A fidelização do cliente é um assunto muito mencionado em blogs e artigos que falem a respeito de jornada de compra e inbound marketing. Mas você sabe por que ela é importante? Neste artigo, falaremos um pouco sobre o assunto para explicar a importância da fidelização do cliente. Continue lendo para descobrir!
O que é a fidelização do cliente
Primeiramente, é necessário entender o que é a fidelização do cliente. E antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer que “fidelização” e “compra” não são sinônimos. Ou seja, nem todo cliente que realiza uma compra com a sua marca pode ser considerado um cliente fidelizado.
E como classificar esse tipo de cliente? Aqui, a palavra-chave é relacionamento. Porque é isso que a fidelização do cliente busca: a construção de um relacionamento entre o consumidor e a marca, marcado pela confiança, a afeição e a lealdade. Com isso, nesse tipo de relacionamento, o cliente acredita na mensagem da empresa, defende-a se for necessário e pode inclusive recomendá-la para parentes e amigos. Essa é a meta final da fidelização.
Entendendo a importância da fidelização do cliente
Uma vez que você já saiba o que é a fidelização do cliente, é hora de entender por que isso é tão importante para o crescimento da sua empresa. E existem muitos fatores que influenciam nisso. Dessa maneira, vejamos, então, um por um.
Um cliente fidelizado volta para comprar de novo
Essa é talvez o motivo mais óbvio para a fidelização do cliente ser tão importante, mas não custa nada pontuar mesmo assim: Um cliente fiel compra múltiplas vezes, retornando para a sua empresa mesmo depois da primeira compra. Desse modo, ele não requer o mesmo convencimento que um cliente novo, o que significa vendas muito mais fáceis.
É mais fácil prever a receita
A receita de vendas de uma marca pode ser muito inconstante e imprevisível. No entanto, clientes fiéis ajudam a tornar essa taxa mais estável ao comprarem regularmente. Isso gera uma certa segurança para a sua empresa.
O feedback é confiável
Com clientes fidelizados, é possível obter sempre um feedback honesto. Como esses clientes são pessoas que já conhecem a sua marca e sabem como os seus serviços e produtos funcionam, eles estão em uma posição perfeita para apontar quando uma estratégia sua vai muito bem ou muito mal.
Sendo assim, é importante valorizar esse feedback. Deixe canais de comunicação abertos para ouvir as opiniões dos seus clientes. Para o relacionamento entre vocês, é ainda melhor, pois o consumidor passa a sentir que está sendo ouvido e que você se importa com a opinião dele.
Clientes fidelizados compram mais
Além de comprar mais de uma vez, clientes fidelizados tendem a fazer compras maiores. Isso significa que, ao fidelizar um cliente, você pode aumentar muito a sua receita em potencial, pois ele se sentirá confortável para comprar cada vez mais da sua marca.
A fidelização favorece o marketing boca a boca
Cientes fidelizados indicam a sua marca para outras pessoas. Esse é o famoso marketing boca a boca, que tem um valor imenso na hora de adquirir novos clientes para a sua empresa. Lembre-se: 92% das pessoas confiam mais em recomendações de parentes ou amigos do que em anúncios.
Dê início a esse processo com a ajuda de uma agência especializada
Se você já entende qual é a importância da fidelização do cliente, é hora de dar início a esse processo com os consumidores da sua marca. E, para isso, é melhor contar com a ajuda de uma agência especializada, como a Agência IMMA. Voltada para o marketing digital, a IMMA está preparada para ajudar o seu negócio a crescer. Quer saber mais? Entre em contato e faça um orçamento para a sua empresa!