Como fazer inbound marketing para Instagram?

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
12/10/2020
Gestão de Mídias Sociais | Inbound Marketing | Marketing de Conteúdo

Como fazer inbound marketing para Instagram? Essa é uma pergunta crucial para qualquer empresário que queira criar uma presença online para a sua marca. Isso porque o inbound marketing é uma parte integral do marketing digital, e a maior parte desse tipo de marketing se dá em espaços como as mídias sociais.

Desse modo, o Instagram é um veículo de muita importância, que pode ser de grande ajuda para acumular mais clientes para uma empresa. Por isso, neste artigo, vamos explicar como funciona o inbound marketing no Instagram e dar algumas dicas para você usar essa estratégia a seu favor. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Como fazer inbound marketing para Instagram?

Entenda como fazer inbound marketing para Instagram com essas dicas simples

O termo inbound marketing vem do inglês e significa “marketing da atração”. O objetivo dessa modalidade publicitária é fazer com que o cliente vá até a marca e não o contrário. Sendo assim, é importante pensar em estratégias de marketing digital que efetivamente despertem o interesse do usuário sem tentar, necessariamente, vender um serviço ou um produto.

E o Instagram é uma ótima plataforma para isso, sendo uma das redes sociais mais populares no mundo e no Brasil. Podemos até mesmo classificar essa rede social como uma das maiores vitrines do mundo, pois a mesma conta com 1 bilhão de usuários ativos mensais, sendo meio bilhão ativo por dia na plataforma.

Marketing de conteúdo no instagram

Diferentemente do Facebook, o Instagram é uma rede social em ascensão e a taxa de usuário não para de subir. Por isso, ter sua empresa na plataforma e gerar engajamento é fundamental para o sucesso em vendas e em clientes.

A seguir, então, vamos apresentar algumas dicas para fazer inbound marketing para Instagram. Confira!

Diversifique o seu conteúdo

O Instagram é uma plataforma voltada para o compartilhamento de conteúdo visual. Mas não é por isso que você não pode diversificar a sua estratégia de marketing de conteúdo neste espaço, por exemplo: você pode utilizar recursos como o IGTV, no qual é possível criar vídeos para postar na plataforma. Esses vídeos são uma possibilidade promissora para diversificar a sua produção de conteúdo. Isso porque um vídeo é um conteúdo visual mais dinâmico, que, às vezes, chama mais a atenção de um usuário do que uma imagem.

Essa também é uma possibilidade de gerar engajamento e interação com seus seguidores. Assim como o IGTV, a ferramenta de Live também é uma ótima opção para manter proximidade do seu cliente. Dessa forma você humaniza sua empresa e cria um laço emocional com os consumidores.

Use as hashtags com moderação

Fonte: freepik.

Outra ferramenta bem nova que proporciona uma oportunidade de atrair leads é o Instagram Reels. Por meio dessa ferramenta é possível fazer vídeos curtos, quase todos contendo material bem humorado (mas não é uma regra). Utilizar o Reels, por ser novo, mostra o quão engajada está sua empresa e dá mais variedade de conteúdo para os seguidores.

Mas é importante salientar que manter o Instagram ativo com conteúdos de diversas ferramentas pode ser uma estratégia perigosa. É ótima se for bem executada, mas perigosa pelo fato de que muitas ferramentas necessitam de uma variedade de conteúdos de qualidade. Se seu conteúdo for repetitivo e irrelevante, o uso de todas as ferramentas será em vão.

Faça uso das hashtags

Além de gerar engajamento entre os trend topics, as hashtags são usadas no Instagram para facilitar a busca por imagens relacionadas a um determinado assunto. Assim, se você quer atrair mais usuários para o perfil da sua marca, é fundamental utilizar essa ferramenta, que é ótima para direcionar o conteúdo de acordo com as tendências, necessidades e desejos de determinados seguimentos relacionados a sua marca.

Como as hashtags melhoram sua presença na mídia social

Isso não significa que você precisa encher todos os posts que você fizer de inúmeras hashtags. Ao invés disso, procure dar prioridade para hashtags que sejam relevantes para o assunto da postagem, e colocá-las em um comentário, ou no final da legenda do post. Dessa forma, a sua legenda não fica lotada de hashtags aleatórias, o que pode gerar uma poluição visual no post.

O Instagram recomenda que se use entre duas e três hashtags por postagem, justamente porque a ideia é direcionar o conteúdo para um nicho específico e muitas hashtags atrapalham esse direcionamento. Além disso, o uso exagerado da ferramenta deixa a postagem poluída e nada agradável aos olhos do consumidor, como dito anteriormente.

Poste imagens de qualidade

Este ponto pode parecer básico, mas é importante frisá-lo mesmo assim: Para atrair usuários em uma plataforma visual como o Instagram, você precisa ter conteúdo visual de qualidade para destacar. Isso significa que as suas postagens devem ser esteticamente agradáveis e coerentes com a imagem que você quer passar da sua marca. Sendo assim, é fundamental investir em um bom serviço de design gráfico para a criação dos posts de Instagram da sua empresa.

De nada vai adiantar bom direcionamento, conteúdo relevante e um plano de comunicação bem estruturado se a informação visual não for agradável, pois é ela quem vai captar o interesse do lead e uma boa arte precisa ser convidativa e levar o público até a sua página para gerar interação. Afinal, essa é a vertente do inbound marketing, atrair e gerar uma relação emotiva com o consumidor com o objetivo de fidelizar o mesmo.

Agência de Gestão de Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência de marketing digital para montar uma estratégia de inbound marketing

Se você não sabe como fazer inbound marketing para Instagram, é melhor não tentar dar conta dessa tarefa sozinho. Às vezes, contratar especialistas para ajudar na montagem de uma estratégia pode produzir resultados muito melhores.

Desse modo, é uma boa ideia contratar uma agência de marketing digital para criar uma estratégia de inbound marketing direcionada ao Instagram da sua marca. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma boa opção, contando com uma equipe altamente qualificada que oferece diversos serviços de marketing online. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa! Os resultados são incríveis quando o planejamento está em boas mãos.

 

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