Entenda o conceito de Inbound Marketing

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
06/10/2020
Marketing Digital | Inbound Marketing | Marketing de Conteúdo

Entender o conceito de Inbound Marketing é fundamental para a estruturação de um planejamento de comunicação bem objetivo e conciso. Apesar da relevância deste tema, poucas são as pessoas que de fato entendem o funcionamento do processo de atração e captação de clientes e leads. Portanto, fique ligado neste artigo se você tem alguma dúvida sobre o assunto e quer se informar a respeito, pois vamos explicar o que é o inbound marketing e como usá-lo para promover a sua empresa no mundo online. Continue com a leitura para saber mais a respeito!

O conceito de Inbound Marketing

Fonte: freepik.

Definição de Inbound Marketing

O conceito de Inbound Marketing, ou simplesmente Marketing de Atração, tem a ver com a postura e a modalidade que uma empresa adota em suas estratégias publicitárias. Ou seja, o seu significado está diretamente ligado à forma de atingir o cliente com uma iniciativa de marketing.

Na prática, isso cria uma distinção clara entre o inbound marketing e o marketing tradicional. Isso porque o marketing tradicional, que é possível observar em, por exemplo, um comercial de televisão, busca abordar o cliente de forma incisiva e direta: Um comercial fala diretamente com o expectador e busca convencê-lo, através de argumentos precisos, por que vale a pena contratar um determinado serviço ou comprar um determinado produto. Com frequência, trata-se de uma abordagem interruptiva, que aparece quando a pessoa não está necessariamente buscando pelo produto ou serviço em questão.

É o momento de fidelizar o cliente, dando a ele uma experiência incrível.

Fonte: freepik.

Já o conceito de inbound marketing parte de um princípio completamente diferente. Inbound marketing é um termo em inglês que significa marketing da atração. E a atração é o principal atributo de sua abordagem, que foca em fazer com que os clientes venham até a marca, ao invés de ir até eles diretamente.

A ideia, portanto, é usar uma espécie de “isca” para atrair o público até a empresa, usando, então, uma abordagem muito mais sutil e indireta do que o marketing tradicional. Assim, ao invés de interromper algo para falar com um possível cliente, o inbound marketing explora interesses naturais das pessoas para transformá-las em consumidores para uma marca.

E como isso funciona na prática? Bem, para fazer inbound marketing na internet, normalmente é preciso usar estratégias de marketing de conteúdo. Isso porque o conteúdo funciona como a “isca” da qual o inbound marketing precisa para atrair o interesse dos clientes. Sendo assim, se você quer usar o inbound marketing a favor da sua marca, é uma boa ideia investir neste tipo de produção.

Para fazer isso, a primeira coisa que você deve fazer é conhecer melhor o seu público-alvo. Isso pelo fato de tanto o inbound marketing como o marketing de conteúdo são mais eficientes quando direcionados a um segmento específico do mercado. Dessa forma, fica mais fácil selecionar assuntos para abordar que realmente interessem aos seus possíveis clientes.

Depois, é necessário acrescentar valor ao seu conteúdo. Isso significa que o conteúdo produzido deve ser informativo e útil para o usuário. Assim, a produção deve ser acompanhada de um bom trabalho de pesquisa que crie conteúdos relevantes e de alta qualidade.

Inbound Marketing na prática

O primeiro passo para definir estratégias de captação por meio do conceito de Inbound Marketing é a realização de análise da persona com a qual a empresa está lidando. O conteúdo precisa ser direcionado especificamente para um determinado nicho e não para pessoas em geral.

Essa análise deve responder perguntas como:

  • “Qual é o desejo do meu cliente?”
  • “Quais são as necessidades que eles têm?”
  • “Em quais veículos posso encontrá-los?”
  • “Que tipos de produtos eles interagem mais?”

A partir do momento que a equipe de comunicação tem essas respostas, é possível estruturar de maneira mais objetiva e direcionada campanhas de publicidade e marketing. No primeiro momento, a preocupação deve ser a estratégia de comunicação que será utilizada para captar leads com seus conteúdos. Essa etapa faz parte da primeira fase do funil de vendas no marketing digital.

O conceito de Inbound Marketing e a Atração

Funil de vendas e Inbound Marketing: fases e aplicações

O funil de vendas é um conceito estratégico de marketing que está diretamente relacionado ao conceito de Inbound Marketing. No funil de vendas, cada fase significa um nível de interação entre marca e público. Na primeira etapa temos o captação de leads. Essa é a etapa com a circunferência mais longa por conta do nível de pessoas que você pode atingir e as possibilidades de técnicas de comunicação.

Nesta etapa podem ser utilizadas ferramentas como artigos em blogs, postagens em redes sociais, SEO e newsletter.

Na segunda fase, a estratégia é tornar esses leads em potencial de venda. Se no primeiro momento você se preocupa em chamar atenção do público, agora o objetivo é ter conteúdo mais direcionado para manter esse público consumindo seus materiais. Neste meio do funil é muito comum a utilização de formulários afim de criar uma ligação entre marca e cliente. A partir do momento em que há a troca de informações e dados, já podemos tratá-los como potenciais consumidores.

Vantagens de investir em inbound marketing

Fonte: freepik.

A última etapa do funil de vendas está a busca pela fidelização dos clientes. Neste ponto é importantíssimo que haja interação mútua entre marca e consumidor para que ele se sinta cada vez mais parte da marca. Na fidelização é importante, também, entender os desejos dos clientes e fazer com que eles possam se tornar realidade dando boas condições à eles. De uma forma mais geral, esse é o esquema do funil de vendas. É claro que o processo é muito mais complexo, mas os conceitos essenciais são esses.

Faça Inbound Marketing com ajuda especializada

Agora que você já sabe qual é o conceito de inbound marketing, é hora de começar a usar essa estratégia a seu favor, junto com o marketing de conteúdo. E, para isso, a melhor opção é contratar uma empresa especializada na área, como uma agência de marketing digital para a sua empresa. A Agência IMMA, por exemplo, é uma boa escolha, oferecendo diversos serviços que podem contribuir para o crescimento da sua marca com essas ferramentas.

E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

Agência de Gestão de Marketing de Conteúdo

Veja também