Gerar tráfego é fundamental para qualquer negócio que utilize o marketing digital. E existem dois tipos principais de tráfego: o tráfego orgânico e o tráfego-não orgânico. O tráfego orgânico é aquele que vem naturalmente de buscas que resultam em cliques. Já o tráfego não-orgânico é quem vem de anúncios pagos, normalmente seguindo a estratégia de pay per click. Sendo assim, para muitos empresários, pode surgir a dúvida: o que é melhor para o crescimento online da sua empresa, SEO ou PPC?
Para responder essa pergunta, precisamos antes entender cada tipo de tráfego e os significados das duas siglas. Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre o assunto para ajudar nessa decisão. Confira!
Tráfego orgânico: o que é SEO
Você já deve ter ouvido falar que SEO significa search engine optimization, que, em português, quer dizer “otimização para mecanismo de busca”. Mas você sabe a que isso se refere?
Quando falamos de SEO, estamos falando de um conjunto de técnicas de otimização. Ou seja, a ideia é usar de uma série de estratégias diferentes para otimizar um conteúdo, tendo como objetivo obter um posicionamento melhor nas buscas do Google.
É aí que entra o que chamamos de tráfego orgânico. O tráfego orgânico é o que acontece quando você procura qualquer coisa no Google e clica em um dos resultados.
Nisso, podemos perceber a importância de um bom trabalho de SEO. Afinal, a maioria do tráfego orgânico proveniente do Google se concentra nas primeiras páginas de resultados. Desse modo, usar bem as técnicas de SEO aumenta o alcance do seu site, o que aumenta a sua chance de conseguir cliques. Em outras palavras: quanto melhor for o seu trabalho de SEO, mais tráfego orgânico você terá.
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Tráfego não-orgânico: conhecendo o PPC
PPC é uma forma de anúncio pago no qual você paga para colocar seu site em uma posição de destaque nos resultados do Google. A sigla vem do inglês, e significa pay per click, o que, em português, significa pagamento por clique. Ou seja, o preço que você paga depende da quantidade de tráfego que o seu anúncio atrai.
Esse tipo de link patrocinado é, portanto, um investimento que pode trazer um bom retorno para a sua empresa. Um estudo da Clutch afirmou que 75% dos seus participantes afirmaram que era mais fácil achar o que procuravam em anúncios pagos. Sendo assim, é uma tática que pode ser muito útil se for empregada da maneira correta.
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SEO ou PPC: como escolher
Uma vez que você sabe o que ambas as siglas significam, resta apenas a pergunta: o que é melhor para o seu negócio, SEO ou PPC?
A resposta, no entanto, não é muito simples. No fim das contas, escolher entre SEO ou PPC é algo que depende dos seus objetivos e da situação atual da sua empresa.
Desse modo, existem casos e casos. O SEO, por exemplo, é muito útil para estabelecer a sua marca no mercado, pois ele contribui para trazer autoridade para o seu site e para a sua empresa. Sendo assim, funciona muito bem como uma estratégia a longo prazo.
No entanto, às vezes, queremos resultados mais imediatos. E, para fortalecer a sua marca no curto prazo, nada melhor do que uma boa campanha de links patrocinados. Isso porque, nesse caso, a ação é mais rápida.
Portanto, podemos concluir que a escolha entre SEO ou PPC deve ser feita pensando nos objetivos que a sua empresa tem naquele momento. É preciso, então, agir de maneira estratégia e entender o que realmente é melhor para a sua marca.
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