Quando alguém toma a decisão de criar o próprio negócio, existem alguns elementos básicos que precisam ser escolhidos, para estabelecer a empresa no mercado. O nome da empresa, por exemplo, é um dos principais, e normalmente vem o logo, elemento que confunde muitos empresários. Afinal, como criar um logo para a sua marca? Nesse artigo, damos algumas dicas para ajudar você nesse difícil processo. Vem com a gente!

Como criar um logo para a sua marca

Fonte: Freepik

Como criar um logo para a sua marca

A importância de um bom logo para a sua marca não pode ser subestimada. Isso porque um bom logo tem a função de tornar a sua empresa memorável aos olhos do cliente, o que, a longo prazo, o leva a vê-la como uma referência. É isso que faz um logo como o do McDonald’s, por exemplo.

Além disso, sempre é bom lembrar que o logo é como se fosse a face da sua marca. É um dos primeiros símbolos que representam a sua empresa que o cliente vai ver, e por isso é importante que ele deixe uma impressão positiva e marcante.

Por conta disso, ao criar um logo para a sua marca, é necessário que você adote uma visão estratégica e cuidadosa. Separamos, então, alguns passos que vão auxiliar você nesse caminho. Vejamos eles a seguir.

Descubra o seu público-alvo

Descobrir o seu público-alvo é um dos primeiros passos para criar um logo para a sua empresa. Isso porque, como uma das funções do logo é atrair, é importante que você comece o processo de criação já sabendo quem é o público que deve ser atraído.

A melhor maneira de descobrir isso é criando uma persona de marketing. Uma persona de marketing é um perfil de um cliente abstrato, que funciona como o cliente ideal da sua marca.

Desse modo, com a criação da persona, você vai descobrir coisas como o gênero, a idade e a localização do seu público-alvo. E tudo isso deve ser usado quando você for criar o seu logo. Pense no que será esteticamente interessante para aquela persona e não será difícil ter algumas ideias.

Estude sobre o seu público-alvo

Fonte: Freepik

Entenda a essência da sua empresa

O logo é uma parte fundamental da identidade visual da sua marca. Isso significa que a impressão que o logo passar será associada à sua marca como um todo. Por isso, é essencial que você saiba que impressão você quer que as pessoas tenham ao vê-lo.

Para isso, é preciso levar em conta qual é a essência da sua empresa. Por exemplo, se você tem a intenção de dar um ar moderno e divertido ao seu negócio, é necessário ter um logo que reflita isso, talvez com um design mais colorido ou inovador. Já se a ideia é dar um ar sério, é melhor dar preferência a tons mais sóbrios e linhas mais retas, com formas mais definidas.

Lembre-se que ele aparecerá em muitas coisas

O seu logo vai estar presente em todos os materiais da sua empresa. Isso inclui redes sociais, site, panfletos, revistas, camisas, etc.

Diante disso, é importante que ele tenha um design flexível. Ou seja, ao criar seu logo, faça questão de garantir que ele não vai se distorcer facilmente ao ser reproduzido em diferentes materiais ou formatos.

Seu logo aparecerá em muitas coisas

Fonte: Freepik

Conte com a ajuda de um profissional

Se você se sente inseguro ao pensar em como criar um logo para a sua marca, talvez contratar um designer profissional seja a melhor opção. Você pode entrar em contato com uma agência de marketing digital.Agência IMMA, cuja equipe altamente qualificada terá prazer em lhe atender. Para saber mais, fale com a empresa e faça o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?