Se você se interessa por marketing digital, já deve ter ouvido falar de link building e SEO. Afinal, esses são conceitos que permeiam a ideia de fazer sua marca crescer na internet. Mas você sabe a razão para isso? Nesse artigo, vamos explicar a relação entre link building e SEO para melhorar o trabalho de otimização do seu site. Continue lendo para entender melhor!
O que é SEO
SEO é uma sigla em inglês que significa ”search engine optimization”, o que significa “otimização para mecanismo de busca”. O SEO é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de otimizar um site para torná-lo mais relevante para os algoritmos de mecanismos de busca, como o algoritmo do Google.
Usando as técnicas de SEO no seu site, você pode melhorar o posicionamento nas páginas de resultados de buscas. Assim, você multiplica seu alcance, atingindo um número maior de usuários.
O que é link building
Link building é uma prática de SEO que inclui links como ferramenta principal. Em português, o termo significa “construção de links”, e é exatamente isso que você faz ao fazer o link building, incluindo links externos e internos ao longo do seu conteúdo da forma mais orgânica que for possível.
Existem dois tipos principais de link building.
- Link building interno: Técnica que inclui links internos ao longo do texto, direcionando o usuário para outras áreas daquele mesmo site. É uma ótima forma de garantir que o usuário fique no seu site por mais tempo, levando-o a consumir outros conteúdos.
- Link building externo: Técnica que inclui links externos ao longo do texto. Links externos são links que levam o usuário a outros sites que não são o seu. Esses links, se forem relevantes para o assunto abordado, enriquecem o texto, dando-lhe mais credibilidade e embasamento.
Qual é a relação entre link building e SEO
Como já foi dito anteriormente, link building é uma tática de SEO. Sendo assim, tanto o link building interno como o link building externo podem ser duas grandes ferramentas para melhorar o SEO da sua página.
Isso ocorre por diferentes razões para cada tipo de link. Links internos, por exemplo, são úteis porque aumentam o tempo que o usuário passa na sua página, e o número de lugares no seu site em que ele clica. Esse fator não influencia diretamente no seu SEO, mas melhora a credibilidade do seu site com o Google, o que é muito positivo a longo prazo.
Já os links externos influenciam no rankeamento. Isso porque, se você colocar links externos relevantes na sua página, o Google avalia que você está se esforçando para informar corretamente o usuário, e vê sua página como uma autoridade maior.
Também é importante obter links externos de outras páginas que levem até a sua. Isso é o fator mais importante para o link building influenciar o SEO, porque ser mencionado em outras páginas que tratem dos mesmos assuntos que a sua faz com que o Google perceba seu site como relevante para aquela área. Por conta disso, seu posicionamento é melhorado.
Agora que você já conhece a relação entre link building e SEO, resta colocar o seu conhecimento em prática fazendo uso de ambos. E você pode contratar uma agência de marketing digital. Essa é a melhor forma de você aproveitar tudo o que link building e SEO têm a oferecer. Por isso, procure uma agência qualificada, como a Agência IMMA. Para saber mais, entre em contato com a empresa e faça o seu orçamento!