagens aleatoriamente

Fonte: freepik.

É por conta disso que uma das grandes estratégias de mídias sociais é o Marketing de Conteúdo. Procure aprender a respeito e tente gerar postagens que tragam conteúdo relevante e interessante para os seus clientes. Encontre informações importantes sobre a sua área e compartilhe-as. Uma empresa de arquitetura, por exemplo, pode fazer muitos posts sobre decoração, que chamam a atenção de qualquer usuário interessado no assunto.

Usar dezenas de hashtags

Hashtags parecem muito úteis, mas, quando usadas em excesso, elas podem atrapalhar mais do que ajudar. Muitas hashtags deixam a postagem esteticamente desagradável e impossível de ser lida, o que pode ser profundamente prejudicial.

Uma boa ideia para contornar isso, no caso do Instagram, é colocar hashtags no primeiro comentário do post e não na legenda. O efeito é o mesmo, mas assim a postagem em si continua limpa e não fica contaminada com uma porção de texto sem utilidade para o usuário.

Esquecer de ser humano

A essência das redes sociais é a interação. Por isso, se alguém interage com o seu conteúdo, curtindo ou comentando-o, responda! Seja educado e simpático, e isso fará toda a diferença e ajudará a humanizar a imagem do seu negócio.

Não investir em estratégias de mídias sociais

Como já foi dito, nada que você possa fazer em mídias sociais vai te dar resultado se não houver uma estratégia maior por trás. Assim, busque começar a marcar presença nas redes com objetivos e táticas claras.

Busque começar a marcar presença nas redes com objetivos e táticas claras.

Fonte: freepik.

Uma boa ideia é buscar a ajuda de uma agência especializada no assunto. A Agência IMMA é uma agência de marketing digital que oferece o serviço de gestão de mídias sociais com excelência, para buscar os resultados que você deseja.

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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