O que são backlinks e por que eles podem ajudar o seu site

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
23/09/2020
Marketing Digital

Se você tem um site para a sua marca, sabe que é importante promovê-lo na internet. Promover o site com técnicas de backlinks e SEO é a única forma de garantir um bom alcance para a sua página. Mas o que são backlinks e por que eles podem ajudar o seu site? Muitos termos são jogados na discussão quando se fala em promover um site no mundo online. Contudo, para obter bons resultados, é preciso conhecer bem o significado de cada um deles. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que são backlinks e por que eles podem ajudar o seu site. Continue com a leitura para descobrir mais sobre o assunto!

Entenda o que são leads

Fonte Freepik

Entenda o que são backlinks e por que eles podem ajudar o seu site

Para explicar o que são backlinks, é preciso, em primeiro lugar, explicar o que é SEO. Essa sigla significa search engine optimization, ou otimização para mecanismos de busca. Ela se refere a um conjunto de técnicas que tem o objetivo de tornar um conteúdo ou um site mais atraente para plataformas de busca na internet, como, por exemplo, o Google.

O SEO pode ser off page ou on page. O SEO on page se refere às otimizações realizadas na estrutura da página otimizada – são, portanto, otimizações internas. Já o SEO off page, por sua vez, se refere às otimizações que acontecem externamente, ou seja, sem ser na página em questão.

É no contexto do SEO off page que os backlinks se tornam especialmente relevante. Mas o que são backlinks?

Entenda o que são leads

Fonte Freepik

Imagine que você está lendo um texto que faz uma referência à uma pesquisa ou um estudo, e inclui um hiperlink para a fonte em questão. Esse hiperlink, se clicado, leva o usuário para fora daquela página. Desse modo, trata-se de um backlink, ligando outro site àquele espaço.

É muito importante para o SEO off page de uma página ter muitos backlinks. Isso porque, quanto mais backlinks o seu site tem, mais o Google passa a percebê-lo como relevante na sua área de atuação. E essa percepção importa porque é através dela que a plataforma ordena os resultados de uma busca – em outras palavras, quanto mais relevante for o seu site, melhor será o rankeamento dele nos resultados do Google.

Sendo assim, os backlinks são uma estratégia de SEO crucial para aprimorar o posicionamento da sua página nos resultados do Google. E isso é fundamental para aumentar o alcance da sua marca na internet.

Mas como obter mais backlinks? Afinal, nem sempre é do seu controle quando alguém vai incluir um link para o seu site em outra página.

Agência de Marketing Digital

Uma boa solução para conseguir mais backlinks é cultivar boas relações com outros donos de blogs, investindo em comentários e colaborações. Dessa maneira, é possível fazer, por exemplo, guest posts em outros sites, incluindo um link para a sua página.

Além disso, como mencionamos anteriormente, fontes são grandes chamarizes para backlinks. Por isso, é uma ideia interessante fazer pesquisas que acumulem dados que possam ser citados por outras páginas. Isso também contribui para a construção de autoridade da sua marca, o que é sempre positivo.

Aprenda mais sobre backlinks com a ajuda de uma agência especializada

Agora que você já sabe o que são backlinks, é hora de colocar esse conhecimento em prática para obter mais deles para o seu site. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção. A IMMA tem uma equipe altamente qualificada que oferece diversos serviços que podem ajudar você a promover a sua marca no mundo online. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também