SEO para loja virtual: Estratégias para aplicar

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
23/07/2019
Lojas Virtuais | Otimização de Sites (SEO)

Como usar o SEO para loja virtual? Sabemos que o SEO é um termo muito usado em discussões sobre marketing digital, mas você sabe o que ele significa? E como aplicá-lo na sua loja eletrônica?

SEO para loja virtual: Estratégias para aplicar

Fonte: freepik.

Para entender como utilizar o SEO para loja virtual, é preciso antes entender como ele funciona. Por conta disso, nesse artigo, iremos explicar o que significa SEO e citar algumas estratégias para usar o SEO para lojar virtual. Confira.

O que é SEO

SEO vem do inglês, e é uma sigla cujo significado é “search engine optimization“. Se traduzíssemos para o português, o resultado seria “otimização para mecanismo de busca”.

O que é SEO

Fonte: freepik.

Mas qual é a função dessa otimização? Bem, a questão tem a ver com os parâmetros de avaliação do Google. Isso porque, quando um usuário procura por um termo, o Google escolhe como posicionar os conteúdos disponíveis, dando sempre prioridade à experiência do usuário. Ou seja: Os conteúdos nas primeiras páginas de resultados de busca são selecionados de acordo com o que o Google considera mais relevante.

Desse modo, quando uma empresa resolve ter uma presença online, uma das primeiras coisas com que ela tem que se preocupar é estar acessível pelo Google. Ou seja, você quer que os usuários encontrem a sua marca com facilidade ao pesquisar por termos relacionados ao seu serviço. 75% dos usuários não vai além da primeira página de resultados, então o ideal é que seu site esteja nela.

Entenda como usar SEO para loja virtual

Fonte: freepik.

E é quando pensamos em como conseguir isso que o SEO entra em questão. Isso porque o SEO é um conjunto de técnicas de otimização cujo objetivo é transformar o seu conteúdo para torná-lo mais adequado aos padrões do Google. Sendo assim, seguir as normas de SEO pode vir a melhorar seu posicionamento nos resultados de busca.

Como usar o SEO para loja virtual

O SEO pode ser aplicado para qualquer tipo de conteúdo. Na maioria das vezes, isso engloba artigos, mas pode englobar outros formatos de marketing de conteúdo, como o podcastpor exemplo. E, claro, a loja eletrônica não é exceção. Por isso, vejamos algumas técnicas de SEO para loja virtual.

Como usar o SEO para loja virtual

Fonte: freepik.

Escolha palavras-chave específicas

Ao escolher as palavras-chave que você vai usar, o ideal é dar prioridade às palavras que forem mais específicas e menos gerais. No marketing de conteúdo, chamamos essas palavras de palavras long tail. Elas recebem um volume menor de buscas, mas possuem pouca concorrência, o que torna mais fácil fazer o seu conteúdo se destacar.

Otimize as imagens da sua loja virtual

No e-commerce, é comum usarmos muitas imagens. Isso pode ser bastante positivo, afinal, um bom design favorece muito o desempenho da sua loja. No entanto, é preciso sempre lembrar de otimizar as imagens do seu site. Para isso, você pode usar as tags <alt> e <src>. O alt é utilizado para falar sobre o conteúdo da imagem e o src é o nome do seu arquivo. O ideal é que ambos elementos contenham a sua palavra-chave.

Otimize as imagens da sua loja virtual

Fonte: freepik.

Use URLs amigáveis

URLs amigáveis são URLs que são legíveis, sem símbolos ou números. Para fazer isso, basta aprender como otimizar o slug do seu blog. Use os títulos das páginas e coloque-os no slug, e suas URLs serão atraentes para o Google.

Torne o carregamento mais rápido

Há muitas formas de melhorar a velocidade do seu site. E no caso do SEO, esse ponto é muito importante, pois sites mais lentos geram uma maior taxa de rejeição entre os usuários, o que pesa negativamente no rankeamento do Google. Sendo assim, busque tornar o carregamento do seu site o mais rápido possível.

Torne o carregamento mais rápido

Fonte: freepik.

Contrate uma agência para aplicar o SEO para loja virtual

No fim das contas, contratar uma agência de marketing digital é a melhor opção para saber como usar o SEO para loja virtual. Uma boa opção é a Agência IMMA. Entre em contato com a gente!

Veja também