4 vantagens das redes sociais na estratégia de marketing digital

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
08/10/2020
Gestão de Mídias Sociais | Marketing de Conteúdo

Você já pensou em quais são as vantagens das redes sociais na estratégia de marketing digital? Ao pensar em montar uma estratégia de marketing digital para a sua marca, é importante pensar em que instrumentos usar. Afinal, o que não falta na internet são ferramentas que podem ser usadas para a publicidade. E, dentre essas ferramentas, as mídias sociais são talvez algumas das mais populares. Mas vale a pena investir neste tipo de recurso para o seu plano de marketing online?

Neste artigo, vamos tentar responder a essa pergunta apresentando as 4 principais vantagens das redes sociais para uma estratégia de marketing digital. Continue com a leitura para descobrir que vantagens são essas!

Vantagens das redes sociais na estratégia de marketing digital

Fonte: freepik.

Conheça as 4 principais vantagens das redes sociais na estratégia de marketing digital

Estar presente nas redes sociais, hoje em dia, é quase sinônimo de estar presente na internet. Plataformas como o Facebook, o Instagram, o Twitter ou o Youtube se tornaram parte do dia a dia de grande parte das pessoas, que não imagina passar 24 horas sem acessar pelo menos um destes sites, seja para manter contato com amigos ou para se manter atualizado com relação às notícias do mundo. 

Por conta disso, não é de se espantar que empresas passem a ver esses espaços como locais de grande potencial para o marketing digital. Mas as redes sociais são realmente efetivas neste ponto? A seguir, vamos apresentar alguns benefícios que elas podem trazer para a sua estratégia de marketing online, para ajudar a encontrar a resposta para essa pergunta. Confira!

Construção de identidade visual

As primeiras grandes vantagens das redes sociais na estratégia de marketing digital são as oportunidade de realizar a construção de uma identidade visual é uma forma da sua marca se destacar no mercado. Isso porque ter estratégias fortes de design gráfico cria uma estética única da empresa, o que faz com que ela se torne memorável aos olhos do público.

E as redes sociais são ferramentas muito propícias para construir uma identidade visual. Nestes espaços, há muitos recursos de comunicação gráfica que podem ser usados para criar uma imagem consistente de uma marca. Assim, é uma oportunidade boa para a construção de uma estética coerente.

Uso das redes no marketing digital

Alcance

O alcance proporcionado pelas redes sociais é uma das maiores vantagens que elas oferecem para o marketing digital. Afinal, são milhares de pessoas acessando essas redes todos os dias, o que torna essas ferramentas uma das maiores vitrines do mundo no quesito marketing e publicidade. Assim, estar presente nelas aumenta as chances de mais usuários descobrirem a existência da sua marca e se interessarem por ela.

Investir em campanhas nas redes sociais é fundamental para alavancar a visibilidade do seu negócio. Interagir com o público, divulgar informações, anunciar promoções e compartilhar conteúdo são as principais atividades inclusas no planejamento de comunicação da sua empresa. Quando você investe nessa área, o alcance das suas campanhas será absurdamente maior, basta apenas pensar e produzir de maneira correta o seu plano de marketing.

Não faça postagens aleatoriamente

Fonte: freepik.

Pesquisa

As mídias sociais são lugares onde as pessoas compartilham suas opiniões e pensamentos. Desse modo, tornam-se excelentes lugares para pesquisar a respeito do que o seu público-alvo deseja. Você pode não só observar como as pessoas estão falando da sua marca, como também entender o que os seus clientes querem do mercado como um todo, e o que está faltando da parte das empresas na sua área de atuação. Tudo isso contribui para a criação de estratégias de marketing digital mais efetivas.

Aproveite datas comemorativas

Fonte: freepik.

Contato

Uma das vantagens das redes sociais na estratégia de marketing digital é que elas são feitas para a interação, é possível usá-las para construir relacionamentos mais próximos com os seus clientes. Isso faz com que eles criem vínculos com a empresa, o que é fundamental para o processo de fidelização do cliente.

Neste ponto, é importante observar que as redes sociais servem para o marketing digital como ferramentas que proporcionam interação e troca de informações entre marcas e público em geral. Esse tipo de interação auxilia, não só a fidelização dos clientes, mas também para que possam ser feitas pesquisas de satisfação, o que ajuda a marca a levantar acertos e erros em sua estratégia de comunicação.

Uma empresa mais humana

Outras vantagens das redes sociais na estratégia de marketing digital que podemos destacar são as oportunidades de proximidade proporcionada pelas interações nas redes sociais ajudam a criar uma imagem mais humana da sua marca. Podemos pegar como exemplo a Netflix, que criou um personagem nas redes sociais que interage integralmente com os clientes e se tornou quase um melhor amigo da maioria.

Esse tipo de interação também gera uma série de memes e postagens que viralizam. Todos saem ganhando, a marca pela demonstração de proximidade com o público e a disseminação de que é uma empresa humana; e o público pelo atendimento e troca de confiança que recebe.

Netflix e as vantagens das redes sociais no marketing digital

Fonte: twitter.com/NetflixBrasil

Torna sua empresa mais acessível

Fazendo uma análise da relação entre consumidor e marca desde o início da era capitalista, é nítido como o nível de proximidade entre público e empresa aumentou exponencialmente desde o surgimento da internet. Isso se dá pelo fato de que no século passado, as ferramentas disponíveis para que um consumidor entre em contato com uma marca eram infinitamente menores.

Além disso, existe uma mudança de comportamento e mentalidade por parte das empresas, que não se importavam com a opinião do consumidor e hoje tem no cliente uma peça fundamental nas tomadas de decisão da marca.

Estar disponível nas redes sociais gera interesse do público, que vê na sua empresa uma empresa aberta a novidades e que sabe reconhecer os erros. E essa é uma das principais vantagens das redes sociais na estratégia de marketing digital.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Use as redes sociais a favor da sua marca com a ajuda de uma agência especializada

Agora que você já conhece as 4 principais vantagens das redes sociais para uma estratégia de marketing digital, é hora de incorporar essa ferramenta na sua estratégia. E, para fazer isso, o ideal é contar com a ajuda de uma agência voltada ao marketing online. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

 

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