Otimizar o slug do seu site pode parecer algo complexo, mas na verdade é uma das medidas mais básicas para auxiliar o SEO da sua página. Isso porque a URL da sua página pode fazer toda a diferença nos resultados das ferramentas de busca. Assim, é importante aprender como otimizar o slug e fazer ele funcionar como uma vantagem a seu favor.
Mas, a primeira vista, isso pode parecer confuso. Por isso, neste texto, vamos explorar o passo-a-passo para você entender o que é o slug do seu site, como ele funciona e como você pode utilizá-lo.
O que é o slug
Antes de mais nada, é preciso clarificar que o slug e a URL não são sinônimos. A URL, sigla que significa Uniform Resource Locator, ou, em português, localizador uniforme de recursos, é o endereço completo do seu site. Então, uma URL é algo com “www.167.99.63.19/servicos/otimizacao-sites-seo”.
O “com.br” é o domínio do site. A partir dele, vem o caminho, e, após a segunda barra, o slugh “otimizacao-sites-seo”, no caso. Geralmente, ele identifica a página da Web ou o arquivo.
Assim, o slug é apenas parte da URL, normalmente o final. No entanto, ele pode ser alterado livremente, e é sobre isso que falaremos a seguir.
Como otimizar o slug do seu site
A otimização do slug segue as mesmas diretrizes do que a SEO de outros elementos. Se você não sabe, SEO é uma sigla que vem do inglês e que significa Search Engine Optimization, ou, em português, otimização de mecanismo de busca.
Trata-se do conjunto de técnicas voltado para melhorar os resultados de busca do seu serviço. Isso significa otimizar o seu site para garantir que, quando algum usuário buscar um termo relacionado ao seu negócio, a sua empresa esteja nos primeiros resultados encontrados pelo Google.
E onde o slug do seu site se insere nisso? Bem, assim como o seu conteúdo, ele pode ser otimizado com técnicas de SEO. Vejamos algumas dicas para otimizar o seu slug.
Utilize palavras-chave
Esse é talvez o ponto mais importante de todos. Assim como o conteúdo, o slug precisa conter palavras-chave relevantes para o seu negócio. Por isso, antes de tentar otimizar qualquer coisa, é preciso fazer uma pesquisa para saber quais palavras-chave envolver.
Uma vez decididas, essas palavras devem estar presentes no slug. Por exemplo, se em um artigo sobre Marketing Digital, a palavra-chave é “erros do Marketing Digital”, o slug deve ser algo como “erros-do-marketing-digital” ou “erros-marketing-digital”.
Mantenha o slug curto
Um slug longo é complexo demais e desnecessário. Devido a isso, procure limitar o número das suas palavras-chave e não estender demais a url.
Três ou quatro palavras são o padrão recomendado. A URL, no total, não pode ultrapassar 115 caracteres. Mais longo do que isso, o Google pode até te penalizar.
Não polua o seu slug
URLs cheias de números ou símbolos são muito complicadas e impossíveis de se memorizar. Isso prejudica a imagem da sua página para o usuário. Por isso, tente dar prioridade a slugs mais sintetizados e “limpos”, sem elementos ilegíveis.
Separe as palavras com hífen
Você já deve ter notado isso, mas é importante lembrar: URLs não reconhecem a barra de espaços. Assim, para separar uma palavra de outra, procure utilizar o hífen.
Qual a funcionalidade do slug de um site?
Slug de site é a forma abreviada do URL de um site. É o nome dado a um endereço de site para encurtamento e fácil memorização.
A explicação do endereço da Web (URL) diz que um URL deve ser mantido o mais curto possível, mas não diz nada sobre o uso de slugs. Um endereço da Web pode ser longo e complicado ou pode ser apenas uma palavra: “google”. O URL http://www.google.com/search?q=website+slug&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:en-US:official&client=firefox-b-1 usa um slug em vez de “Google.”
Ou seja, um slug é uma palavra ou frase usada para descrever o conteúdo de uma página da web. No design da web, os slugs são úteis para vincular páginas em um site.
Em HTML, os slugs são normalmente encontrados no campo URL do documento. Alguns slugs incluem “contacte-nos” e “sobre nós”.
Por que o slug do site é importante?
O slug, ou URL de um site, é um dos aspectos mais importantes de seu SEO. É a única parte do URL que os usuários veem e é o que eles digitarão para encontrar o seu site. Os slugs devem ser cativantes e memoráveis para que os usuários possam encontrar seu site facilmente.
Os slugs do site são a primeira coisa que o usuário vê, por isso é importante que sejam concisos e descritivos. A primeira coisa que os usuários veem em um site é o slug do site. Deve ser curto e conciso o suficiente para descrever do que trata a página.
Otimizar o slug do seu site é uma tática importante do Marketing Digital
Diante de tudo isso, você já pode compreender melhor o que é um slug e como usá-lo para otimizar ainda mais o seu site. Assim, mesmo que o slug seja algo pequeno, não se esqueça dele. Lembre-se de que, quando o assunto é SEO, todo detalhe é importante.
Quer saber mais sobre SEO? A Agência IMMA, agência de marketing digital, auxilia a sua empresa com o uso das melhores práticas para obter um melhor posicionamento nas buscas orgânicas em sites de pesquisa como Google, Bing e Yahoo. Podemos te ajudar a otimizar o slug do seu site. Entre em contato com a gente!