Geralmente, temos a impressão de que podemos alcançar nosso público-alvo facilmente através do Facebook. Mas aí você descobre que os anunciantes gastaram 26.885 milhões de dólares no ano passado para atingir seus públicos-alvo! Mas não desanime: confira 5 passos para conseguir mais clientes usando os anúncios do Facebook.
Quando feito corretamente, você pode facilmente conseguir mais clientes usando os anúncios do Facebook e levá-los a realizar uma ação desejada sem gastar rios de dinheiro. O problema com as pessoas que não conseguem obter os resultados desejados do Facebook é que elas não estão usando a plataforma de forma adequada.
Ainda há muita gente que tenta usar analogias com o Google AdWords sem pensar que cada plataforma é única. As pessoas vão ao Google procurar coisas específicas, mas usam o Facebook para matar o tempo, ver a atividade dos conhecidos e até interagir com marcas. Por isso, é necessário criar anúncios pensando nestes comportamentos e abandonar o pensamento de que é tudo igual na internet.
Existem algumas etapas que podem te ajudar a obter melhores resultados. Veja então 5 passos para conseguir mais clientes usando os anúncios do Facebook:
1. Conheça seus clientes: independente de qual seja seu negócio, o importante é saber quem são seus clientes. É preciso analisar as pessoas que estão comprando, o que podem comprar agora e no futuro, sua linguagem, região, poder aquisitivo, formas de pagamento, etc.
Mas somente isso não basta para conseguir mais clientes usando esses anúncios. Quando for anunciar no Facebook, você também deve saber o momento em que seu público-alvo está mais ativo, o tipo de conteúdo que eles gostam, etc. Isso ajuda a personalizar sua audiência no Power Editor para configurar seus anúncios.
2. Configure audiência personalizado e semelhante: uma vez que você conhece seu público, o próximo passo é criar uma audiência personalizada. Para isso, é necessário ter um público inicial em sua página ou, se você tiver uma lista de e-mails de cliente, pode carregá-la. A configuração de público personalizado pode ser usada para atingir pessoas que visitaram recentemente seu site, por exemplo, e aumentar a probabilidade de conseguir mais clientes usando os anúncios do Facebook.
Uma audiência semelhante (lookalike) deve ser criada se você quiser segmentar um grupo de pessoas cujos comportamentos e hábitos são semelhantes ao seu público personalizado. Este público pode ser usado para gerar leads, obter novos clientes em potencial ou até para criar conhecimento de marca entre novos públicos-alvo.
3. Crie um anúncio: a parte mais importante é criar um anúncio certeiro e que possa influenciar o público a realizar a ação desejada. Lembre-se de não criar anúncios com muito texto, pois dificilmente eles são lidos por completo. Utilize o Power Editor para criar o anúncio pois ele requer uma personalização maior, fazendo com que a peça atinja o público certo.
4. Defina as opções de segmentação: o Power Editor fornece várias opções de segmentação que podem ser usadas para criar anúncios segmentados para públicos específicos. Uma boa segmentação deve escolher o alvo sendo o mais específico possível. Existem várias opções de segmentação neste editor de anúncios que ajudam a tornar sua publicidade mais eficiente.
Ao ser o mais específico possível com as segmentações, você consegue alcançar um público mais preparado para seu produto. Este público bem restrito diminui o alcance potencial do seu anúncio, mas, ao mesmo tempo leva a uma maior eficiência, gerando mais interações, o que pode impulsioná-lo junto a outros públicos qualificados, podendo assim conseguir mais clientes usando os anúncios do Facebook.
5. Defina seu Orçamento: depois de definir seu público e criar um anúncio, você precisa definir seu orçamento. Mesmo que você tenha um orçamento alto para os anúncios do Facebook, o ideal é começar com um montante pequeno e, em seguida, aumentar seu orçamento gradualmente. O Power Editor oferece duas opções de configuração para orçamentos, orçamento vitalício e diário.
No orçamento vitalício, é necessário inserir o montante total que se está disposto a pagar durante todo o ciclo de vida do anúncio. Isso permite que o comerciante se assegure de que o anúncio não custe nada a mais do que o valor pretendido. Outra vantagem deste orçamento é que se pode definir a data e a hora em que os anúncios serão exibidos.
Usando o orçamento diário, você pode definir o valor que será gasto diariamente pelos anúncios. As opções disponíveis são executar os anúncios até serem interrompidos (quando o dinheiro acaba) ou definir uma data na qual os anúncios serão interrompidos automaticamente. Portanto, administre seu orçamento com sabedoria, revise-o com frequência e certifique-se de que não gaste mais do que pode.
A batalha não acaba quando você cria um anúncio: este é apenas começo. Depois de criar um anúncio, você deve continuar monitorando-o e revisando-o para que conhecer seu progresso, os valores gastos, etc.
É muito importante adicionar o pixel do Facebook ao seu site se você estiver redirecionando as pessoas para ele. Adicionar esse pixel garante que você saiba se a audiência que visita seu site está retornando como cliente ou está saindo sem se inscrever. Os dados coletados também ajudam a analisar o desempenho da campanha e ver se o público-alvo está relevante ou precisando de mais refinamento.
Espere alguns dias (entre 4 e 6 dias) antes de interromper o anúncio. Muitos comerciantes interrompem os anúncios muito cedo quando acham que ele não está gerando bons resultados, mas é importante observar é que o Facebook leva tempo para otimizar o anúncio e te ajudar a conseguir mais clientes usando os anúncios do Facebook. Portanto, aguarde alguns dias e, se você não conseguir o resultado desejado, faça alterações no anúncio.
Agora que você sabe como conseguir mais clientes usando os anúncios do Facebook, comece a configurar sua campanha nessa mídia social com a ajuda de uma agência de marketing digital especializada em gestão de mídias sociais.