A importância de um bom logo para a sua marca

Muita gente não sabe, mas um bom logo para a sua marca é uma das primeiras coisas que qualquer empreendedor deve buscar. E por que isso? Porque o logo ajudar a compor e criar a identidade visual da marca. Ou seja, o logo representa a imagem que a marca ganha nas mentes dos clientes.

A importância de um bom logo para a sua marca

Fonte: freepik.

Assim, um logo é quase como o rosto da marca, a forma como ela se apresenta para o público. E isso pode influenciar muito suas vendas e sucesso, afinal, uma marca que não tem uma imagem convidativa pode passar despercebida no mercado.

Um bom logo para a sua marca requer simplicidade

Pense nos logos das grandes marcas e empresas, como o McDonald’s ou a Coca-Cola, por exemplo. Se reparar com atenção, você irá notar que nenhum deles é muito elaborado ou complexo. Não têm muitos elementos ou detalhes. Na verdade, são simples e diretos, fáceis de digerir e se lembrar de memória.

Um bom logo para a sua marca requer simplicidade

Fonte: freepik.

Isso é muito importante, pois um logo para a sua marca é, acima de tudo, uma forma de marcar a sua empresa aos olhos dos clientes. Você quer buscar um logo que diga quem você é de uma forma direta, para qualquer um poder compreender com uma olhada.

Procure buscar impacto

Não basta o logo ser simples. Afinal, se ele for simples e esquecível, não produzirá bons resultados. Assim, é essencial procurar torná-lo marcante e característico.

O objetivo é que qualquer pessoa que veja algo vagamente parecido com o seu logo lembre-se imediatamente dele, assim como qualquer um que veja um “M” amarelo lembra do McDonald’s. Na publicidade, é essencial se manter na mente do cliente, e um logo impactante pode te garantir isso.

Busque simplicidade no logo

Fonte: freepik.

Pense no fator da adaptabilidade

Um logo vai ter que estar em todos os materiais da sua empresa. Assim, ele precisa ser um símbolo capaz de funcionar tanto em formato impresso como no digital, e precisa ser capaz de funcionar com materiais diferentes (plástico, tecido, papel, etc). Ou seja, é necessário buscar um logo que funcione em múltiplos tamanhos.

Tome muito cuidado para nunca utilizar um material com um logo distorcido – isso é péssimo para a imagem da sua marca.

Tipos de logo

Existem três tipos principais de logos para você escolher. Vamos examiná-los e explicá-los um por um.

  • Logo textual: Esse é um tipo de logo que é grafado apenas por texto.
  • Logo iconográfico: Tipo de logo textual, que é agregado a um símbolo ou ícone.
  • Logo cartoonizado: Tipo de logo textual, que é agregado a um personagem que funciona como mascote da marca.

Assim, vale a pena você pensar com cuidado no que se encaixa melhor para a sua empresa. Isso vai depender muito do seu público-alvo e de que mercado você quer atingir. Uma empresa com serviços voltados para o público infantil, por exemplo, se beneficiaria muito com a escolha de um logo cartoonizado.

Procure um profissional

Diante de tudo que foi dito acima, você já deve ter percebido a extensão da importância de um logo para a sua marca. Por isso mesmo vale a pena ressaltar que o processo de criação de um logo deve ser feito com calma e cuidado, e nunca na pressa. É preciso levar em consideração, antes de qualquer coisa, como a sua empresa se define e como ela quer ser percebida, para então começar um processo de criação de logo.

A criação de logo deve ser feita por um profissional

Fonte: freepik.

Esse processo não pode e não deve ser feito por amadores. É um processo que deve ser colocado nas mãos de um designer qualificado, que possa criar uma identidade visual que represente a sua marca corretamente. Por isso, para criar seu logo, busque especialistas.

A Agência IMMA oferece o serviço de criação de logos, executado por designers gráficos profissionais e que realizam seu trabalho com excelência. Entre em contato com a gente!

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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