A relação entre Inbound Marketing e Funil de Vendas

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
09/10/2020
Inbound Marketing

Entender a relação entre Inbound Marketing e Funil de Vendas é fundamental para quem está montando um planejamento de comunicação com foco em atração de leads. Ao começar a pesquisar sobre marketing digital, você verá que alguns termos são recorrentes sempre que se fala a respeito do assunto. Termos como leads, conversão, SEO, e muitos outros.

Mas você sabia que esses dois conceitos têm um vínculo fundamental para compreender o funcionamento do marketing online? Se não, não se preocupe: Neste artigo, vamos explicar qual é a relação entre Inbound Marketing e Funil de Vendas e como os dois termos podem ajudar na estratégia de marketing digital de uma marca. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

A relação entre Inbound Marketing e Funil de Vendas

Fonte: freepik.

Entendendo a relação entre inbound marketing e funil de vendas

O primeiro passo para entender a relação entre Inbound Marketing e Funil de Vendas é compreender o significado de cada um dos conceitos. Comecemos, então, pelo Inbound Marketing. Esse é um termo em inglês que, em português, significa marketing da atração.

Trata-se, portanto, de uma modalidade publicitária na qual a abordagem principal foca em atrair o cliente até a marca. O marketing de atração funciona através da criação de “iscas”, normalmente na forma de conteúdo, que chamam a atenção do usuário e levam-no a descobrir a existência da marca e interagir mais com ela. É um processo no qual a “isca” faz com que se dê início a uma relação entre a empresa e um possível cliente.

O que é Inbound Marketing

Fonte: freepik.

Este processo precisa de um planejamento bem definido com estratégias de comunicação, análise de linguagem das mídias e levantamento dos desejos e características da persona que a marca lida. Neste caso, vale destacar que a atração de um lead só é eficaz quando o conteúdo é direcionado à ele, como se fosse feito especialmente para ele.

Tudo vai depender da linguagem utilizada nas divulgações e, principalmente, no grau de importância que aquela campanha terá na memória de consumo do futuro cliente. Mas além de atrair esses leads em potencial, o Inbound Marketing também, de certa forma, se preocupa com a renovação e continuidade dos clientes já fidelizados por meio de interações e pelo abastecimento de conteúdo afim de engajamento. O marketing de atração busca utilizar o máximo de ferramentas necessárias para fazer o consumidor se sentir parte da marca.

Otimização de conteúdo e sites

Fonte: freepik.

Mas essa relação não se completa logo de cara. Na verdade, ela tem diferentes estágios pelos quais o usuário passa até ele se tornar um cliente fiel da empresa. Esse processo que guia o lead até que ele se transforme em um consumidor de fato é conhecido como o funil de vendas.

O Funil de Vendas é um sistema de análise que acompanha o processo de conversão e desenvolvimento de um cliente. Ele consiste nas seguintes etapas:

  • Topo do funil: Essa é a primeira etapa, o momento da geração de leads. Esse é o momento em que o usuário toma conhecimento da existência da marca, dando início à relação que será aprofundada nas próximas etapas. Por conta disso, este é o momento de atração inicial, o ponto em que o Inbound Marketing é mais relevante. Neste momento podem ser usadas ferramentas de captação como newsletter, blogs, vídeos, podcasts e anúncios patrocinados. Este também é um processo onde o cliente pode oferecer dados, por meio de formulários, para uma interação maior com a marca.

 

  • Meio do funil: É a etapa que busca solucionar o problema inicial do cliente, ou seja, responder à necessidade que levou-o a encontrar a marca. É o momento de usar conteúdos mais aprofundados, como, por exemplo, ebooks. Nesta fase é primordial o estudo dos desejos do consumidor para que ele crie a necessidade de consumo e se torne um comprador em potencial da sua marca. 

 

  • Fundo do funil: O fundo do funil é a etapa final, ou seja, o momento de decisão da compra. Neste momento, o lead vai completar a sua transformação em cliente. No entanto, isso não significa que o marketing digital não é mais necessário: O período pós-compra também deve ser trabalhado para garantir que a relação estabelecida seja duradoura. A partir deste momento o marketing de conteúdo entra para buscar a fidelização do cliente e manter os que já são fidelizados ao lado da marca.
Funil de Vendas e Inbound Marketing

Fonte: freepik.

Sendo assim, fica claro que o Inbound Marketing é crucial para o funcionamento eficiente do Funil de Vendas. Isso porque, sem a etapa inicial, nada nesse processo pode se desenrolar da maneira correta, e o marketing da atração é fundamental para trazer usuários para o topo do funil.

Não se esqueça de que para o Inbound Marketing dar certo, é necessário muito estudo e análise externa da empresa. Dessa forma, é possível destacar pontos cruciais no planejamento de comunicação e prever, de forma mais assertiva, como sua campanha atingirá o público.

Use o inbound marketing e o funil de vendas para impulsionar a sua marca na internet

O problema é que muitas empresas não contam com profissionais direcionados à este propósito, por isso acabam se baseando apenas em clientes que já são fiéis há anos e nunca renova a leva de consumidores.

Neste sentido, é importante contar com uma agência especializada em marketing digital e produção de conteúdo. Seu posicionamento nos buscadores será mais destacado, o que atrairá muito mais clientes e oportunidade de gerar novos fiéis ao seu negócio. Essa é a melhor maneira de buscar o sucesso da sua marca no ambiente digital, investindo em marketing de qualidade e bem estruturado.

Agora que você já entende como é a relação entre inbound marketing e funil de vendas, é hora de usar esse conhecimento na prática, aproveitando-o para melhorar o seu marketing digital. E, para isso, o melhor é contar com uma empresa especializada, como uma agência voltada para o marketing online e produção de conteúdo. E a Agência IMMA é uma ótima opção. Entre em contato e faça um orçamento para a sua empresa para saber mais!

Agência de Gestão de Marketing de Conteúdo

Veja também