No ano passado, o marketing digital passou por grandes mudanças devido as mídias sociais, ao aumento da popularidade dos vídeos ao vivo e avanços na análise preditiva, apenas para citar alguns exemplos. Mas, como você provavelmente já sabe, a paisagem do marketing digital está em constante mudança. Por isso, veja algumas tendências de marketing digital que você precisa conhecer.
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A internet mudou a forma como o marketing funciona. Agora, os clientes exigem uma experiência mais personalizada e orgânica que a publicidade tradicional não pode fornecer. O uso extensivo de bloqueadores de anúncios e intolerância geral a publicidade proeminente mostra que as empresas precisam aproveitar melhor o conteúdo orgânico, big data, streaming em tempo real, mensagens instantâneas e outros avanços tecnológicos em sua estratégia de marketing.
Olhando positivamente, essas estratégias de marketing não são apenas eficientes, mas também custam muito menos do que formas tradicionais de publicidade. E as empresas ainda podem ser usadas para coletar informações sobre o que funciona e o que não funciona em suas campanhas online. Assim, torna-se mais fácil prever tendências de marketing digital e desenvolver estratégias rapidamente.
Veja algumas tendências de marketing digital que você precisa conhecer
1. O conteúdo permanecerá em seu trono
O conteúdo ainda é rei no mundo do marketing digital, especialmente para as empresas que encontraram em estratégias de conteúdo seu principal canal de crescimento. Conteúdo atrai leads e clientes e é considerado importante para quem busca aumentar o ROI.
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De acordo com um estudo realizado pela Smart Insights, cerca de metade de todos os comerciantes afirmam que o marketing de conteúdo retorna um ROI significativo. No entanto, precisamos ter em mente que, para que o marketing de conteúdo funcione, as empresas precisam de uma estratégia cuidadosamente planejada.
Os dias em que apenas colocar o conteúdo online era suficiente como estratégia de marketing ficaram no passado. Agora, as empresas precisam entender seu público-alvo e elaborar conteúdos consistentes que levarão a um maior envolvimento online do consumidor.
Outra característica importante do marketing de conteúdo que estaremos vendo é a qualidade. As empresas terão de se concentrar na entrega de conteúdo valioso, de longa duração e orientado para seus principais objetivos de negócio se quiserem se manter na frente da concorrência.
2. Mais compartilhamento de vídeos ao vivo
Com o lançamento do Facebook Live, assistimos a uma verdadeira explosão no compartilhamento de vídeos ao vivo. Marcas e empresas adotaram rapidamente esse novo recurso criado pelas plataformas de mídias sociais mais populares do mundo em sua estratégia de marketing de conteúdo.
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Uma razão pela qual o compartilhamento de vídeo ao vivo tem provado ser tão bem-sucedido no marketing digital é porque o Facebook oferece às marcas uma oportunidade única para alcançar um enorme público (haja em vista que só o Facebook conta, atualmente, com quase 2 bilhões de usuários ativos mensais).
Outra razão pela qual as empresas estão usando tanto o compartilhamento de vídeo ao vivo é porque as estatísticas mostram que as pessoas gastam mais tempo assistindo a vídeos ao vivo do que vídeos pré-gravados. Para uma campanha de marketing de sucesso, você precisa ir onde as pessoas estão e ficar onde elas gostam de gastar mais tempo.
Esse fato também é a principal razão pela qual o Facebook decidiu lançar esse recurso em primeiro lugar. Mas, além do Facebook, plataformas como o Twitter, o Instagram e o Snapchat também oferecem recursos similares ao vivo em streaming para que as empresas B2C comecem a usar o quanto antes.
3. Anúncios nativos para chamar mais atenção
Como a maioria dos usuários de internet hoje em dia simplesmente não suportam anúncios pop-up, banners e anúncios sociais, as marcas criaram novas formas de atrair a atenção dos espectadores. Assim, os anúncios nativos chegam como uma solução satisfatória para entregar algo que parece conteúdo orgânico e se adapta aos consumidores.
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Pesquisas recentes preveem que as receitas totais da publicidade nativa chegarão a 33% em 2018. Mas, apesar dessas previsões promissoras, a maioria das empresas parece não saber o que são os anúncios nativos. Para aqueles que não sabem muito sobre essa estratégia de marketing, anúncios nativos estão no topo das escolhas populares. No entanto, a publicidade nativa é um pouco controversa.
Como os anúncios nativos não se parecem com anúncios, a questão da confiança e transparência em relação ao uso deles tem sido frequentemente questionada. Sendo os camaleões do marketing digital, os anúncios nativos se parecem com conteúdo orgânico, o que os torna mais atraentes para os usuários. Mas, acima de tudo, os anúncios nativos soam como o conteúdo certo criado para o tipo certo de usuário.
4. Big data em uso
O uso de big data no marketing digital implica obter percepções do mercado e do cliente, utilizando essas informações para desenvolver análises preditivas. Muitas empresas têm experimentado um aumento no volume de dados em seus negócios, o que acaba por ser uma coisa boa.
Com uma quantidade tão grande de dados disponíveis, as empresas naturalmente vão querer usar esse volume de informações para ajudar a desenvolver uma estratégia de marketing melhor. Quando colocado em uso, o big data permite que as empresas personalizem seus sites da maneira mais adequada ao público-alvo.
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Como mostram as estatísticas, quase metade de todas as empresas está usando big data em sua estratégia de marketing digital. Além disso, o número de empresas voltadas para big data está crescendo a um ritmo acelerado. Mas há outras fontes onde as empresas podem obter dados, como buscas na web, mídia social, dados móveis e informações de pesquisa, apenas para citar alguns.
5. Aumento do marketing com influenciador
O marketing com influenciador experimentou um aumento repentino na popularidade durante os últimos anos, com muitos influenciadores de mídia social ganhando status de celebridade.
Enquanto grandes marcas dependem de influenciadores com seguidores inflados para ajudar a espalhar sua mensagem, as mesmas grandes empresas estão agora se voltando para micro-influenciadores também. Uma pesquisa da Markerly descobriu que o engajamento dos micro-influenciadores tende a ser maior do que daqueles com milhões de seguidores.
O marketing com micro-influenciador atinge um determinado tipo de audiência porque o influenciador é engajado junto a seus seguidores. Isso é bom para as pequenas empresas que têm um orçamento limitado para suas campanhas de marketing com influenciadores. Os usuários da Internet têm se mostrado mais propensos a confiar em pessoas, o que facilita muito o trabalho das empresas.
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6. O retorno dos chatbots
De acordo com observações recentes de empresas de marketing, os usuários da internet estão gastando uma grande parte do seu tempo em aplicativos de mensagens. As empresas têm abraçado essa tendência crescente, utilizando os mais recentes avanços das tecnologias de inteligência artificial para atender às crescentes demandas dos clientes.
Uma vez que a maioria das empresas hoje tem várias plataformas em execução, e essas plataformas geralmente têm um grande número de clientes e seguidores, responder a perguntas, coletar informações e realizar transações tornaram-se ações cada vez mais complexas. Dessa forma, os chatbots se tornaram uma alternativa interessante para o marketing digital.
Outra razão pela qual os bots estão se tornando tão populares é que eles são fáceis e baratos de fazer. As empresas podem comprar chatbots de lojas ou até mesmo usar modelos de bots programáveis criados por gigantes empresas de TI, como o Facebook. Uma vez que uma empresa escolheu um chatbot, basta integrá-lo a uma plataforma que ele já começa a funcionar imediatamente.
7. Tornando-se móvel
No ano passado, a pesquisa móvel superou o uso de computadores pela primeira vez na história. O que isso significa é que, se as empresas querem fazer uma campanha de marketing bem-sucedida, elas precisam fazer sua estratégia de marketing digital móvel amigável.
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Mas, surpreendentemente, as empresas ainda estão se concentrando no desenvolvimento de campanhas de marketing destinadas a desktops, sem considerar se elas vão passar despercebidas no celular, principalmente porque é mais fácil falar do que fazer uma campanha de marketing móvel. Afinal, ao mesmo tempo em que o conteúdo longo é uma tendência, ele pode não funcionar bem em smartphones.
Uma alternativa é quebrar o conteúdo longo para facilitar o uso móvel, por exemplo. Outra opção segura para as empresas é se concentrar em manter o conteúdo escrito curto e rápido e os conteúdos em vídeo mais longos para poder agradar essa audiência.
8. Realidade virtual
A realidade virtual tem sido uma tendência crescente, principalmente porque permite uma experiência online mais atraente, algo que os internautas de hoje apreciam com prazer. Basta considerar a mania do Pokémon Go que ocorreu e isso já nos dá uma ideia clara de como a realidade virtual atrai a atenção das pessoas em todo o mundo.
Mas, além de ser naturalmente divertida, a realidade virtual é considerada uma ferramenta avançada de contar histórias que muitas empresas podem usar para criar uma melhor experiência para os clientes. No entanto, provavelmente levará algum tempo antes que os dispositivos de realidade virtual se tornem prontamente disponíveis para a maioria dos consumidores.
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Não esperamos que as empresas utilizem a realidade virtual em seu marketing digital antes que a tecnologia de narração de realidade virtual se torne amplamente acessível ao consumidor médio. Mas já é bom ir pensando nisso, pois essa é uma tendência que está mais próxima do que muita gente pensa.