Aplicação do Inbound Marketing em uma empresa B2B

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
10/10/2020
Inbound Marketing | Marketing Digital

Você sabe qual é a aplicação do inbound marketing em uma empresa B2B? Se você tem interesse em marketing digital, com certeza já ouviu falar da importância do inbound marketing. Afinal, essa é a modalidade de marketing mais eficiente para fazer uma empresa crescer através da internet. Mas é claro que, para obter resultados ainda melhores, o ideal é adequar estratégias às necessidades do seu tipo de negócio.

Sendo assim, é importante saber como essa modalidade de marketing se aplica ao seu tipo de empresa, seja ela uma empresa B2B ou uma empresa B2C. Por isso, neste artigo, vamos explicar como fazer inbound marketing para B2B. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Aplicação do Inbound Marketing em uma empresa B2B

Entenda a aplicação do Inbound Marketing em uma empresa B2B – Conceito:

O primeiro passo para entender o inbound marketing para B2B é compreender o significado de ambos os conceitos. Comecemos, então, pelo inbound marketing.

Inbound marketing é um termo em inglês cuja tradução em português é “marketing da atração”. Trata-se de uma modalidade de marketing que, diferentemente do marketing tradicional, tem o objetivo de atrair o cliente até a marca de forma sutil e indireta por meio da produção de conteúdos relevantes para o segmento e que gerem engajamento.

Comércio B2B e B2C

Ou seja, o inbound marketing não adota uma postura interruptiva de falar diretamente com o usuário para tentar vender alguma coisa. Ao invés disso, ele oferece algo, normalmente um conteúdo, que faz com que o usuário vá até a marca, dando início a uma relação entre a empresa e um possível consumidor.

É importante frisar que todo o conteúdo utilizado para atrair o público deve ser precisamente estudado e planejado para que gere interesse entre o público alcançado. Como esse conceito está diretamente ligado ao marketing de segmento, todo o material necessita ser produzido com base em uma análise dos assuntos mais relevantes para determinado nicho.

O inbound marketing também faz parte da estratégia do Funil de Vendas, principalmente na primeira etapa do funil. Esse conceito abraça a ideia de atrair o público e trabalhar a relação criada para tornar os leads em potencial de compra. Após essa fase de compra, o funil usa outras técnicas a fim de manter contato com o cliente e fidelizá-lo, para que a compra não seja superficial, apenas uma compra… as relações emotivas entre empresa e consumidor são fundamentais para a construção da marca.

Sabemos, então, o que é o Inbound Marketing. Mas e B2B?

Essa sigla também vem do inglês, e significa “Business To Business”, ou, em português, “empresa para empresa”. Ela se refere a empresas que tem como público outras empresas, vendendo, portanto, para empresários que, por sua vez, lidam com clientes finais. Por exemplo: Uma empresa que fabrica peças de carro e vende para uma outra empresa que monta carros é uma empresa B2B, enquanto que a outra é uma B2C (“Business To Consumer”, ou “empresa para cliente”). 

Sendo assim, para saber como fazer inbound marketing para B2B, é preciso primeiro entender que o público de uma empresa B2B não é o mesmo que o de uma empresa B2C. Empresários buscando por serviços ou produtos necessários para seus negócios são muito mais seletivos do que consumidores finais, e possuem muito mais conhecimento técnico sobre a área em questão. 

Estratégias para usar vídeos no marketing de conteúdo para comércio B2B

E é aí que surge o problema: Como usar o inbound marketing para atrair esse público? A resposta é prezar por um bom uso do marketing de conteúdo.

A produção de conteúdo é, como já foi dito anteriormente, crucial para o funcionamento do inbound marketing. Afinal, é o conteúdo que atrai o usuário até a empresa. E, por isso, se a ideia é atrair um usuário que sabe mais sobre os assuntos abordados, o conteúdo deve ser criado com isso em mente.

Em outras palavras, o inbound marketing para B2B requer uma produção de conteúdo mais sofisticada, que trabalhe com assuntos relevantes para especialistas. Neste tipo de produção, é fundamental usar fontes que tragam embasamento para o seu argumento. Dessa maneira, você se estabelece como autoridade, o que é crucial para atrair clientes B2B, que buscam o melhor tipo de serviço possível para as suas empresas.

Marketing digital e Inbound Marketing

A proposta é investir muito em pesquisa de conteúdos e dados que possam embasar artigos e artes completas, com uma linguagem bem técnica, que dê a impressão de que sua empresa é série e tem conteúdos relevantes formados por materiais ricos em informação.

O objetivo, neste caso, é se tornar referência no seu segmento, mostrar que sua empresa sabe o que está falando e que não tem outra tão boa quanto no mercado. É um pouco do conceito de patamar elevado. Uma empresa só vai escolher outra para comprar serviços e materiais quando a mesma se mostrar completa e séria. Essa análise é feita porque nenhuma empresa quer ser prejudicada por conta de um serviço mal prestado ou um material mal produzido.

Agência de Gestão de Marketing de Conteúdo

Por isso existe essa relação do inbound marketing em uma empresa B2B. Por ser um segmento estratégico novo no mercado de marketing, o inbound tem diversas aplicações que ainda não são totalmente conhecidas, por isso existem dúvidas a seu respeito. Sua relação com a empresa B2B ainda tem muito a ser explorado e debatido.

Então, fique de olho nas novidades estratégicas do marketing, que sempre se adaptam ao novos tempos e com o surgimento de novas tecnologias de comunicação e disseminação de conteúdos. Estar sempre atualizado é essencial para quem quer se destacar no mercado comercial.

Monte uma estratégia de inbound marketing com a ajuda de uma agência de marketing digital

Agora que você já sabe como fazer inbound marketing para B2B, é hora de colocar isso em prática. E a melhor maneira de montar qualquer estratégia de marketing online é com a ajuda de uma empresa especializada em inbound marketing e marketing de conteúdo. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato conosco e faça já um orçamento para a sua empresa. Não perca essa oportunidade de fazer sua empresa crescer!

Veja também