Olhar para os resultados do Inbound Marketing em 2016 pode ajudar a tomar decisões inteligentes em 2017. É por isso que sempre devemos ficar atentos a dados e pesquisas para saber o que vem acontecendo e criar a melhor estratégia digital possível. Confira 12 estatísticas sobre Inbound Marketing de 2016 para ajudar na sua estratégia de 2017.

12 estatísticas sobre Inbound Marketing

A pesquisa anual “State of Inbound”, do Hubspot, fornece dados abrangentes sobre atitudes e comportamentos dos profissionais de marketing. Cada ano, mais de 4.000 empresas e marcas de todo o mundo, que trabalham com B2B, B2C e sem fins lucrativos, oferecem suas opiniões sobre várias questões de marketing e ajudam a gerar um dos mais completos relatórios sobre a área.

Veja 12 estatísticas sobre inbound marketing de 2016 para ajudar na sua estratégia de 2017

  1. Mais empresas estão investindo em inbound marketing: para 73% das empresas e marcas pesquisadas, inbound marketing é a abordagem principal para o marketing. Em comparação, 24% delas defendem principalmente as estratégias de outbound, e 3% não souberam opinar.
  1. Geração de leads é a principal prioridade de marketing: 74% dos entrevistados disseram que converter os contatos em leads e clientes é prioridade máxima. Seguido pelo aumento do tráfego do site (54%), aumento da receita dos clientes existentes (47%) e melhorar o ROI das atividades de marketing (42%).
  1. Melhorar o SEO é a principal prioridade do inbound: 66% dos entrevistados contaram que melhorar o SEO como a estratégia de inbound marketing é o mais importante. Seguido de criação de conteúdo para blog (60%), distribuição de conteúdo (54%) e automação de marketing (44%).
  1. Principais prioridades: uma das estatísticas sobre Inbound Marketing é que a maioria das marcas e empresas (70%) demonstraram estarem focadas no fechamento das vendas. Outras prioridades incluem a melhora do funil de vendas (47%), a redução da duração do ciclo de vendas (31%) e a venda social (28%).

12 estatísticas sobre inbound marketing de 2016 para ajudar na sua estratégia de 2017

  1. Prospecção é o maior desafio para os representantes de vendas: Estatísticas sobre Inbound Marketing mostram que 33% dos entrevistados escolheu esta opção. 71% dos representantes de vendas dizem que eles conhecem pouco ou não estão nada familiarizados quando se trata de realizar prospecções.
  1. A maioria dos profissionais de marketing acha que a estratégia de marketing de sua empresa é eficaz: 61% das pessoas responderam “sim” quando perguntadas se a estratégia de marketing da organização na qual trabalham é eficaz. Em contrapartida, 39% sentem que ela não é.
  1. As organizações que trabalham com inbound marketing são 4 vezes mais propensas a classificar sua estratégia como altamente eficaz: 81% das empresas que dependem principalmente de inbound marketing consideram-se altamente eficazes, em comparação com apenas 18% daquelas para quais o outbound é a estratégia principal.
  1. Para profissionais de marketing, práticas de inbound fornecem leads de melhor qualidade: para 59% dos entrevistados, as estratégias de inbound fornecem as melhores ligações, enquanto apenas 17% atribuem seus melhores leads as práticas de outbound. Os representantes de vendas, por outro lado, sentiram que seus melhores clientes em potencial eram ou autoalimentados (38%) ou vieram de referências (36%).

O que é Inbound Marketing? Saiba como usar para sua empresa

  1. Os comerciantes que calculam o ROI são 1,6 vezes mais propensos a ver aumentos do orçamento: 49% dos comerciantes capazes de vincular as estratégias de marketing com o ROI, perceberam um aumento em seus orçamentos de marketing. Em comparação com 30% para aqueles que não calculam o ROI. Além disso, 72% daqueles que calculam ROI sentiram que suas estratégias de marketing foram eficazes.
  1. Empresas de comércio eletrônico e agências de marketing são mais suscetíveis em confiar no inbound marketing: de todas as empresas pesquisadas, o comércio eletrônico (89%) e o marketing (84%) foram as que mais relataram inbound como sua principal estratégia de marketing. Cuidados com a saúde e indústrias e fábricas, ambos com 39%, foram os menos prováveis.
  1. Os comerciantes sentem que a publicidade paga é a tática de marketing mais superestimada: independente da técnica de marketing que a empresa ou marca declara usar, todas concordaram que a publicidade paga é uma tática exageradamente valorizada.
  1. As mídias sociais continuam a dominar os canais de distribuição de conteúdos: quando questionados sobre os canais de distribuição de conteúdo que planejam adicionar ao longo do próximo ano, as estatísticas sobre Inbound Marketing mostraram que os três primeiros lugares foram para as plataformas de mídia social. O YouTube (48%) em primeiro lugar, Facebook (39%) em segundo e Instagram (33%) em terceiro.

Essas estatísticas só mostram o poder do Inbound Marketing como estratégia digital para as empresas nos dias atuais. Não é fácil, nós sabemos, mas ainda não é caro. Quando todos os seus concorrentes estiverem fazendo, pode ter certeza de que correr atrás do prejuízo terá um preço bem mais salgado a se pagar.

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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