No marketing digital, a interação com os clientes se multiplica. Afinal, na internet, é muito mais fácil para um usuário entrar em contato direto com a sua marca. Mas como saber o que faz um bom atendimento ao cliente? Nesse artigo, vamos explicar que atitudes você pode adotar para melhorar a interação com os clientes da sua empresa.

O que faz um bom atendimento ao cliente

Fonte: freepik.

A importância do atendimento ao cliente

Antes de mais nada, é preciso ressaltar a importância do atendimento ao cliente no marketing digital. Isso porque, na internet, existe um fator impessoal que nasce do fato de você e o cliente não estarem frente a frente ao vivo. Desse modo, a forma como você atende o usuário que solicita seus serviços é fundamental para garantir que o cliente tenha uma boa experiência com a sua marca.

bom atendimento ao cliente também funciona para transmitir confiança a respeito do seu negócio. No caso de uma loja virtual, por exemplo, o cliente não pode ver seu produto em mãos antes de efetuar a compra, logo, ele precisa confiar na sua empresa antes de realizar essa transação.

É importante garantir uma boa experiência

Fonte: freepik.

E os clientes sabem disso. No mundo da internet, é fácil conseguir uma resposta para uma questão rapidamente, o que otimiza o processo de atendimento ao cliente. Não é à toa que, em 2018, 59% dos consumidores americanos afirmou achar que o atendimento através de redes sociais havia tornado mais fácil a resolução de suas dúvidas. Mesmo no Brasil, é comum atualmente marcar uma empresa no Twitter para conseguir uma resposta mais rápida a uma reclamação, por exemplo. E, como empresário, você precisa reconhecer esse quadro e aprender a tirar vantagem dele.

No mundo da internet, é fácil conseguir uma resposta para uma questão rapidamente, o que otimiza o processo de atendimento ao cliente

Fonte: freepik.

Entenda o que faz um bom atendimento ao cliente

Diante de tudo isso, resta a questão: o que faz um bom atendimento ao cliente? Como garantir que o usuário tenha uma boa experiência com a sua marca? Separamos algumas atitudes que vão melhorar imensamente o relacionamento da sua empresa com os usuários.

Otimize o tempo de resposta

Ninguém gosta de ter que ficar horas ou dias esperando para resolver uma dúvida, ou, pior, uma reclamação. Quanto mais rápido você puder responder o cliente, melhor. Providenciar uma resposta com rapidez passa a imagem de profissionalismo e faz com que o cliente sinta que você se importa com ele.

Entenda o que faz um bom atendimento ao cliente

Fonte: freepik.

Peça que o cliente avalie o atendimento

É importante estar sempre buscando formas de melhorar. Por isso, mostre ao cliente que você valoriza a opinião dele e forneça uma forma para ele opinar sobre o atendimento que recebeu. Uma boa ideia é disponibilizar um formulário no seu site e torná-lo facilmente acessível para qualquer usuário.

Chame o cliente pelo nome

Personalizar a interação é uma forma de mostrar para o cliente que você o vê como pessoa, e não como um número. Sendo assim, mostre que você entende a questão que ele está levantando e que você se importa com a experiência que ele vai ter. É um detalhe pequeno, mas usar o nome do cliente faz com que ele se sinta visto, o que contribui para a criação de um bom relacionamento.

Personalize a interação

Fonte: freepik.

Melhore seu atendimento ao cliente com a ajuda de uma agência de marketing digital

Uma agência de marketing digital sabe o que faz um bom atendimento ao cliente. Por isso, é uma boa ideia terceirizar a gestão das suas redes sociais para garantir que esse atendimento seja realizado por profissionais da área. A Agência IMMA tem uma equipe de gestão de mídias sociais preparada para atender todas as suas demandas. Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

 

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?