Entenda como funciona o Marketing Digital

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
07/10/2020
Marketing Digital

Se você tem uma marca e gostaria de promovê-la na internet, é muito importante saber como funciona o marketing digital. Afinal, muito se fala no marketing digital e em suas estratégias, mas não adianta conhecer um conceito como esse superficialmente para obter bons resultados ao utilizá-lo.

O ideal é entender bem quais são os seus fundamentos e como ele funciona. Por isso, neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o funcionamento do marketing digital. Continue com a leitura para aprender mais sobre o assunto!

Como funciona o marketing digital

Fonte: freepik.

Entenda como funciona o marketing digital

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer do que estamos falando quando falamos de marketing digital. Esse conceito engloba qualquer iniciativa que é feita com o objetivo de promover uma marca na internet por meio de campanhas em mídias digitais.

O Marketing Digital engloba diversas estratégias de divulgação e difusão de conteúdo com o objetivo de gerar engajamento, posicionar sua marca, interagir com o público, informar os consumidores e, principalmente, alavancar sua visibilidade e suas vindas, consequentemente.

Na prática, uma agência de marketing digital ou profissionais internos da própria empresa vão elaborar um planejamento de comunicação contendo atribuições de pesquisas e levantamento de dados na elaboração de conteúdos para divulgação. Esses materiais precisam ser diferentes de acordo o canal de comunicação que será utilizado, com o nicho receptor da mensagem e de acordo com o objetivo da campanha.

A importância do design para o marketing digital

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Mas qual é o passo a passo para promover uma marca na internet?

A primeira etapa é o planejamento. Nessa fase, você precisa entender quanto do orçamento da sua empresa será direcionado para o marketing digital. É importante ter esse ponto claro desde o início, porque ele vai influenciar todas as etapas posteriores. Ser realista com o seu orçamento disponível ajuda você a ser realista com os seus objetivos e métodos, o que torna a sua estratégia de marketing digital mais eficiente.

O próximo passo é entender para quem você está promovendo a sua marca. Isso significa descobrir quem é o seu público-alvo, quais são os interesses deste segmento do mercado e como alcançá-lo. É isso que vai dar objetivos e metas para o seu marketing online, funcionando como um ponto de orientação para qualquer iniciativa que você decidir tomar.

Depois, é necessário pensar em termos de ferramentas. Quais são os recursos que você vai usar para promover a sua empresa na internet? Marketing de conteúdo, redes sociais, e-mail marketing, técnicas de otimização para o Google? Selecionar essas ferramentas é uma etapa importante na criação de um plano de marketing digital, porque esses serão os veículos que você vai usar para a promoção da sua marca.

Finalmente, é hora de partir para a prática, e começar a dar forma para as suas iniciativas de marketing digital. Assim, podemos observar como se dá o funcionamento do marketing digital através desses elementos:

Planejamento do orçamento reservado;

Definição de metas e objetivos;

Seleção do público-alvo da empresa;

Escolha das ferramentas que serão usadas para alcançar as metas e objetivos pré-determinados.

Criação de site

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Mas há uma última etapa fundamental para o funcionamento do marketing digital que ainda não foi mencionada. Essa é a análise de resultados, ou seja, o exame cuidadoso da performance de cada uma das suas iniciativas de marketing digital.

Essa análise deve ser feita de forma regular, sempre com um olhar analítico e objetivo. Com base nos dados coletados por ela, é possível entender quais estratégias da sua empresa estão funcionando bem, quais devem ser melhoradas, etc. Trata-se, portanto, de uma maneira de garantir que o plano de marketing digital da sua marca esteja sempre se aprimorando.

Essencialidade do Marketing Digital em números

Empresas e empreendedores antenados em pesquisas relacionadas à tecnologia no momento atual do mundo estão um passo a frente no quesito Marketing Digital. É fundamental entender as tendências que norteiam os planos de comunicação e marketing, principalmente no aspecto digital que está em constante alteração.

Por isso, vamos trazer números que comprovem a eficácia do investimento em Marketing Digital para a sua empresa. Os dados que apresentaremos foram colhidos em conjunto ao portal “Date Reportal” pela pesquisa “Digital 2020: Global Digital Overview”.

A primeira informação de grande relevância é com relação ao tempo de internet por dia referente a cada país. O Brasil está na terceira colocação com um tempo médio de uso de 9 horas e 17 minutos por dia, perdendo apenas para as Filipinas (9 horas e 45 minutos) e para a África do Sul (9 horas e 22 minutos). É interessante notar que o nosso país tem quase o dobro da média mundial, que é de 6 horas e 43 minutos.

Relação de mídias no marketing digital

Outro dado extremamente relevante é o uso de aplicativos mobile por categoria. Nesta informação, é nítido que as buscas por aplicativos de compras estão em terceiro lugar, atrás apenas de aplicações para troca de mensagens e de social network.

Se a sua empresa não acompanhar esse crescimento e não se mostrar visível no mercado digital, suas vendas tendem a abaixar. Pior do que isso, a concorrência que monitora esse tipo de estudo deixará sua empresa para trás.

Relação do Marketing e Apps

Por isso, esteja sempre antenado às tendências do mercado no que tange aos seu nicho de mercado e estratégia de comunicação. Não se esqueça que o marketing digital é fundamental para o processo de crescimento da sua empresa, para garantir interação e engajamento para com seus clientes e para posicionar sua empresa no mercado de comercialização e negócios.

Crie um plano de marketing digital com a ajuda de uma agência especializada

Agora que você já sabe como funciona o marketing digital, é hora de aplicar esse conhecimento na prática, criando um plano de marketing online para a sua empresa. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma agência especializada em gestão de redes sociais e marketing digital.  A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca, os resultados são incríveis!

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