Você sabe como fazer marketing no Facebook? Apesar de ser a maior plataforma de rede social do mundo, contando com 2.23 bilhões de usuários, muitos empresários ainda não aprenderam a usar o Facebook para promover suas marcas.

No entanto, é preciso pensar de maneira diferente: em 2017, calculou-se que 90% dos negócios dos Estados Unidos usavam alguma forma de rede social. Ou seja, embora muitos pequenos empresários ainda não aproveitem o potencial completo das mídias sociais, o mercado como um todo está se voltando para esses espaços. É preciso, então, saber usar esses veículos a favor da sua empresa.

Por conta disso, criamos esse artigo para você aprender como fazer marketing no Facebook. Quer saber mais? Continue lendo e descubra!

Criamos esse artigo para você aprender como fazer marketing no Facebook

Fonte: freepik.

As melhores estratégias para fazer marketing no Facebook

Quando falamos de Facebook, estamos falando de interação. Esse é, afinal, o propósito primário de todas as redes sociais: permitir que os usuários interajam entre si.

Para uma empresa, esse potencial de interação pode ser muito vantajoso. São poucos os outros canais que oferecem tantas possibilidades para interagir diretamente com o seu público alvo como o Facebook. Desse modo, é preciso saber aproveitar essas oportunidades para fazer marketing no Facebook com eficiência. Vejamos, então, algumas dicas que podem ajudar você nessa tarefa.

Leia mais: Como melhorar a sua página no Facebook

Use o Facebook Stories

O Facebook Stories é uma ferramenta muito útil com a qual você pode disponibilizar coleções curtas de vídeos ou fotos por um tempo limitado. Assim como as stories do Instagram, as stories do Facebook ficam no topo do feed, o que permite que o usuário as visualize com facilidade, sem ter que ir até a sua página para ver o que você postou.

Os stories, então, representam uma forma de estar em contato constante com os seus seguidores. É uma boa oportunidade para criar um contato casual, mais informal. Já que as imagens e vídeos são temporárias, você pode postar coisas mais simples, tais como vídeos ou fotos do seu local de trabalho, imagens do processo de produção dos seus produtos, etc. Esse tipo de conteúdo dá ao usuário uma sensação de proximidade com a sua marca.

Esteja em contato constante com os seus seguidores

Fonte: freepik.

Reaja e responda aos comentários dos seus seguidores

Os botões de reação do Facebook são ótimos para interagir com os seus seguidores, pois fornecem uma oportunidade de personalizar a interação. Isso faz com que o usuário se sinta visto pela sua marca como indivíduo, o que é ótimo para criar um relacionamento entre ambos.

Também é importante responder aos comentários dos seguidores sempre que for possível. Responder os comentários estimula mais interação, porque as pessoas sabem que estão sendo ouvidas e se sentem confortáveis para continuar interagindo.

Saiba também: 5 dicas para criar a sua capa no Facebook

Não exagere na frequência de postagens

Encher o feed dos seus seguidores com publicações suas vai incomodar os usuários e pode até fazer com que eles descurtam a sua página. Por isso, procure postar com moderação, sempre compartilhando conteúdos relevantes que possam realmente agradar aos usuários. O ideal é não postar mais do que 4 ou 5 vezes por semana.

Procure postar com moderação

Fonte: Freepik

Contrate uma equipe profissional

Cuidar de um perfil ou página no Facebook pode ser mais estressante do que parece. Além disso, é uma atividade que gasta muito tempo que você poderia estar usando para fazer a sua empresa crescer de outras formas. No entanto, não dá para abdicar do marketing digital. Por isso, muitas vezes a solução é contratar uma agência para cuidar da gestão de mídias sociais da sua empresa. A Agência IMMA, por exemplo, tem uma equipe marcada por sua eficiência e profissionalismo e pode ajudar a sua marca de diversas formas. E aí, se interessou? Entre em contato e faça o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?