O ano passou voando novamente. E se você não está pronto para encarar os feriados, é melhor começar a se preparar. Esta é uma época em que as pessoas começam a se concentrar mais nas vendas, mas você não pode deixar de pensar no que irá postar no Instagram. Veja como preparar o Instagram para os feriados de final de ano.
Como preparar o Instagram para os feriados de final de ano? Confira as dicas da Agência IMMA:
1. Tenha um inventário de conteúdo temático para os feriados
Isso parece muito óbvio, mas ainda é onde muita gente peca todos os anos. A razão é simples: sabemos que vamos precisar de muitas imagens de Natal, Ano Novo, férias, verão, dentre outras, mas esquecemos completamente que provavelmente estaremos ocupados demais para pesquisar por elas e ainda criar conteúdo na época das festas.
Isso significa que bem antes dos feriados, você já deve começar a se preocupar com essa material. Além disso, procure saber se a empresa colocará à venda algum produto novo em decorrência das datas, quais ofertas serão oferecidas, se terão promoções de última hora, etc. Assim fica mais fácil preparar o Instagram para os feriados de final de ano.
Uma vez que você tenha essas informações, você pode criar uma biblioteca de imagens de feriados de final de ano que você vai compartilhar nas mídias sociais e ter uma ideia aproximada de quando você vai postar o quê. Isso vai aumentar a variedade do que você está postando, o que pode levar a melhores resultados.
Toneladas de marcas já estão promovendo no Instagram seus produtos com temas natalinos e milhares de outras já estão antecipando lançamentos para essa época. Por isso, está mais do que na hora de planejar uma boa estratégia e começar a programá-la.
2. Faça perguntas sobre essa época
Perguntar sobre tradições de festas de final de ano ou o que os usuários pretendem fazer nas férias é uma das melhores maneiras de obter um envolvimento maciço rapidamente. Esta estratégia pode até ter mais efeito durante as férias do que qualquer outra época do ano. Primeiro, porque todo mundo adora falar de suas tradições de fim de ano e, segundo, porque quem está de férias tem mais tempo.
Você pode criar uma série de posts que perguntam o que o usuário prefere. Isso é bem simples de ser feito e pode gerar muito engajamento. Pergunte, por exemplo, se eles preferem Natal ou Ano Novo, festa com ou sem amigo oculto, comida com ou sem passas. Perguntas engraçadas tendem a gerar ainda mais engajamento.
Outra opção popular é pedir que os usuários postem fotos de suas tradições de final de ano. Lembre-se de pedir que usem uma hashtag específica para que seja possível monitorar as postagens, de preferência algo que contenha o nome da sua empresa ou marca.
3. Utilize um software de agendamento
A última coisa que você quer se preocupar é se os seus posts estão saindo corretamente em pleno feriado. Por isso, utilizar um software de programação para criar e agendar posts com antecedência é essencial para essa época do ano. Quanto antes os posts forem criados e agendados, melhor, pois é possível realizar uma revisão minuciosa e verificar erros de ortografia ou gramática.
Existem ótimas ferramentas de agendamento e gerenciamento de mídia social que podem gerar relatórios para que seja possível analisar as estratégias que mais deram certo. Assim é possível curtir o feriado com a família e ainda verificar o que aconteceu no Instagram quando você não estava olhando.
4. Pesquise hashtags relevantes
Hashtags são ferramentas poderosas no Instagram e têm bastante importância para marcas e empresas. Pesquisando hashtags relacionadas com o feriado antes do tempo e planejando suas estratégias é provável que seus posts consigam uma boa relevância.
Saber as hashtags relevantes para os feriados e usá-las com frequência nos posts pode maximizar a visibilidade e o alcance de suas postagens, potencialmente conectando seu perfil com novos membros da audiência. Saber quais hashtags são as mais usadas também pode ajudar a criar uma especial para sua marca.
5. Mostre que a marca está envolvida
A temporada de festas de final de ano é muito envolvente para a maioria das pessoas. E é importante ser capaz de se mostrar conectado com esses sentimentos através dos posts do Instagram. Você pode acabar causando uma impressão grande e duradoura em seus seguidores ao falar de tradições natalinas, postar receitas e belas fotos de famílias reunidas.
Estar envolvido com sua comunidade local faz com que as pessoas se envolvam ainda mais com pequenas e médias empresas. E, como o final de ano é uma época em que muita gente se envolve com caridade, pode ser muito positivo se sua empresa se envolver também e ainda mostrar o que está fazendo pelos outros.
Seja verdadeiro com seus atos. Se você colocar uma foto de uma caixa de arrecadação na sua empresa, ela deve realmente existir. Muita gente vai, inclusive, querer saber qual instituição será ajudada, se também pode ajudar, quando será a entrega, etc. No final da ação, compartilhe uma imagem do que foi feito. Seus seguidores vão adorar como você também terá uma sensação de dever cumprido.
6. Prepare-se para os aumentos nos custos dos anúncios
Os feriados são uma época em que os anúncios em mídia social estão em alta. Os anúncios no Instagram geralmente já custam um pouco mais do que em outras plataformas e podem sair ainda mais caros devido aos feriados de final de ano. Não há nada que possamos fazer sobre esses aumentos, mas como você já sabe que isso irá ocorrer, é melhor se preparar.
Dentro de suas estratégias de anúncios para o Instagram, veja o que têm dado mais certo, gerado mais envolvimento, e aplique isso também nos anúncios que irão rodar durante os feriados de final de ano. Isso pode ajudar a enviar anúncios com melhor desempenho, obtendo melhores resultados para compensar o aumento nos custos dos anúncios.
A temporada de feriados já está aí e os grandes varejistas estão se preparando há muito mais tempo. Por isso, se você deseja se destacar, é melhor começar o quanto antes a preparar o Instagram para os feriados de final de ano.
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