Descubra qual é o passo a passo do inbound marketing

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
13/10/2020
Inbound Marketing

Como funciona o passo a passo do inbound marketing? Se você é um empresário que tem a intenção de fazer a sua empresa crescer com a ajuda do marketing online, é fundamental saber a resposta para essa pergunta. Isso porque o inbound marketing é um dos conceitos essenciais para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital.

Sendo assim, para ajudar você a tomar as melhores iniciativas para o futuro da sua empresa, neste artigo, vamos explicar como é o passo a passo do inbound marketing e como colocá-lo em prática para promover a sua marca na internet. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Descubra qual é o passo a passo do inbound marketing

Fonte: freepik.

Descubra qual é o passo a passo do inbound marketing

Em primeiro lugar, é necessário que você entenda bem o que é o inbound marketing e qual é o seu objetivo principal. Inbound marketing é um termo que vem do inglês e significa, em português, marketing da atração. É uma modalidade publicitária na qual a marca busca atrair o cliente até ela com algum incentivo, que funciona como uma espécie de “isca”.

O desafio é captar leads de uma maneira nova. Se antigamente as empresas iam até os clientes e os clientes precisavam se adaptar às empresas, agora a situação muda. A visão, agora, é fazer uso de conteúdos direcionados e completos para fazer o cliente ir até a empresa. Dessa forma, as empresas têm que se adaptar aos gostos, necessidades e desejos dos clientes. Trabalhar com conteúdos de relevância visando a captação de leads é o que guia os projetos de inbound marketing.

Desse modo, é possível observar que o marketing da atração tem como objetivo principal atrair mais clientes para uma empresa. Assim, ao contrário do marketing tradicional, o inbound marketing tem uma abordagem mais sutil para atrair clientes, deixando que eles venham até a marca e não o contrário, como já especificado.

Mas como colocar isso em prática? A seguir, vamos explicar qual é o passo a passo para utilizar essa estratégia. Confira!

Inbound marketing, conceito e aplicação

Comece pelo planejamento

Assim como qualquer outra ferramenta de marketing digital, o inbound marketing só é efetivo se for acompanhado por um planejamento. Por isso, é importante começar entendendo qual será a sua estratégia e quais são as metas e objetivos dela.

Uma parte importante desse processo é definir quem é o público-alvo da sua marca. Isso significa estabelecer uma persona de marketing, ou seja, um perfil abstrato que corresponde ao que seria um cliente ideal para a sua empresa. Dessa maneira, o seu inbound marketing passa a ter uma audiência clara, o que é fundamental para facilitar o planejamento.

Com o público-alvo bem definido, é necessário que seja feita uma análise bem aprofundada de necessidades e desejos desses públicos. O objetivo é apresentar conteúdos que façam parte da demanda desse segmento de mercado. Fazer um material cheio de informações, bem escrito e com dados é ótimo, mas se esse conteúdo não for relevante para seu nicho, não irá atrair os leads.

Planejamento de Inbound Marketing

Crie presença nas mídias sociais

Redes sociais, como já diz o nome, são os principais canais de socialização mundial. Por isso, é fundamental se manter ativo nas redes para manter sua marca na lembrança do público e não cair em esquecimento. Neste caso, é necessário adotar técnicas de participação na rede como agendamento de postagens, interação nos comentários com o público e posts informativos sobre novidades da empresa.

Espaços como o Facebook e o Instagram representam oportunidades de se conectar mais diretamente com os clientes da sua empresa, são como se fossem grandes vitrines de captação e vendas. Um plano de comunicação bem estruturado, com objetivos traçados e conteúdos relevantes alavancam suas redes sociais e fazem da sua marca uma referência na área.

Na prática, isso significa que você pode pesquisar nestas plataformas para entender melhor o seu público-alvo e tornar as suas iniciativas de inbound marketing mais sofisticadas. A consequência, então, é que as mídias sociais contribuem positivamente para uma estratégia de marketing da atração efetiva.

Estratégias de inbound marketing

Faça um site de acordo com as normas de SEO

Criar um site para a sua marca é fundamental para fazer marketing digital. Mas, se você quiser que mais pessoas encontrem o site por conta própria, é preciso investir em técnicas de SEO.

Essas técnicas tornam um site ou conteúdo mais atraente para mecanismos de busca como o Google. Desse modo, mais usuários encontram o site em suas buscas na plataforma, o que significa que o tráfego orgânico dele aumenta de forma significativa.

Entenda o que é o SEO

SEO significa Search Engine Optimization e se trata de métricas de conteúdo com o objetivo de posicionar sua marca entre as buscas do Google. Quanto mais ativo for seu portal e quanto mais próximo das técnicas de SEO, maiores são as possibilidade de a sua empresa ficar bem posicionada no Google, o que é fundamental para a captação de leads.

Vale destacar que ter ótimo conteúdo não é o suficiente para atrair o público. É claro que é fundamental ter um material rico, mas para que as pessoas tenham acesso a ele é preciso estar adaptado ao SEO. Essa adaptação é uma das maiores dificuldades de quem constrói o conteúdo.

Não é apenas sentar e escrever as informações que você tem, é essencial que esse conteúdo esteja de acordo com o SEO positivo, afim de posicionar bem esse material nas pesquisas. Por isso que o SEO está inteiramente ligado ao inbound marketing, ele é responsável por dar mais alcance aos seus conteúdos com a finalidade de ampliar sua capacidade de atrais potenciais clientes ao seu negócio.

Agência de Gestão de Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência de marketing digital para montar a sua estratégia

Para conhecer melhor o passo a passo do inbound marketing, a melhor opção é contar com ajuda especializada. E, para isso, o ideal é contratar uma agência de marketing digital que possa auxiliar você nesta tarefa. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!

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