A captação de leads é crucial para o crescimento de qualquer negócio. Mas você sabe o que esse termo significa? Não se preocupe: Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o assunto, para você entender, de uma vez por todas, o que é a captação de leads e como melhorar a captação de leads da sua empresa. Continue com a leitura para aprender mais!
O que é a captação de leads: Entendendo a jornada de compra
Para entender o que é a captação de leads, é preciso que você entenda outras duas questões: Primeiro, o que é um lead; e, segundo, o que é a jornada de compra. Isso porque todos esses conceitos estão profundamente conectados.
Mas como assim? Bem, a jornada de compra é o processo pelo qual um cliente passa desde o momento em que ele toma conhecimento da existência de uma empresa até o momento em que se torna um cliente fiel da mesma. Ou seja, é o processo pelo qual um lead, uma pessoa que não é um cliente ainda, mas que tem interesse pelos seus serviços ou produtos, se torna um cliente fidelizado.
Por conta disso, o que ocorre na jornada de compra é a transformação de um lead. E essa transformação ocorre através de três fases diferentes: Primeiro, a captação de um lead; depois, a nutrição desse mesmo lead; e, finalmente, a conversão desse lead em um cliente fiel. É importante ressaltar que a jornada de um lead vai além de sua primeira compra, pois o objetivo não é transformá-lo em um mero consumidor, mas sim em um fã da marca.
Diante disso, fica muito mais fácil entender o que é a captação de leads. Ela é o processo inicial, ou seja, o primeiro contato que um lead tem com a sua marca. É o momento, então, em que você obtém informações de contato do lead, para utilizá-las em futuras estratégias de nutrição.
Entenda como melhorar a captação de leads da sua empresa
Sendo assim, surge a questão prática: Como melhorar a captação de leads da sua empresa? Afinal, a importância dessa etapa é imensa, e pode ser bem útil torná-la mais eficiente.
Felizmente, existem muitas maneiras de fazer isso. A seguir, então, vamos falar um pouco sobre as principais delas. Confira!
Fazendo conteúdo de qualidade
O marketing de conteúdo é a melhor ferramenta para captar leads. É através dele que você pode atrair os usuários até a sua marca.
No entanto, para uma captação de leads de qualidade, o seu conteúdo deve ser de alto nível, informativo e relevante. Por isso, invista em uma produção de conteúdo bem pensada, que se destaque das demais.
Criando landing pages
Landing pages, ou páginas de captura, são páginas criadas com a função de transmitir um conteúdo específico em troca de algumas informações do usuário. Um exemplo é quando você quer baixar um ebook sobre um determinado assunto e preenche um formulário para receber mais conteúdos do gênero. Desse modo, se você quer obter mais leads, deve investir na criação de muitas landing pages, sempre com um design de qualidade.
Contratando uma agência de marketing digital
Uma agência de marketing digital sabe como melhorar a captação de leads da sua empresa melhor do que ninguém. Por isso, é interessante considerar a possibilidade de contratar uma para montar as suas estratégias de marketing no mundo online.
Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, contando com uma equipe composta por profissionais altamente qualificados e com experiência atendendo empresas de qualquer porte. Para obter mais informações, entre em contato e faça já um orçamento para sua marca!