Fazer marketing de conteúdo para pequenas empresas é essencial para garantir o crescimento. Mesmo assim, muitos empresários ainda subestimam o marketing de conteúdo e acham que podem firmar uma presença online sem ele. Não cometa esse erro. Nesse artigo, vamos explicar tudo sobre a importância do marketing de conteúdo para pequenas empresas.

Marketing de conteúdo para pequenas empresas

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O que é marketing de conteúdo

marketing de conteúdo é uma modalidade de marketing digital. A ideia, como o nome já diz, é produzir conteúdo para atrair um tipo específico de cliente. Sendo assim, é um marketing direcionado a um segmento específico do mercado.

Há muitos formatos de marketing de conteúdo. O mais comum é o texto, na forma de artigos para blogs, mas você também pode usar formatos mais inovadores como vídeosebooks, ou podcasts.

Como fazer marketing de contéudo para pequenas empresas

Sendo assim, como usar o marketing de conteúdo para pequenas empresas? A princípio, pode parecer meio assustador, mas na verdade existem muitas formas de dar início a uma estratégia de conteúdo.

Como fazer marketing de contéudo para pequenas empresas

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Para começar, você precisa entender que o marketing de conteúdo é um marketing direcionado. Como já dissemos, ele busca atrair um tipo específico de cliente.

Ess tipo de cliente é elaborado através da construção de um perfil abstrato que é chamado de persona de marketing. Por isso, uma das primeiras coisas que você precisa aprender é como criar uma persona de marketing.

O ideal é que você encontre todos os dados que podem ser úteis para criar esse personagem. Como exemplo, podemos imaginar que uma persona para uma agência de marketing digital seria: Gabriela, 29 anos, moradora da zona norte do Rio de Janeiro, dona de uma pequena empresa de móveis.

O ideal é que você encontre todos os dados que podem ser úteis para criar esse personagem

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Assim você precisa de dados como nome, idade, gênero, localização, etc. Depois, uma vez que você tenha a sua persona, a próxima coisa que você vai se perguntar é como criar conteúdo para o seu ciente ideal.

Como criar conteúdo para clientes de pequenas empresas

Para aplicar marketing de conteúdo para pequenas empresas, é necessário que você seja criativo e tenha uma produção consistente. Isso porque um dos objetivos da criação de conteúdo é que, aos poucos, os usuários passem a ver a sua marca como uma autoridade na sua área. Esse tipo de respeito contribui para a fidelização do cliente.

A ideia é que você pense em problemas que podem atingir a sua persona

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Sendo assim, é preciso que o seu conteúdo seja sempre relevante e informativo. A ideia é que você pense em problemas que podem atingir a sua persona, problemas que a levariam a usar o Googlee providencie soluções para esses questionamentos.

Então, por exemplo: Gabriela, a persona que citamos acima, trabalha com venda de móveis. Se a sua empresa fosse uma agência de marketing digital, e você quisesse atrair Gabriela para o seu negócio, seria interessante escrever um artigo como “como aumentar suas vendas com o marketing digital”. Como esse artigo seria relevante para os interesses de Gabriela, é provável que, se ela o encontrasse, ela clicasse e lesse o texto, entrando em contato com a sua empresa.

Se o seu conteúdo não for acompanhado de um bom trabalho de SEO, ninguém vai ler

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Finalmente, lembre-se sempre de que, principalmente no caso do marketing de conteúdo para pequenas empresas, a otimização é essencial. Se o seu conteúdo não for acompanhado de um bom trabalho de SEO, ninguém vai ler.

Terceirize a produção de conteúdo para a sua empresa

No fim das contas, para saber tudo que puder sobre marketing de conteúdo para pequenas empresas, você precisa entrar em contato com profissionais do marketing digital. Uma boa opção é a Agência IMMA. Trabalhamos em conjunto com você para criar a melhor estratégia de conteúdo para a sua empresa. Entre em contato com a gente!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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