De acordo com dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), dos 6.4 milhões de estabelecimentos do Brasil, 99% são micro e pequenas empresas. Essa é uma quantidade enorme de empreendedores que decidiram arriscar ao abrir seus pequenos negócios. No entanto, empreender é um ato cheio de riscos, e, portanto, é necessário estar sempre atento a formas de melhorar os resultados da sua marca. Por isso, nesse texto, separamos algumas estratégias para aumentar vendas de pequenas empresas, para ajudar você nessa empreitada. Venha com a gente e confira!
Principais estratégias para aumentar vendas de pequenas empresas
O Sebrae também determinou, através de pesquisas na área, que quase 50% das pequenas empresas brasileiras fecham as portas antes de completarem 4 anos. Diante disso, como evitar que a sua empresa acabe fazendo parte dessa estatística? Vejamos, a seguir, algumas dicas que podem fazer toda a diferença no seu sucesso comercial.
Saiba para quem você está vendendo
Conhecer o seu público-alvo é uma ótima maneira de descobrir que passos você deve tomar para agradar essa audiência. E, para isso, é preciso que você reflita sobre o que a sua marca oferece e que tipo de pessoa poderia ter interesse nisso.
A partir daí, você vai traçar o perfil de um cliente ideal, que será a sua persona de marketing. Faça a você mesmo algumas perguntas: Qual é o gênero dessa cliente? Quantos anos ele tem? Quais são seus problemas, suas aflições? E, acima de tudo, como os seus produtos e serviços podem ajudá-lo a lidar com esses obstáculos?
As respostas para essas perguntas vão determinar o que a sua empresa tem para oferecer e para quem. Esse é o primeiro passo para ter uma compreensão estratégica que vai alavancar o seu negócio.
Aposte em um bom atendimento
O cliente gosta de ser visto como um indivíduo, não como um portador de carteira. Sendo assim, durante todo o seu atendimento, mostre que a sua empresa tem interesse em resolver os problemas daquela pessoa, e não apenas em obter o seu dinheiro.
Desse modo, você pode melhorar muito a experiência do cliente com a sua marca. E isso é um ponto-chave para garantir que uma pessoa não apenas compre com você uma vez, mas volte no futuro para comprar outras vezes.
Cuide da sua equipe de vendas
Sua equipe de vendas deve ser bem treinada e preparada para lidar com suas tarefas. Para isso, é importante que você ofereça um treinamento qualificado aos seus funcionários, que possa aprimorar as abordagens feitas aos clientes.
Além disso, é preciso ressaltar que um bom ambiente de trabalho é o segredo para uma alta produtividade. Por isso, procure manter um clima amistoso entre a equipe, e seja flexível e humano em todas as suas decisões. Um funcionário que se sente valorizado pela empresa trabalha de forma muito mais eficiente do que uma pessoa pressionada e estressada.
Invista em marketing digital
Hoje em dia, as tecnologias fazem parte de nossas rotinas. Sendo assim, incorporar ferramentas digitais no seu plano de marketing é uma das melhores estratégias para aumentar vendas de pequenas empresas que existe.
Mas como empresário, é natural que você não tenha muito tempo de cuidar desse setor de marketing digital, ocupado em administrar outras áreas da empresa. Por isso, vale a pena contratar uma agência de marketing digital e deixar esse trabalho nas mãos de profissionais da área.
A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção para cuidar do marketing digital da sua empresa. Seus serviços incluem diversas ferramentas de marketing digital e são executados com profissionalismo e qualidade. Quer saber mais? Entre em contato e faça o seu orçamento!