Dicas para melhorar a velocidade do seu site

Um dos fatores que causa mais aborrecimentos entre os usuários são os sites com carregamento lento. Mas não são só os seres humanos que odeiam isso: o Google também não gosta nada deles. Um website lento aumenta a taxa de rejeição e diminui o tempo de navegação no site e a taxa de retorno do usuário. Dessa forma, é sempre bom ter algumas dicas para melhorar a velocidade do seu site.

Se o seu site não está carregando tão rápido quanto deveria, você certamente está perdendo a atenção dos usuários antes mesmo deles acessarem sua página inicial. A verdade é que a maioria das pessoas não estão dispostas a esperarem por um longo tempo um site carregar, especialmente quando a visita parte de um dispositivo móvel. Afinal, quem está se deslocando precisa receber as informações rapidamente.

O tempo de carregamento do site é, geralmente, um sinal de que foram tomadas decisões ruins quanto ao desenvolvimento, estrutura, design ou mesmo escolha de servidor. Confira, então, alguns truques utilizados diariamente pelos melhores desenvolvedores para melhorar a velocidade do seu site.

Dicas para melhorar a velocidade do seu site

Fonte: Freepik

Veja 5 dicas para melhorar a velocidade do seu site

1- Otimizar as imagens

Parece algo óbvio, mas não é raro encontrar sites em que esse trabalho não foi feito e tenta apresentar imagens enormes logo na página inicial. Isso pode acabar causando vários problemas, principalmente se seu site estiver carregando imagens em tamanho real ou se elas não forem otimizadas para a web.

Se você tiver tags de imagem em sua página, verifique se as imagens que estão carregando são do tamanho exato que precisam ser. Muitas vezes, os sites colocam uma imagem 100×100, mas o arquivo original é de uma imagem 1500×1500 e isso tende a adicionar tempo de carregamento a seu site.

Veja 5 dicas para melhorar a velocidade do seu site

Veja 5 dicas para melhorar a velocidade do seu site (Fonte: Freepik)

2- Usar caminhos relativos sempre que possível

A maioria dos desenvolvedores não ignora isso. Mas com o tempo, o uso de caminhos completos (incluindo o URL de origem) em CSS, JavaScript, imagens ou qualquer chamada de arquivo em seu site podem degradar sua integridade.

O uso de caminhos relativos elimina a necessidade de uma chamada do servidor para o próprio servidor, levando a uma redução no tempo de carregamento. Simplesmente eliminar a necessidade dessas chamadas de servidor e carregar o arquivo fora do sistema pode adicionar um impulso perceptível à velocidade do seu site.

Use caminhos relativos sempre que possível

Fonte: Freepik

3- Carregar JavaScript no rodapé

O JavaScript evoluiu rapidamente nos últimos anos e, agora, muitos sites carregam vários plug-ins enormes de Java. Adicionar esses arquivos ao cabeçalho é algo aceitável, mas quando se coloca esses plug-ins no rodapé, eles podem atrasar o carregamento da página.

Geralmente, uma boa regra é carregar qualquer JavaScript no rodapé desde que ele não seja necessário até que a página seja renderizada. Isso garante que o site será carregado visualmente de forma rápida e eficiente.

4- Consolidar o CSS sempre que possível

Alguns sites carregam vários arquivos CSS por motivos muito válidos. Porém, quando seu site possui um monte de arquivos redundantes com conjuntos de regras conflitantes, isso pode ser um pesadelo na hora do carregamento. Se esse é um problema que deseja corrigir, é válido criar um único arquivo minificado.

Para melhorar a velocidade do seu site, consolide o CSS sempre que possível

Fonte: Freepik

5- Ativar compactação Gzip

A compactação Gzip é uma alteração no lado do servidor que compacta seus arquivos para o navegador do usuário e, em seguida, o usuário cuida de sua descompactação. Isso resulta em um tempo de carregamento mais rápido, porque o usuário final não está carregando tantos dados do servidor. Ativar a compactação Gzip é relativamente simples e pode ser feito com uma única alteração no arquivo htaccess.

Agora que você já tem as melhores dicas para melhorar a velocidade do seu site, já pode fazer essas modificações para torná-lo mais rápido. Porém, se você precisa de ajuda profissional, entre em contato com a Agência IMMA e aproveite a consultoria dos melhores profissionais da área.

Veja também

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se
E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar a entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK