Muitas pessoas escolhem o caminho do empreendedorismo ao decidir o que fazer de suas vidas. No entanto, essa é uma escolha arriscada: estudos demonstram que 1 a cada 4 empresas no Brasil fecha antes de completar dois anos de atuação. Sendo assim, é preciso tomar cuidado e planejar cada etapa da criação da sua empresa com muita atenção. Para ajudar você nessa tarefa, separamos 5 dicas para começar o seu próprio negócio que vão ser fundamentais para a sua organização nesse momento. Confira!

O empreendedorismo é uma escolha arriscada: estudos demonstram que 1 a cada 4 empresas no Brasil fecha antes de completar dois anos de atuação

Fonte: Freepik

Conheça o seu público-alvo

Uma das principais dicas para começar o seu próprio negócio que podemos citar é que você precisa conhecer o seu público-alvo. Afinal, na hora de criar qualquer coisa para vender, você precisa, antes de mais nada, saber para quem você está vendendo.

Desse modo, ao idealizar a sua empresa, pense no que ela vai oferecer e se pergunte quem é o cliente que precisa daquele serviço. Faça a você mesmo perguntas como: qual é o gênero desse cliente? Qual é a sua idade? Onde ele mora? Quais são seus hobbies, gostos, dificuldades? Tudo isso vai servir para você montar o perfil do seu cliente ideal, que vai ser a sua persona de marketing.

A persona de marketing vai orientar todas as ações da sua empresa. Por isso, é muito importante que você tenha ela clara na sua mente desde o início.

Leia também: Estratégias para aumentar vendas de pequenas empresas

Elabore um plano de negócios

Empreender sem um plano de negócios é uma atitude que beira o irresponsável. Isso porque, se você está criando uma empresa, é fundamental que você tenha em mente como ela deve funcionar e que conheça a estrutura operacional dela como a palma da sua mão. Também é essencial ter um plano financeiro detalhado para você saber qual é o total do seu investimento, quais são os custos com os quais você terá que arcar, etc. Lembre-se que imprevistos podem acontecer, mas o melhor é tentar estar preparado para qualquer situação.

É essencial ter um plano financeiro detalhado para você saber qual é o total do seu investimento

Fonte: Freepik

Conheça a sua área e faça contatos

Para ingressar em uma área do mercado como empresário, você precisa saber como aquela área funciona, quais são suas especificidades, quais são as empresas mais bem-sucedidas no ramo, etc. Saber tudo isso é importante para aprender o máximo possível para começar o seu próprio negócio.

Além disso, essa etapa do conhecimento também é boa para fazer contatos com pessoas da sua área de atuação. Mesmo que você não vá usar esses contatos agora, eles sempre podem ser úteis no futuro. Por isso, não subestime a importância do networking.

Saiba mais: Marketing de conteúdo para pequenas empresas

Uma das melhores dicas para começar o seu próprio negócio é pesquisar a legislação

Sua empresa não irá longe se seu funcionamento não estiver dentro da lei. Sendo assim, pesquise para saber tudo o que você precisa para abrir o seu negócio, incluindo licenças, alvarás, certificados, etc. Tudo isso fornece credibilidade e estabilidade à sua empresa, que pode, assim, se colocar dentro do mercado da melhor maneira possível.

Pesquise para saber tudo o que você precisa para abrir o seu negócio

Fonte: Freepik

Invista em marketing digital

O marketing digital é o melhor amigo dos empreendedores. Afinal, a internet é uma ferramenta acessível e que oferece inúmeras possibilidades para fazer o seu negócio crescer. São muitas as ferramentas que estão à sua disposição, e saber fazer uso delas pode ser o que realmente vai impulsionar o desenvolvimento da sua empresa.

No entanto, muitas vezes, esse universo pode parecer complexo para quem é iniciante no assunto. Por isso, uma das melhores dicas para começar o seu próprio negócio que podemos citar é: contrate uma agência de marketing digital para administrar essa área da sua empresa. Desse modo, você conta com a ajuda de profissionais, como a Agência IMMA. Entre em contato com a empresa e faça o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?