Quando falamos de marketing digital e marketing de conteúdo, é comum ouvir o termo “persona de marketing”. E, ele costuma ser colocado como algo essencial para essa estratégia. Mas, se você não sabe o que ele significa, talvez não entenda ainda a sua importância. Por isso, você pode se perguntar: por que a sua marca precisa de uma persona de marketing? E é para responder essa questão que separamos esse texto. Nesse artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto de uma vez por todas. Confira!

por que a sua marca precisa de uma persona de marketing? E é para responder essa questão que separamos esse texto.

Fonte: freepik.

Leia também: Como criar a sua persona de marketing

O que é uma persona de marketing

O primeiro passo é definir o que é uma persona de marketing. O termo surgiu em 1983, quando o designer e programador de softwares Alan Cooper precisava criar um software de gestão de projetos. Para ter uma ideia do que fazer, ele entrevistou amigos que tinham o perfil de usuários do programa. Então acabou criando uma usuária imaginária, que chamou de Kathy.

A partir daí, ele viria a usar o termo “buyer persona” em um livro. Isso foi o que deu origem a esse elemento que se tornaria uma parte fundamental do marketing no mundo todo.

A ideia de persona, portanto, é justamente o que Cooper fez para criar seu software: cria-se um perfil abstrato de um cliente ideal que não existe, mas que serve como alvo imaginário para o desenvolvimento do produto e sua estratégia de marketing.

O empresário vai realizar todas as etapas de produção e divulgação com um cliente específico em mente, buscando atrair e agradar aquele tipo de pessoa. Desse modo, é possível perceber que a persona de marketing é um elemento do chamado inbound marketing. Em português, o marketing da atração.

Esse tipo de marketing adota uma estratégia diferente do marketing tradicional, escolhendo focar em atrair um segmento específico do mercado ao invés de atrair o mercado inteiro. Esse segmento é representado pela persona de marketing.

O marketing de atração adota uma estratégia diferente do marketing tradicional

Fonte: freepik.

Por que a sua marca precisa de uma persona de marketing

Agora que você já entende o conceito, resta a pergunta: por que a sua marca precisa de uma persona de marketing?

A resposta para essa questão tem a ver com a necessidade de fidelizar um público para o seu negócio. Afinal, o primeiro passo para fidelizar um cliente é conhecê-lo, e você pode fazer isso criando uma persona de marketing para representá-lo.

Através de uma coleta de dados a respeito de quem é o seu público (qual é a sua idade, qual é o seu gênero, onde ele mora, etc), você pode saber como criar um relacionamento com ele. Esse relacionamento fará com que os clientes criem afeição pela sua marca.

Mas não para por aí: criar uma persona de marketing pode ser muito importante para a identidade da sua empresa. Isso porque saber para quem você está vendendo ajuda você a definir qual é o tipo de serviço que você está oferecendo e como você quer que a sua empresa seja vista pelo público. E descobrir isso é uma forma de definir qual é a essência do seu negócio.

Saiba mais: 4 princípios básicos do marketing digital

Faça o seu marketing digital com a ajuda de uma agência especializada

Agora que você já sabe por que a sua marca precisa de uma persona de marketing, já dá para começar a colocar em prática um plano de marketing digital para o seu negócio. E a melhor forma de fazer isso é através da contratação de uma agência especializada na área para garantir a melhor qualidade de todas as estratégias. A Agência IMMA, por exemplo, está preparada para oferecer diversos serviços para fazer a sua empresa crescer no mundo online. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?