Em marketing digital, muito se fala sobre leads, geração de leads, nutrição de leads… Mas, afinal, o que são leads? E por que eles são tão importantes assim?
Ora, leads são clientes em potencial dos quais temos informações. Pode ser o nome, o e-mail, o telefone, dentre muitas outras coisas. No entanto, se todas essas pessoas, de alguma forma, forneceram informações, já estão interessadas no seu negócio.
Leads não são apenas visitantes do seu site. Eles viram algo mais na sua página a ponto de fornecer informações pessoais para manter contato e desejam, assim, ficar atualizados. Visitantes apenas entram no site, dão uma olhada e depois vão embora. Já os leads estabelecem uma relação um pouco mais profunda e de interesse com seu material.
E é por isso que gerar e nutrir leads é tão importante: manter as pessoas que já são interessadas no seu negócio ainda mais interessadas pode transformá-las não só em consumidores do seu conteúdo, mas em clientes fiéis da sua empresa. Fidelizar um cliente é sempre importante para a lucratividade da empresa, principalmente em tempos de crise.
O problema é que muitas empresas ainda se preocupam mais em medir números de acessos do que buscar as informações de pessoas que tem uma intenção real de fazer uma compra ou contratar um serviço. Ter um alto número de acessos é muito legal, mas converter visitantes em leads e leads em clientes é muito mais importante.
Entenda melhor o que são leads
Manter-se em comunicação com pessoas que já demonstram interesse pelo seu negócio é sempre válido, pois ajuda a criar relações de confiabilidade e segurança. Como os leads já informaram seus contatos, construir essa relação fica muito mais fácil. Assim, a empresa pode aproximar-se e apresentar seus produtos e serviços sem ser inconveniente e invasiva.
No entanto, gerar leads nem sempre é fácil. Exige uma boa dose de trabalho, envolvimento e (porque não dizer) ousadia. Afinal, para se pedir o contato de um visitante, é preciso oferecer algo importante ou valioso em troca. Pode ser acesso a um relatório, a um e-book ou até a participação em um webinar.
O importante é oferecer uma contrapartida ao visitante para que ele se torne um lead. Afinal, poucas pessoas oferecem seus contatos para uma empresa se não for para receber algo em troca. Até a assinatura de uma newsletter é válida para converter e gerar leads.
Vale ressaltar que quanto mais original e relevante é o conteúdo oferecido, maior a possibilidade de gerar leads. Seja através da distribuição de material, seja criando artigos cada vez mais interessantes. É importante focar na criação de conteúdo, pois é ela que realmente gera um grande número de leads.
Em seguida, para construir uma relação mais profunda, basta aumentar a comunicação e nutrir esses leads com informações relevantes sobre seu nicho de trabalho. Informe sobre novos produtos e serviços, conte sobre atualizações no site, posts no blog, convide-o a conhecer mais sobre o seu negócio e as vantagens que ele pode obter em ser seu cliente.
Uma estratégia comum é oferecer alguns valores especiais para os leads, tendo em vista que a pessoa já se mostrou interessada em seus produtos ou serviços. Um pequeno desconto ou pagamento facilitado podem fazer com que um lead torne-se cliente bem rapidamente.
Busque sempre manter-se informado sobre as taxas de aberturas dos e-mails marketing e meça as visitas feitas no site a partir dessa comunicação. Enviar um e-mail marketing, por exemplo, a uma pessoa que já está interessada em conhecer mais sobre a empresa ou ler mais o conteúdo postado por ela é um clique praticamente garantido.
Agora que você já sabe o que são leads, crie várias oportunidades de vendas e lucro para a empresa. Por isso, mais do que acessos, é preciso gerar leads!
Diferentes maneiras de gerar leads
A geração de leads é a parte mais importante da captação de novos clientes. A geração de leads é o processo durante o qual um cliente potencial demonstra estar interessado em seu produto ou serviço e ele fornece suas informações de contato para que você possa fazer o acompanhamento.
Antes de prosseguirmos, vamos definir o que é um cliente potencial: clientes potenciais são pessoas que ainda não compraram nada ou pessoas que não receberam sua mensagem até agora.
Um cliente potencial pode não necessariamente comprar seu produto depois de vê-lo, mas pode fornecer informações valiosas para você assim que for contatado por você. Agora que definimos o que é um cliente potencial, vamos discutir diferentes maneiras de gerar leads.
Hoje, é muito difícil gerar leads para o seu negócio. No entanto, existem algumas maneiras de fazer isso. Você pode usar a internet e as redes sociais para entrar em contato com as pessoas. Você também pode veicular anúncios nas redes sociais para construir sua marca e atrair mais clientes para o seu negócio.
Existem algumas maneiras que você deve considerar ao gerar leads para sua empresa:
- Coloque um anúncio sobre os serviços que você oferece e segmente o público certo;
- Use anúncios de texto direcionados que são exibidos por pessoas que visitaram um determinado site;
- Procure eventos em que pessoas do seu setor estejam presentes.
Por que os leads são importantes no marketing online?
A geração de leads é importante para o marketing porque permite que uma empresa apareça para mais clientes em potencial. Também ajuda as empresas a encontrar seu público-alvo e descobrir o que precisam.
Além disso, ela permite que uma empresa atinja um público específico. Uma empresa também pode usar a geração de leads como estratégia de marketing para descobrir o que o cliente-alvo precisa.
Capte leads com a ajuda de uma agência de marketing digital
Se você deseja gerar mais leads e captar a atenção de seu público-alvo, precisa dos serviços de uma agência de marketing digital como a Agência IMMA. Com sua experiência em marketing online, a IMMA pode ajudá-lo a aumentar o conhecimento da marca e atrair seus clientes em potencial para fazer uma compra.
Os serviços oferecidos por agências de marketing digital estão se tornando populares entre as empresas que buscam maneiras mais eficientes de promover seus produtos ou serviços. Essas agências oferecem uma ampla variedade de serviços, como branding, criação de conteúdo, gerenciamento de mídia social e design de sites.