Por que investir em mobile

Em uma sociedade em rede, em que passamos a maior parte do tempo conectados, perguntar-se por que investir em mobile não deveria ser corriqueiro. Mas é. Muitas empresas ainda ficam receosas em gastar dinheiro adaptando seu site para responsivo, investindo em redes sociais ou aplicativos para se manterem mais conectadas com seus públicos.

Por que investir em mobile

Fonte: FreePik.

Por que investir em mobile? Confira algumas razões:

Segundo uma pesquisa do Comitê Gestor da Interne no Brasil (CGI.br) do final do ano passado, 47% dos brasileiros acima dos 10 anos de idade usam a internet pelo celular. O IBGE também realizou uma pesquisa e descobriu que o uso dos celulares já ultrapassou o do computador nos domicílios do Brasil.

O próprio Facebook anunciou em janeiro deste ano que mais da metade dos acessos feitos à plataforma são por meio de dispositivos móveis. E o Google passou a penalizar sites que não estão adaptados para mobile, que nem aparecem mais no ranqueamento das buscas feitas via smartphones e tablets.

Além disso, um levantamento da empresa Criteo, especializada em tecnologia para publicidade online, constatou que aproximadamente 20% das compras online do último trimestre de 2015 foram feitas através de dispositivos móveis.

Ou seja, o mercado mobile está em constante crescimento e passando por atualizações quase diárias. E quem deseja estar em contato com seus clientes antigos (e conquistar novos) também precisa estar conectado. Afinal, nada pior do que alguém não acessar o seu site porque ele não é responsivo e não abre no celular.

Mobile marketing

Fonte: FreePik.

Para se inserir neste cenário é preciso estratégia e investimento. Uma estratégia de marketing digital, voltada em atingir seu público-alvo e fidelizar cada vez mais clientes é fundamental para obter sucesso. Além disso, um investimento compatível com a estratégia também é importante, para que o planejamento saia do papel.

Muitos empresários, com tendências mais conservadoras, não gostam de investir dinheiro em estratégias de marketing para internet. No entanto, basta uma pequena pesquisa de preços para constatar que o marketing online tem um valor muito competitivo e inferior ao valor cobrado pelas mídias tradicionais (anúncios em revista, televisão, etc).

Ter um site responsivo é importante, portanto vale a pena investir um pouco nisso. É no site que se encontram as informações de produtos, principais notícias sobre a marca são anunciadas, horário de funcionamento, principais contatos, dentre outros. Geralmente, quem realiza uma pesquisa num mecanismo de busca faz o primeiro contato com a empresa através do site.

No entanto, ter um site responsivo nem sempre é sinônimo de sucesso. Para que ele se torne relevante é preciso que ele seja bem construído, seja atualizado constantemente e tenha seu SEO adaptado para os mecanismos de busca o encontrarem mais facilmente.

Dispositivos móveis

Fonte: FreePik.

Já nas redes sociais é possível manter um contato mais dinâmico e informal com os clientes. No entanto, é importante descobrir qual a plataforma mais utilizada pelas pessoas que a marca deseja atingir. Muita gente usa o Facebook, mas outras redes, como Instagram, Snapchat e até o Pinterest também são muito interessantes e oferecem várias funcionalidades interessantes.

As páginas nas redes sociais devem ser bastante ativas e ter conteúdos relevantes, principalmente na plataforma que concentra a maior parte do seu público. É preciso gastar tempo e dinheiro elaborando posts e impulsionando para poder alcançar um bom resultado.

Afinal, foi-se o tempo em que o Facebook mostrava todos os posts de todas as páginas curtidas pelo usuário. Hoje em dia temos acesso a apenas 30% do que é postado na rede social. E é por isso que é tão importante ser relevante, principalmente porque parece que as outras redes sociais irão seguir essa mesma tendência.

Por isso, quem quer atingir um público cada vez maior e conquistar novos clientes deve entender por que investir em mobile é tão importante, e buscar fazer isso através de uma boa estratégia de marketing, voltada para esse público que está sempre conectado.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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