A mídia social se transformou na maior plataforma de marketing do mundo atual, fazendo com que a internet se tornasse ainda mais orientada pelo visual. Isso também fez com que empresas e marcas que desejam estar online precisem produzir mais materiais visuais. Por isso, confira 7 dicas para destacar seus conteúdos visuais na mídia social.

7 dicas para destacar seus conteúdos visuais na mídia social

Fonte: Freepik.

Mesmo as redes sociais mais tradicionais, como o Facebook e o Twitter, tornaram-se mais visuais. E redes baseadas em imagens, como o Pinterest e, especialmente, o Instagram, têm se tornado mais populares do que nunca. E vale lembrar que, quando se trata de uma estratégia de marketing online, é preciso manter-se atualizado com as últimas tendências, de preferência antes de seus concorrentes.

Porém, na cacofonia das redes sociais, se destacar pode ser difícil, principalmente para marcas e empresas novas ou em crescimento. Para ajudar a criar uma base sólida, veja essas 7 dicas para destacar seus conteúdos visuais na mídia social, causando um impacto real junto a seu público-alvo, gerando potenciais leads e ajudando seu negócio a alcançar o sucesso.

7 dicas para destacar seus conteúdos visuais na mídia social:

1. Descubra o que funciona para o seu negócio: antes de começar a criar peças visuais, você precisa identificar o que funciona para o seu negócio. A internet está transbordando de memes, fotos, imagens editadas, imagens de conexão emocional, logotipos, banners, dentre outros. Ao publicar um conteúdo em sua página, você precisa estar ciente se ele funciona para sua empresa.

Conteúdo visual

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Se você tem um negócio muito sério e que gosta de manter uma boa impressão e aparência, você deve se concentrar em escolher imagens que transmitam essa austeridade. Já se o seu negócio é mais descontraído, pode valer a pena investir na criação de memes e imagens engraçadas. No geral, você precisa se concentrar em imagens que conversem com sua marca e retratem bem sua voz.

Vale destacar que imagens de bastidores estão extremamente populares no momento, pois permitem que seus fãs e seguidores se conectem com seu negócio e se envolvam com sua empresa num nível mais emocional.

2. Especialize o conteúdo: seja qual for o tamanho do seu negócio, vale a pena investir em diferentes tipos de conteúdo para suas várias contas de mídia social. Isso significa que o que funciona bem para o Facebook pode não funcionar tão bem no Pinterest. O mesmo pode ser dito para o Instagram, que tem um foco no visual, enquanto o Twitter ainda está bastante ligado ao texto.

Vale a pena manter-se atualizado com as tendências de cada plataforma de mídia social e as estatísticas de cada uma. Por exemplo, no Facebook, um conteúdo visual nas mídias sociais tem 40 vezes mais probabilidades de ser compartilhado do que um texto. Já no Twitter, quanto menor o texto, melhor e há uma probabilidade maior de se conseguir um retweet se ele tiver uma imagem atraente.

Conteúdo visual

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No Instagram, quanto mais alta a qualidade e atraente sua imagem é, mais popular ela se torna, ganhando muitas curtidas e comentários. Também vale a pena investir tempo no Instagram Stories e ver se esta é uma opção de conteúdos visuais na mídia social para sua empresa.

Atualmente, o Pinterest é uma plataforma mais popular porque integra-se de forma transparente a várias outras plataformas, o que a torna perfeita para imagens de produtos, mas também muito dependente de uma fotografia excepcional. Por outro lado, ter ótimas imagens também ajuda a melhorar a experiência do usuário, o que sempre é ótimo.

Além de desenvolver uma estratégia de marketing bem otimizada, você deve sempre prestar atenção em todas as regras, diretrizes e particularidades de cada uma das plataformas de mídia social pois, quando isso é feito adequadamente, tende a gerar resultados incríveis.

3. Conecte-se com o seu público: conectar-se com sua audiência é a chave para o sucesso nas redes sociais. Ao usar técnicas como publicar fotos de bastidores e chamadas para ação, você pode criar uma impressão mais humanizada da sua empresa, levando os seguidores a realmente se conectarem com seu negócio, especialmente se você reagir e responder a interações.

Conteúdo visual na mídia social

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Você também pode criar suas próprias hashtags para aumentar massivamente os níveis de engajamento de suas postagens. Certifique-se de criar algo pequeno, simples e que pode ser facilmente lembrado. Desta forma, sempre que seus seguidores usarem seus produtos ou serviços, a probabilidade de marcarem sua empresa e usarem sua hashtag é bem maior.

4. Observe as interações do seu público: não há melhor maneira de criar publicações que se destacam do que dar aos seguidores o que eles querem ver. Use ferramentas e insights de análise para descobrir quais de suas postagens anteriores fizeram mais sucesso e, em seguida, tente criar algo relacionado para o futuro.

Invista um tempo de qualidade nessa pesquisa e aproveite para observar também como as pessoas se envolvem com seu conteúdo. Curtidas são ótimas, mas compartilhamentos são melhores ainda. Crie uma estratégia que combine esses dois tipos de interação para chegar a um público cada vez maior e mais qualificado.

5. Seja visual: é importante notar que conteúdos visuais na mídia social não se refere apenas a imagens e fotos. Os vídeos também são muito importantes e, quando implementados de forma eficiente, podem mudar drasticamente o comportamento dos usuários e, consequentemente, sua estratégia de marketing.

Conteúdo visual no marketing digital

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Segundo a Cisco, quase metade do tráfego de dados móveis é usado em vídeos online. E isso é compreensível quando você considera que plataformas como o Instagram, o Snapchat e até o Facebook estão se voltando cada vez mais para os vídeos. Ao criar vídeos únicos, você pode ter certeza de que estará levando seu negócio para o próximo nível.

6. Siga as tendências: no jogo do marketing digital, você perceberá rapidamente que quando uma grande marca faz algo de novo, logo todos estão seguindo o mesmo estilo. Isso acontece porque funciona. Se uma grande marca com milhões de seguidores está publicando sobre um determinado assunto de uma determinada forma, por que você não faria o mesmo?

Ao criar um equilíbrio entre formas e conteúdos exclusivos com as tendências, é altamente provável que seus seguidores se envolvam mais com suas postagens. Você também tem muito mais chances de atrair novos seguidores, pois os tópicos que estão sendo comentados são tendência, o que dá impressão de que a marca é mais atual e antenada.

Se seus concorrentes estão publicando um determinado estilo de imagem e atraindo milhares de seguidores, é recomendável que você faça algo parecido. Afinal, seja o que for que eles estejam fazendo, está se destacando nas mídias sociais e atraindo mais e mais clientes em potencial.

Redes sociais visuais

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7. Atenção aos direitos autorais: é fácil ficar preso ao marketing visual, buscando sempre usar conteúdos visuais na mídia social. Se você encontrou uma solução que funciona, é comum se deixar levar. Mas também é importante que você fique atento ao que está fazendo, especificamente se o seu negócio é pequeno e está buscando formas para se expandir e conquistar novos espaços na mídia social.

Nuca se esqueça de se informar sobre os direitos autorais de todo seu conteúdo, seja ele escrito ou não. Mas isso é especialmente importante quando se trata de imagens. Se você estiver usando fotos de bancos de imagens, sejam elas pagas ou gratuitas, certifique-se de estar ciente quanto as regras de uso e de direitos autorais para não receber cobranças ou multas por uso indevido.

A última coisa que você quer é criar uma publicação de sucesso e ter que tirá-la do ar por estar violando regras de direitos autorais. Para se assegurar, se você estiver usando bancos de imagens, compre-as sempre com licença. Desta forma, você não corre esse tipo de risco. Outra opção é investir em suas próprias imagens, criando-as e garantindo que elas são originais e suas.

Conteúdo visual nas mídias sociais

Fonte: Freepik.

Agora que você já sabe 7 dicas para destacar seus conteúdos visuais na mídia social, comece agora a criar novos conteúdos com essas dicas da Agência IMMA.

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.